Ataque com facões deixa 3 mortos em posto de contagem de votos no Quênia

Por: SentiLecto

ISIOLO, Quênia – Uma pessoa faleceu quando uma gangue utilizando facões agrediu um posto de contagem de votos no município costeiro de Tana River, no Quênia, nesta quarta-feira, e a polícia matou a tiros dois assaltantes, declarou uma testemunha.

O funcionário eleitoral morto estava trabalhando para o partido governista Jubilee, declarou o habitante Hassan Barisa. A polícia confirmou as mortes.

Nesta quarta-feira, a delegação eleitoral do Quênia recusou as reivindicações do líder da oposição, Raila Odinga, de que seus sistemas e sites foram pirateados para produzir uma liderança “fictícia” para o adversário de Odinga, o presidente Uhuru Kenyatta.

– Quenianos fizeram fila para votar nesta terça-feira em um segundo turno eleitoral entre as duas principais dinastias políticas do país, e os dois lados da disputa trocaram farpas sobre a legitimidade da eleição. Encoberta por temores de violência, a eleição coloca o atual presidente Uhuru Kenyatta, empresário de 55 anos filho do presidente fundador do Quênia, contra Raila Odinga, um ex-preso político de 72 anos e filho do primeiro vice-presidente do Quênia. Os oponentes estão se enfrentando pela segunda vez, com pesquisas de intenção de voto mencionando que essa será uma disputa bastante acirrada, após dois meses de campanha marcada por uma retórica quente, mas discursos públicos amplamente livres da Animosidade étnica que manchou votações anteriores. Um triunfo de Odinga consolidaria a dominação política por parte do grupo étnico kikuyum, que forneceu três dos quatro presidentes do Quênia desde sua independência do Reino Unido, em 1963. As pesquisas acirradas ampliam as possibilidades de que o perdedor exiba reclamações sobre o resultado, como Odinga fez em 2007 e 2013, apesar da uso de um sistema de eleição de alta tecnologia. Uma década atrás, a contagem de votos foi de forma abrupta suspendida e o presidente em exercício foi dito o ganhador, desencadeando um protesto da campanha de Odinga, seguido por ondas de violência étnica nas quais 1.200 pessoas faleceram e 600 mil foram desalojadas.- O presidente do Quênia assumiu um benefício inicial na votação nacional desta terça-feira, segundo resultados preliminares, no ápice de uma dura disputa entre as duas principais dinastias políticas do país da África Oriental. Repleta de temores de violência, a eleição colocou o presidente Uhuru Kenyatta, um rico empresário de 55 anos e filho do presidente fundador do Quênia, contra Raila Odinga, um ex-prisioneiro político de 72 anos e filho do primeiro vice-presidente do Quênia. Kenyatta tinha 55 por cento dos votos e Odinga 44 por cento, informou o site da delegação eleitoral após quase dois terços dos locais de eleição relatarem resultados. Pesquisas de opinião divulgadas há uma semana colocavam os oponentes em disputa acirrada. Retóricas inflamadas marcaram as campanhas, mas discursos públicos foram amplamente livres da Animosidade étnica que envolvia disputas anteriores, conforme os dois homens se enfrentavam pela segunda vez. A delegação eleitoral pediu que eleitores aguardassem calmamente os resultados. Comissão nformou: “Durante esta etapa crítica, pedimos a todos os quenianos que tenham limites, à medida que aguardamos resultados oficiais de seções de veleição,.Odinga vem do povo Luo, do oeste do Quênia, uma área que há tempos se sente descuidada pelo governo e ressentida pela percepção que tem de exclusão do poder político. Kenyatta é um kikuyu em 1963. Um kikuyu é um grupo ético que forneceu três dos quatro presidentes do Quênia desde a independência do Reino Unido.

Protestos aconteceram em redutos da oposição na capital, Nairóbi, e na cidade ocidental de Kisumu, enquanto a contagem dos votos das votações de terça-feira continuava.

Na sua vez, em Eldoret, uma das cidades mais afetadas pela onda de violência pós as votações de 2007, há centenas de pessoas concentradas nas ruas à espera um pronunciamento do oinimigoEm Mathare, um dos bairros mais pobres de Nairóbi, a polícia dispersou com gás lacrimogêneo e disparos dezenas de pessoas que bloqueavam as ruas com barricadas.

Kisumu é uma cidade do Quênia, capital do distrito de Kisumu e da província de Nyanza.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Kenya

Cities: Nairobi, Kisumu

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ataque com facões deixa 3 mortos em posto de contagem de votos no Quênia
>>>>>Quênia volta à calma enquanto espera pronunciamento da oposição – August 09, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Governo pede “responsabilidade” a quenianos em meio à tensão eleitoral – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Duas principais dinastias políticas do Quênia se enfrentam em eleição presidencial – August 08, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Quênia registra primeiros distúrbios após denúncia de fraude eleitoral – August 09, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>O Quénia vai votar em clima de tensão – August 07, 2017 (Euronews-pt)
>>>>>>>>>>>>>Eleições tensas no Quénia – (Euronews-pt)
>>>>>>>>>>>>>Kenyatta perto da recandidatura mas rival contesta escrutínio – August 09, 2017 (Euronews-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Começa contagem dos votos no Quénia – (Euronews-pt)
>>>>>Presidente do Quênia lidera contagem dos votos após eleição pacífica – August 08, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eleições 12 0 NONE 4 eleições anteriores: 1, a votação: 2, as eleições de 2007: 1
2 polícia 0 100 NONE 3 A polícia: 1, a polícia: 2
3 pessoas 0 70 NONE 3 pessoas: 2, 1.200 pessoas: 1
4 Kenyatta 50 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Kenyatta): 1, Kenyatta: 2
5 Raila Odinga 0 0 PERSON 3 Raila_Odinga: 3
6 resultados 0 0 NONE 3 resultados: 1, os resultados: 1, resultados preliminares: 1
7 temores de violência 0 280 NONE 2 temores de violência: 2
8 discursos públicos amplamente livres de o ódio étnico 160 200 NONE 2 discursos públicos amplamente livres de o ódio étnico: 2
9 ódio 0 200 NONE 2 o ódio étnico: 2
10 área 0 120 NONE 2 uma área: 2