Ancara acusa Assad de utilizar armas químicas e exige que deixe o poder

Por: SentiLecto

O ministro de Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, acusou nesta quarta-feira o regime sírio de utilizar armas químicas e exigiu que seu líder, Bashar Al-Assad, que deixe o poder para começar um processo político no país árabe.

“O regime de Assad tem que deixar o governo da Síria. Não é a primeira vez que utiliza armas químicas. Matou cerca de um milhão de pessoas com seus bombardeios. É necessário passar para um processo político”, declarou Çavusoglu durante um discurso em Ancara.

O chefe da diplomacia de Turquia fez assim referência ao suposto ataque com armas químicas contra a população da localidade de Duma em Ghouta Oriental, perto de Damasco, no sábado.

No suposto ataque químico realizado no sábado em Douma faleceram pelo menos 42 pessoas com sintomas de asfixia, segundo as ONGs Syrian American Medical Society e a Defesa Civil Síria.Depois que as forças governamentais conseguiram recuperar o controle da maior parte dessa área nos arredores damascenos, a cidade de Douma é a última da região de Ghouta Oriental que ainda está sob o domínio dos rebeldes após arremessarem uma ofensiva em fevereiro.A porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, alegou em comunicado que a Rússia “descumpriu os seus compromissos com as Nações Unidas e traiu a Convenção sobre Armas Químicas ao proteger incondicionalmente Assad”.”Nós condenamos fortemente o ataque, sobre o qual recai forte suspeita de ter sido promovido pelo regime, cujo histórico se o conhece de utilização de armas químicas por a comunidade internacional”, declarou o ministério.

Na quarta-feira 14 de março Recep Tayyip Erdogan havia dito que a Turquia preparava uma ofensiva no norte iraquiano contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão , havia informado a agência “Anadolu”. Recep Tayyip Erdogan é o presidente de Turquia.

O Ministério de Relações Exteriores turco já condenou o ataque “taxativamente” no domingo, assinalando que havia “fortes suspeitas” de que tivesse sido perpetrado pelo regime de Assad.

O presidente de Turquia, Recep Tayyip Erdogan, no entanto, foi mais cuidadoso ontem ao condenar a carnificina e declarar que seus culpados “vão pagar um alto custo, seja quem forem”, sem atribui-la a nenhum esquadrão.

Após a reunião trilateral, realizada no início do mês em Ancara com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e do Irã, Hassan Rohani, ambos apoiadores do regime sírio, Erdogan tinha feito referência ao papel de Assad em um futuro processo de paz.

“A operação em Afrin está sendo feita em colaboração com a Rússia. Não estamos pechinchando nada. Havia observadores de Rusia ali; pedimos que fossem para que não acontecesse nenhum acidente, e foram. Utilizamo o espaço aéreo “, recordou o ministro.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Syria, Turkey, Russian Federation

Cities: Duma, Damascus

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ancara acusa Assad de utilizar armas químicas e exige que deixe o poder
>>>>>Turquia diz que responsáveis por ataque químico na Síria pagarão “caro” – (EfeGeneric)
>>>>>EUA pedem à Rússia que retire apoio a Assad após suposto ataque químico – (EfeGeneric)
>>>>>Turquia condena uso de armas químicas na Síria – April 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Parlamentar russo diz que notícias sobre ataque a gás na Síria são falsas – April 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Grupo rebelde sírio Jaish al-Islam quer negociar com Rússia, diz representante – April 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mais de 40 mil civis voltaram à região síria de Ghouta Oriental, diz agência – April 03, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Cerca de 1,5 mil rebeldes sírios e seus familiares deixam Ghouta Oriental – March 31, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Começa processo de evacuação de último reduto rebelde de Ghouta Oriental – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Comando do exército sírio diz que recuperou a maior parte de Ghouta – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>França, Alemanha, EUA e Reino Unido condenam ataques químicos na Síria – April 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Rússia nega uso de armas químicas em ofensiva governamental contra Duma – April 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Rússia acusa facção de violar acordo de evacuação de Duma – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Último reduto rebelde em Goutha, perto de Damasco, é bombardeado – April 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Forças pró-Assad invadem arredores de último reduto rebelde de Ghouta – April 06, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 80 0 NONE 5 (tacit) nós: 4, Nós: 1
2 ataque 0 160 NONE 4 o suposto ataque: 1, o ataque: 2, o suposto ataque químico realizado: 1
3 Ghouta Oriental 0 30 PERSON 3 Ghouta_Oriental: 2, (tacit) ele/ela (referent: Ghouta_Oriental): 1
4 Recep Tayyip Erdogan 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Recep_Tayyip_Erdogan): 1, Recep_Tayyip_Erdogan (apposition: o presidente turco): 1, O presidente turco Recep_Tayyip_Erdogan: 1
5 armas 0 0 NONE 3 armas químicas: 3
6 pessoas 0 70 NONE 2 pessoas: 1, 42 pessoas: 1
7 regime 60 0 NONE 2 o regime: 1, o regime sírio: 1
8 Ancara 0 0 PLACE 2 Ancara: 2
9 Convenção 0 0 ORGANIZATION 2 a Convenção: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Convenção): 1
10 a Rússia 0 0 PLACE 2 a Rússia: 2