Após nervosismos, Ancara muda nome da rua da embaixada dos Emirados Árabes

Por: SentiLecto

A Prefeitura de Ancara vai trocar o nome da rua onde fica a embaixada dos Emirados Árabes Unidos para o nome de um paxá otomano que Abdullah bin Zayed al-Nahyan criticou no Twitter há uma semana, informou a agência de Turquia “Anadolu” neste sábado. Abdullah bin Zayed al-Nahyan é o ministro de Relações Exteriores emiradense.

O governo deu instruções de substituir o nome da “Rua 613″, num bairro residencial da periferia da capital, por “Rua Fahreddin Pasha”, em homenagem ao paxá otomano Fahreddin, que foi governador da cidade de Medina de 1916 a 1919.

Quando o ministro republicou no Twitter uma mensagem agredindo o paxá, a mudança do nome é a mais recente cartada de um enfrentamento diplomático desencadeado na terça-feira passada e o relacionando ao atual presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

“Senhor Trump, o senhor não pode adquiri a vontade da Turquia com seus dólares. Nossa resolução está clara. Faço um chamado a todo o mundo. Não vendam sua vontade de combater pela democracia por poucos dólares”, insistiu Erdogan.

Na segunda-feira 11 de dezembro o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, havia conservado seu duro tom com os Estados Unidos por ter reconhecido Jerusalém como capital de Israel e havia acusado o país de cooperar em um banho de sangue com essa resolução.

O tweet, escrito dias antes por um dentista de Irande Iran que mora na Alemanha, declarava que que Fahreddin saqueava os bens mediterrâneos, naquela época parte do Império otomano, e deduzia com a afirmação: “Assim os antepassados de Erdogan trataram os árabes islâmicos”.

Na quinta, Erdogan respondeu a observação com um discurso enfático, enaltecendo a figura de Fahreddin como um grande defensor de Medina contra o colonialismo britânico e defendendo que a mudança de peças arqueológicas para Istambul era para conservar-las.

Por outro lado, “Chamam os Estados Unidos de berço da democracia… O berço da democracia tenta adquiri com dólares a vontade do mundo”, alegou o líder turco em discurso em Ancara, transmitido ao vivo pela emissora “CNNTürk”.

Agora, é possível que o combate continue nas ruas. Hoje, o escritor emiradense Ahmed Obayd, com 34 mil seguidores no Twitter, propôs ao seu governo renomear a avenida onde fica a embaixada da Turquia para “Rua de Curdistão”.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Turkey

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Após nervosismos, Ancara muda nome da rua da embaixada dos Emirados Árabes
>>>>>Erdogan pede que mundo não se venda por dólares em votação sobre Jerusalém – December 21, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Presidente da Turquia diz que vai abrir embaixada em Jerusalém Oriental – December 17, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Presidente palestino diz que decisão dos EUA sobre Jerusalém é ‘maior dos crimes’ – December 13, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Iranianos protestam contra decisão dos EUA sobre Jerusalém e queimam imagens de Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Macron pede “calma a todos” após decisão dos EUA sobre Jerusalém – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Muçulmanos da Ásia protestam contra decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Irã diz que decisão de Trump sobre Jerusalém mostra que EUA não são ‘mediador honesto’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Erdogan acusa EUA de “queimarem o mundo” ao reconhecer Jerusalém como capital – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Erdogan diz que Turquia abrirá embaixada em Jerusalém como capital palestina – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Por palestinos, Erdogan quer instalar embaixada em Jerusalém Oriental – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 tweet 35 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: O tweet escrito dias antes por um dentista iraquiano): 1, O tweet escrito dias antes por um dentista iraquiano: 2
2 o Twitter 0 0 PLACE 3 o Twitter: 3
3 discurso 80 0 NONE 2 um discurso enérgico: 1, discurso: 1
4 os Estados_Unidos de berço de a democracia 40 0 PLACE 2 os Estados_Unidos de berço de a democracia: 1, os Estados_Unidos: 1
5 Recep Tayyip Erdogan 0 0 PERSON 2 Recep_Tayyip_Erdogan: 2
6 dólares 0 0 NONE 2 seus dólares: 1, dólares: 1
7 paxá 0 0 NONE 2 um paxá otomano: 1, o paxá: 1
8 seu duro tom 0 80 NONE 1 seu duro tom: 1
9 Fahreddin 0 70 PERSON 1 Fahreddin: 1
10 Abdullah 0 60 PERSON 1 Abdullah bin (apposition: o ministro de Relações_Exteriores emiradense): 1