Vices afastados da Caixa declaram que presidente atendia a interesses do PP

Por: SentiLecto

Inquérito encomendada pela Caixa a escritórios externos menciona que Gilberto Occhi utilizava a posição para atender interesses de políticos de seu partido, o PP Gilberto Occhi é o presidente do banco. o PP, e de outras siglas.

Os próprios dirigentes recém-afastados da instituição relataram, em seus testemunhos, interferências do executivo na administração, com a finalidade de favorecer integrantes de sua legenda, e afirmavam que era necessário “tomar cuidado” com ele.

O então vice Corporativo um dos quatro afastados, relatou que Occhi pediu em 2017 que ele recebesse o deputado Toninho Pinheiro para tratar de operação da rede de supermercados mineira Epa. Vice Corporativo é antônio Carlos Ferreira. A companhia pleiteava empréstimo da Caixa. À Folha Pinheiro alegou que conseguiu ser recebido no banco e, depois do encontro, o dinheiro saiu.

Ferreira declarou que o presidente da Caixa tem relação estreita com o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira , e o deputado Aguinaldo Ribeiro . “Occhi tem uma atuação nefrálgica com os deputados do PP, e os vices precisam tomar cuidado com isso”, disse.

Na a Caixa evidenciou em nota, que “tem uma governança estabelecida em critérios sólidos, como provado amplamente nos resultados que a companhia vem alcançando nos últimos anos”. A Caixa evidenciou é sua vez.Na última quinta , os investigadores reiteraram a sugestão e advertiram a Temer que ele poderá ser responsabilizado, na esfera cível, se conservar vices que venham a ser acusados de crimes.Temer anunciou sua resolução depois de a Folha revelar nesta tarde que o Banco Central recomendou o afastamento deles. Faz 11 dias, se encaminhou o pedido de o BC em a presidente de o Conselho de Administração da Caixa, Ana Paula Vescovi, também chefe de o Tesouro.Na segunda-feira 08 de janeiro o presidente Michel Temer não havia atendido a recomendação do MPF de afastamento de todos os vice-presidentes da Caixa, incluindo os sob suspeita de anormalidades.

Deusdina dos Reis Pereira, que chefiava a área de Fundos de Governo e Loterias, reclamou que Occhi foi ao ex-presidente do PR Valdemar Costa Neto, condenado no mensalão, pedir a vaga dela para dar a um mencionado seu.

O presidente da Caixa também teria negociado com Valdemar e com o atual ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa , a indicação do então superintendente na Caixa Giovanni Alves para a Vice-Presidência Corporativa. O servidor, no entanto, se o afastou de a função após surgirem suspeitas de envolvimento em corrupção e de vazamento de informações sigilosas. Ele nega.

A Caixa anunciou nesta quarta quatro interinos para ocupar as posições dos vice-presidentes afastados provisoriamente pelo presidente Michel Temer. Eles serão trocados por diretores, que integram o segundo escalão das vice-presidências.

Alves trabalhava no banco como subordinado do ex-ministro e ex-vice presidente de Pessoa Jurídica Geddel Vieira Lima , atualmente preso. Se encontrou planilha que vinculava transações de o banco a padrinhos políticos em o computador de ele, .

Procurado, Occhi informou que não se demonstraria. O deputado Toninho Pinheiro declarou que o valor obtido foi menor que o pleiteado e que não houve nada de irregular. O Epa negou ter acionado o congressista. Valdemar Costa Neto não comentou.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Puerto Rico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Vices afastados da Caixa declaram que presidente atendia a interesses do PP
>>>>>Caixa nomeia interinos para as vagas de vices afastados – January 17, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>BC sugere afastamento de vices da Caixa por suspeita de corrupção – January 16, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>MPF diz que Temer poderá ser responsabilizado por ilícitos na Caixa – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Temer decide afastar vice-presidentes da Caixa por 15 dias – January 16, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Conselho da Caixa quer afastar vices-presidentes definitivamente – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Gilberto Occhi 0 0 PERSON 8 (tacit) ele/ela (referent: Occhi): 2, ele (referent: Occhi): 1, Gilberto_Occhi (apposition: o presidente de o banco): 1, Occhi: 4
2 Temer 0 10 ORGANIZATION 4 a Temer: 2, (tacit) ele/ela (referent: a Temer): 2
3 Deusdina dos Reis Pereira 0 120 PERSON 2 Deusdina_dos_Reis_Pereira: 2
4 quatro 0 60 NONE 2 os quatro afastados: 1, quatro interinos: 1
5 o presidente de a caixa 2 0 NONE 2 o presidente de a Caixa: 1, O presidente de a Caixa: 1
6 Alves 0 0 PLACE 2 Alves: 1, ele (referent: Alves): 1
7 Caixa 0 0 ORGANIZATION 2 A Caixa: 1, a Caixa (apposition: sua vez): 1
8 Toninho Pinheiro 0 0 PERSON 2 O deputado Toninho_Pinheiro: 1, o deputado Toninho_Pinheiro: 1
9 Valdemar 0 0 PERSON 2 Valdemar: 1, Valdemar_Costa_Neto: 1
10 critérios sólidos 0 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: critérios sólidos): 2