Após ataques, governo do Chile garante segurança do papa Francisco

Por: SentiLecto

O governo de Chilede Chile declarou neste sábado que é capaz de garantir a segurança do papa Francisco em sua visita ao país, apesar de uma série de ataques recentes contra igrejas católicas em Santiago.

Segundo o ministro do Interior Mario Fernadez, o pontífice não vai estar em risco durante sua passagem, que inicia na segunda .

Na sexta-feira , um grupo colocou fogo em duas igrejas e jogou uma bomba caseira em uma terceira. Ninguém ficou feridos nas ações e nenhuma entidade assumiu a autoria dos ataques.

Além disso, diversos religiosos receberam panfletos com ameaças contra o pontífice.

Na sua vez, a espécie de gráfica utilizado nos panfletos também está sendo investigado.

Na quarta-feira 20 de dezembro a delegação organizadora da visita da papa, que estaria no Chile de 15 a 18 de janeiro, havia exibido a frota de veículos que Francisco e sua comissão utilizariam durante a sua estadia no país de Sullana, quando o líder católico não se deslocaria a bordo do papamóvel.

Para Fernandez, as ações foram feitas por um grupo pequeno, que não tem habilidade de ataques maiores. Ele não desejou comentar se o governo já tem o nome dos envolvidos.

“Estas são ações sérias e imperdoáveis, mas devemo colocá-las em perspectiva. Não estamos falando sobre grupos expressivos que sejam realmente arriscados”, alegou ele para a rádio local BioBio.

Fernández classificou os atentados como “graves e repudiáveis” e alegou que em todas as sociedades há “articulações que modificam a ordem pública”. E diss: “Mas é preciso não confundir liberdade de expressão com as técnicas utilizadas para dizer-la..Francisco morou por dois anos no Chile, vizinho a seu país de origem, a Argentina –que não está incluída na viagem–, no final da década de 1950, durante seus estudos.

Após os ataques, o jornalismo local declarou que a ação tinha sido organizada Movimento Juvenil Lautaro , grupo de esquerda nascido nos anos 1980 que estaria se rearticulando. As autoridades, porém, não confirmaram a informação.

Em sua primeira visita ao país, o papa tem que fazer na terça uma missa para 500 mil pessoas em um parque de Santiago.

Não O Vaticano não foi pronunciado. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, declarou que “em uma democracia, as pessoas podem se dizer desde que seja de forma pacifista”.

Além da capital, Franscisco vai ir ainda para as cidades de Temuco e Iquique antes de seguir para o Peru, em sua sexta viagem para a América Latina.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Chile, Peru

Cities: Temuco, Santiago, Iquique

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Após ataques, governo do Chile garante segurança do papa Francisco
>>>>>Chile tem ataques contra igrejas às vésperas de visita de papa Francisco – January 12, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Igrejas de Santiago são atacadas em protesto contra visita papal – January 12, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Papa Francisco envia mensagem de vídeo antes de viagem para Chile e Peru – January 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Papa vai se reunir com vítimas da ditadura de Pinochet durante visita ao Chile – January 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Papa presenteia desabrigados, pobres e imigrantes de Roma com um dia no circo – January 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Às vésperas de viagem, papa ordena que Vaticano assuma controle de grupo católico no Peru – January 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Nunciatura do Chile é ocupada em protesto contra despesas com visita papal – (EfeGeneric)
>>>>>Papa não correrá perigo no Chile apesar de atentados, diz governo – January 13, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 ações 0 80 NONE 3 as ações: 2, ações sérias e imperdoáveis: 1
2 governo 270 0 NONE 3 o governo: 1, O governo chileno: 2
3 grupo 0 0 NONE 3 um grupo pequeno: 2, um grupo: 1
4 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
5 grupos 260 0 NONE 2 grupos significativos: 2
6 a Argentina 0 0 PLACE 2 a Argentina: 2
7 a comissão organizadora de a visita de o papa 0 0 NONE 2 a comissão organizadora de a visita de o papa: 2
8 articulações 0 0 NONE 2 articulações: 2
9 o Chile de 15 0 0 PLACE 2 o Chile: 1, o Chile de 15: 1
10 passagem 0 0 NONE 2 sua passagem: 2