PikiWikiIsrael21483TransportinIsrael.jpg

Vão ir está a desencadear a “fúria” dos países árabes

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – PikiWiki Israel 21483 Transport in Israel

A Liga Árabe reuniu-se este domingo de emergência no Cairo, para abordar aquilo a que os países árabes chamam a interferência de Iran tendo como pano de fundo a crise no Líbano e o conflito no Iémen.

Ahmed Abul Gheit disse que tenciona debater estas questões no âmbito de organizações internacionais, nomeadamente o Conselho de Segurança da ONU. Ahmed Abul Gheit é o secretário-geral da organização.

Em conferência de jornalismo declarou: “Espero que os iranianos mudem de políticas e de conduta e espero que tenha sido recebida no Irão a mensagem de que existe uma fúria árabe”.

Existe a chance líbica mergulhar no caos?

Na sexta-feira 10 de novembro somente de visita ou a habitar no Líbano, centenas de cidadãos dos estados do Golfo haviam partido beirão. Vários governos haviam aconselhado o desamparo do país na sequência da escalada de nervosismo com a Arábia Saudita.

Face a um opositor habitual, Israel começa a aliar-se com os vizinhos árabes. Yuval Steinitz anunciou, numa entrevista na Rádio do Exército Israelita, contactos para desenvolver interesses habituais com a Arábia Saudita sem dar mais explicações. Yuval Steinitz é o ministro de Israel da Energia.

Israel, oficialmente Estado de Israel, é uma democracia parlamentar localizada no Oriente Médio, ao longo da costa de Orizaba do Mar Mediterrâneo.

Telavive e Riade têm no Irão um opositor habitual. A Arábia Saudita acusa Teerão de desejar estender a sua influência no mundo árabe, através de movimentos como o Hezbollah libanês ou os rebeldes hutis, no Iémen.

Por outro lado, muitos libaneses declaram-se aborrecidos com esses jogos de influência, essas intrigas. As suas opiniões são tidas em conta? São escutados pelos líderes políticos e comunitários do seu país?

O nervosismo entre a Arábia Saudita e o Irão ampliou nas últimas semanas com o episódio da demissão admirável do primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, a partir de Riade e com a escalada no conflito do Iémen.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Saudi Arabia, Lebanon, Israel, Egypt

Cities: Cairo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Vão ir está a desencadear a “fúria” dos países árabes
>>>>>Saad Hariri: O Homem forte do Líbano – November 15, 2017 (Euronews-pt)
>>>>>>>>>Irão denuncia “mentiras” da Arábia Saudita e Hariri – (Euronews-pt)
>>>>>>>>>Guterres preocupado com tensão entre Beirute e Riade – (Euronews-pt)
>>>>>>>>>Primeiro-ministro diz que regressa ao país nos próximos dois dias – November 14, 2017 (Euronews-pt)
>>>>>>>>>>>>>Governo libanês exige regresso de Hariri – (Euronews-pt)
>>>>>>>>>>>>>Por que o Líbano está no centro da disputa regional que ameaça nova crise no Oriente Médio – (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
2 Israel 0 0 PLACE 3 Israel: 2, (tacit) ele/ela (referent: Israel): 1
3 a Arábia_Saudita 0 0 PLACE 3 A Arábia_Saudita: 1, a Arábia_Saudita: 2
4 o Irão 0 0 PLACE 3 o Irão: 3
5 inimigo 0 140 NONE 2 um inimigo comum: 2
6 Ahmed Abul Gheit 80 0 PERSON 2 Ahmed_Abul_Gheit (apposition: O secretário-geral de a organização): 1, (tacit) ele/ela (referent: Ahmed_Abul_Gheit): 1
7 mensagem 0 0 NONE 2 a mensagem: 2
8 muitos libaneses 0 80 NONE 1 muitos libaneses: 1
9 Telavive e Riade 0 70 PLACE 1 Telavive e Riade: 1
10 a tensão 0 60 NONE 1 A tensão: 1