Votações 2018: Decisão fica para segundo turno entre Bolsonaro e Haddad

Por: SentiLecto

Estes são links externos e vão abrir numa nova janela

Comandará o Brasil por os próximos quatro anos, se os esperava cerca de 147 milhões de eleitores em as urnas em este domingo para selecionar quem. E o resultado vai ser um segundo turno entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad .

No caso de Haddad, o cenário é o contrário. De todos os votos no candidato, 46% foram no Nordeste. É mais do que o petista obteve nas regiões Sul e Sudeste juntas, 38%.

Na quarta-feira 26 de setembro os líderes das pesquisas e têm, juntos, metade da intenção de votos dos brasileiros. Só em 1989 os dois primeiros colocados haviam tido tão pouco, a essa altura da . faltavam 11 dias para o primeiro turno das votações 2018.

Treze candidatos disputaram a Presidência da República. Além de Bolsonaro e Haddad, concorreram Ciro Gomes , Geraldo Alckmin , Marina Silva , Alvaro Dias , Henrique Meirelles , João Amoêdo , Guilherme Boulos , José Maria Eymael , Cabo Daciolo , João Goulart Filho e Vera Lucia .

Já a partir de 2006, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputou a reeleição, as regiões passaram a votar de maneira diferente. Faz 9 meses, o PT liderou em todo o Nordeste, parte de a região Norte, Minas Gerais e Rio de Janeiro, entre outros, em aquele ano. Já o PSDB esteve à frente em São Paulo, no Centro-Oeste e em parte do Sul e do Norte. Faz 4 anos, em linhas gerais, essa norma se conservou.Em São Paulo, por sua vez, Iana Cossoy Paro digitou na urna com a mesma convicção, mas optou por . “Ele tem experiência administrativa. Na minha cidade, no meu tempo de vida, pra mim jamais houve uma administração como a dele, com ideias progressistas e respeito pelas pessoas. Além do seu trabalho como ministro da Educação, de democratização das universidades”, alegou a roteirista de 39 anos.Líder nas pesquisas de intenção de voto, Bolsonaro é quem dirige também na versão em português da Wikipédia, enciclopédia colaborativa online, o maior número de disputas entre usuários sobre como certos conteúdos devem ser exibidos. A página de Bolsonaro é uma das que têm maior nível de proteção – tanto para evitar vandalismo quanto para evitar que militantes modifiquem seu conteúdo para beneficiá-lo. Hoje, só podem editar o verbete autorrevisores, editores com maior experiência no site.

Se você não puder ver o mapa acima, clique neste

Fonte: BBCBrasil-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Votações 2018: Decisão fica para segundo turno entre Bolsonaro e Haddad
>>>>>Eleições 2018: O peso de cada região do Brasil na votação para presidente – October 08, 2018 (BBCBrasil-pt)
>>>>>Eleições 2018: Bolsonaro x Haddad, as razões de quem vota – (BBCBrasil-pt)
>>>>>Eleições 2018: Na Wikipédia, edições sobre candidatos à Presidência viram ‘campo de batalha’ eleitoral – October 08, 2018 (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 5 Jair_Bolsonaro: 1, Bolsonaro: 4
2 Iana Cossoy Paro 70 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Iana_Cossoy_Paro): 1, Ele (referent: Iana_Cossoy_Paro): 1, Iana_Cossoy_Paro: 1
3 Fernando Haddad 0 0 PERSON 3 Haddad: 2, Fernando_Haddad: 1
4 experiência 140 0 NONE 2 experiência administrativa: 1, maior experiência: 1
5 Sul e Sudeste 0 0 PLACE 2 (tacit) eles/elas (referent: Sul e Sudeste): 1, Sul e Sudeste: 1
6 São_Paulo 0 0 PLACE 2 São_Paulo: 2
7 o Nordeste 0 0 PLACE 2 todo o Nordeste: 1, o Nordeste: 1
8 regiões 0 0 NONE 2 as regiões: 2
9 evitar vandalismo 0 105 NONE 1 evitar vandalismo: 1
10 evitar 0 30 NONE 1 evitar: 1