Apesar de atentados, declara governo, papa não vai correr perigo no Chile

Por: SentiLecto

Mario Fernández garantiu neste sábado que o papa Francisco não vai correr perigo em sua visita ao país, que inicia na próxima segunda-feira, apesar dos atentados registrados na sexta-feira contra cinco igrejas católicas de Santiago. Mario Fernández é o ministro do Interior do Chile.

Em entrevista à rádio “Biobío”, Fernández drealçoua coordenação permanente entre os órgãos de segurança e os serviços de inteligência do governo. Se vai intensificar o trabalho segundo ele, tanto em a capital de o país como em as cidades de Temuco, em o sul, e Iquique, no norte, por onde também o papa vai passar.

Durante sua passagem pelo Peru, o primeiro papa latino-americano vai visitar as cidades de Lima, Trujillo e Puerto Maldonado.

Na quarta-feira 20 de dezembro a delegação organizadora da visita da papa, que estaria no Chile de 15 a 18 de janeiro, havia exibido a frota de veículos que Francisco e sua comissão utilizariam durante a sua estadia no país de Sullana, quando o líder católico não se deslocaria a bordo do papamóvel.

O chefe da salinha ministerial da presidente Michelle Bachelet declarou que as autoridades fizeram uma autocrítica sobre os ataques. Um dos motivos para dizer feriados em Santiago, Temuco e Iquique nos dias da visita de Francisco é concentrar nas três cidades o maior número de agentes possível.

Fernández classificou os atentados como “graves e repudiáveis” e alegou que em todas as sociedades há “articulações que modificam a ordem pública”. E diss: “Mas é preciso não confundir liberdade de expressão com as técnicas utilizadas para dizer-la..

O ministro pediu que a população espere os resultados dos inquéritos do Ministério Público sobre os atentados, mas realçou que os grupos que realizaram os ataques parecem ser pequenos e com uma “habilidade de ação restringida”.

Panfletos deixados nas igrejas católicas agredidas criticavam os gastos do governo com a visita papal. Fernández respondeu que as quando se trata da visita de um chefe de Estado, despesas são habituais.

Pinochet derrubou o democraticamente eleito governo socialista salvadorenho em setembro de 1973 e sua ditadura durou até 1990. Faz 12 anos, ele faleceu.A verba para a visita do pontífice ao Chile, segundo o site da organização oficial, é de, aproximadamente, US$ 6 milhões pelos três dias de peregrinação pelas cidades de Santiago, Temuco e Iquique.

Segundo informações extraoficiais, o Chile vai gastar 7 bilhões de pesos na visita de Francisco.

Francisco na mensagem gravada, que está sendo apresentada em um telão no centro da capital de Chile declarou: “Conheço a história dos seus países, forjada com resolução e entrega”.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Chile

Cities: Iquique, Temuco, Santiago

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Apesar de atentados, declara governo, papa não vai correr perigo no Chile
>>>>>Papa Francisco envia mensagem de vídeo antes de viagem para Chile e Peru – January 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Papa vai se reunir com vítimas da ditadura de Pinochet durante visita ao Chile – January 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Papa presenteia desabrigados, pobres e imigrantes de Roma com um dia no circo – January 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Às vésperas de viagem, papa ordena que Vaticano assuma controle de grupo católico no Peru – January 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Nunciatura do Chile é ocupada em protesto contra despesas com visita papal – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Mario Fernández 0 70 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Fernández): 1, ele (referent: Fernández): 1, Fernández: 3, Mario_Fernández (apposition: O ministro de o Interior_do_Chile): 1
2 atentados 0 0 NONE 3 os atentados: 2, atentados registrados: 1
3 o Chile 0 0 PLACE 3 o Chile: 2, o Chile de 15: 1
4 país 0 0 NONE 3 o país sul-americano: 1, o país: 2
5 Pinochet 0 70 PERSON 2 Ele (referent: Pinochet): 1, Pinochet: 1
6 Francisco 0 0 PERSON 2 Francisco: 1, papa Francisco: 1
7 Temuco e Iquique 0 0 PLACE 2 Temuco e Iquique: 2
8 a comissão organizadora de a visita de o papa 0 0 NONE 2 a comissão organizadora de a visita de o papa: 2
9 a visita de francisco 0 0 NONE 2 a visita de Francisco: 2
10 articulações 0 0 NONE 2 articulações: 2