Usuários do Facebook serão advertidos nesta segunda se tiveram dados utilizados por Cambridge Analytica

Por: SentiLecto

Estes são links externos e vão abrir numa nova janela

Usuários do Facebook têm que descobrir às 13h se estão entre os 87 milhões de usuários cujas informações fse as compartilhou com a ecompanhiade consultoria política Cambridge Analytica.Desses usuários, 443.117 são brasileiros, segundo a rede social.

A Cambridge Analytica teria tido acesso a dados privados ao arremessar um aplicativo de teste psicológico na rede social. Aqueles usuários do Facebook que participaram do teste acabaram por entregar à Cambridge Analytica não asomentesuas informações, mas os dados referentes aos amigos do perfil. Faz 2 anos, a consultoria trabalhou para a campanha de o presidente de America, Donald Trump, e se a acusa de utilizar esses dados para influir o resultado de o pleito.

Era possível selecionar não divulgar o telefone no perfil, mas qualquer um podia encontrar um perfil ao fazer uma busca utilizando esse dado.O número total é superior à estimativa anterior, de 50 milhões de membros da rede social que tiveram suas informações pessoais coletadas. A maioria dos usuários está nos Estados Unidos. O Brasil é o oitavo país com maior número de usuários afetados. Também estão na lista as Filipinas , Indonésia , Reino Unido , México , Canadá , Índia , Vietnã e Austrália .

Na quinta-feira 22 de março o pesquisador da Universidade de Cambridge Aleksandr Kogan, que havia instituído o aplicativo que havia permitido coletar os dados de 50 milhões de usuários do Facebook utilizados pela companhia Cambridge Analytica, havia alegado à BBC que está servindo de “bode expiatório” para as duas ecompanhias

Mark Zuckerberg se prepara para depor no Congresso estadunidense sobre o caso nesta semana. Mark Zuckerberg é o fundador do Facebook.

Agora, todos os usuários vão receber uma de duas mensagens do Facebook hoje. Uma das mensagens vai mostrar quais o usuário aplicativos utiliza eles , facilitando seu acesso em a parte de o Facebook que permite a remoção de os aplicativos que não queiram mais usar.Outra mensagem vai aparecer para os usuários que podem ter tido seus dados utilizados indevidamente pela Cambridge Analytica.

O teste psicológico traçava diferentes perfis dos usuários, associando curtidas e outras normas de compartamento a esses perfis. A ideia, depois, era mirar anúncios específicos para grupos de usuários.

Além de interromper a Cambridge Analytica após as reportagens que delataram o escândalo no mês passado, o Facebook também interrompeu uma companhia de análise de dados chamada Cubeyou.

A rede social investigará a Cubeyou, como a Cambridge Analytica, coletou dados com uma finalidade supostamente acadêmico e depois os utilizou comercialmente, também em parceira com a Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

A rede social vem anunciando desde o começo dessa crise mudanças em suas políticas de privacidade e utilização de dados em uma reação às críticas do público e receios de investidores. Entre as medidas, restringiu o acesso de aplicativos e outras empresas a essas informações.

A BBC tentou falar com a Cubeyou, sem êxito.

O Facebook deu começo àoiinquéritodepois de uma reportagem da CNBC, canal de notícias ade America sobre um quiz de personalidade chamado “You Are What You Like” .

À Bloomberg, por e-mail, Ime Archibong, vice-presidente de parceirias do Facebook, declarou que os aplicativos da Cubeyou serão banidos da plataforma se a companhia rejeitar auditoria.

A informação está em um texto assinado por Mike Schroepfer publicado hoje no site da companhia, sobre as medidas que a companhia está tomando para limitar o acesso de aplicativos e outras empresas aos dados dos seus 2,2 bilhões de membros. Mike Schroepfer é seu diretor de tecnologia. seus 2,2 bilhões de membros.

A Cubeyou ” You Are What You Like ” instituiu a página em parceria com o Departamento de Psicometria da Universidade de Cambridge.

A universidade declarou que as pessoas que fizeram o teste concordaram que seus dados fossem utilizados “tanto com finalidades acadêmicos quanto com finalidades de negócios”, segundo os termos de serviço do site, e que todos os dados eram anônimos.

No entanto, os termos e condições do Apply Magic Sauce, ainda no ar, declaram que os dados podem ser utilizados para “pesquisa universitária sem fins lucrativos”.

A universidade disse que o “Cubeyou só esboçou a interface de um site que utilizou nossos modelos para dar aos usuários insight sobre seus dados”. “Não temos contato com a Cubeyou desde junho de 2015.”

A Universidade de Cambridge negou trabalhar com a Cambridge Analytica ou com a SCL, sua “companhia mãe”, e declara que jamais lhes deu dados, algoritmos ou expertise.

Fonte: BBCBrasil-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United Kingdom

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Usuários do Facebook serão advertidos nesta segunda se tiveram dados utilizados por Cambridge Analytica
>>>>>Facebook diz que Cambridge Analytica coletou indevidamente dados de 87 milhões de usuários – April 04, 2018 (BBCBrasil-pt)
>>>>>Busca por telefone e email foi usada para coletar dados de perfis por anos, revela Facebook – April 05, 2018 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>’Perfis e notícias falsas deveriam ser banidos das redes sociais’, diz Orkut – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Mark Zuckerberg deve continuar à frente do Facebook? Ante críticas, ele diz que sim – (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Facebook 0 80 ORGANIZATION 7 O Facebook: 1, o Facebook: 3, (tacit) ele/ela (referent: o Facebook): 3
2 Cubeyou 0 0 ORGANIZATION 6 a Cubeyou: 4, (tacit) ele/ela (referent: a Cubeyou): 1, chamada Cubeyou: 1
3 dados 0 60 NONE 5 seus dados: 1, dados privados: 1, todos os dados: 1, os dados: 1, seus dados usados: 1
4 usuários 0 100 NONE 4 esses usuários: 1, todos os usuários: 1, os usuários: 2
5 Cambridge Analytica 0 0 ORGANIZATION 4 Cambridge_Analytica: 1, A Cambridge_Analytica: 1, a Cambridge_Analytica: 2
6 Universidade de Cambridge 0 0 ORGANIZATION 4 A Universidade_de_Cambridge: 1, a Universidade_de_Cambridge: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Universidade_de_Cambridge): 2
7 rede 0 0 NONE 4 A rede social: 2, a rede social: 2
8 BBC 0 20 ORGANIZATION 3 A BBC: 1, a BBC: 2
9 teste 70 0 NONE 3 O teste psicológico: 1, o teste: 2
10 acesso 0 0 NONE 3 seu acesso: 1, o acesso: 1, tido acesso: 1