Ativistas contra a mudança climática miram em gestora BlackRock em Londres

Por: SentiLecto

Ativistas contra a mudança climática miraram na gestora de recursos BlackRock em Londres nesta segunda-feira, exigindo que as grandes instituições financeiras privem companhias de combustíveis fósseis da dinheiro de que precisam para construir novas minas, poços e oleodutos. BlackRock é a maior gerente de ativos do mundo.

O grupo Rebelião contra a Extinção, que usa a desobediência civil para ressaltar os riscos representados pela mudança climática e a perda acelerada de espécies vegetais e animais, está na metade de uma onda de ações de duas semanas em cidades de todo o mundo.

Ativistas lotaram o centro financeiro londrino nesta segunda-feira, estendendo faixas, abordando os transeuntes com megafones ou interditando ruas nos arredores de locais como a BlackRock, o Banco Central, o Bank of China e o Barclays.

Na BlackRock, alguns manifestantes se colaram às portas e outros montaram um jantar de mentira com notas bancárias enroladas nos pratos, ddeclarouum repórter da Reuters.

Carolina Rosa, porta-voz do Rebelião contra a Extinção declarou: “A City de Londres é um nexo de poder ilustre do sistema mundial que está matando nosso mundo”.

Por outro lado, – Ativistas foram ao aeroporto da Cidade de Londres nesta quinta-feira protestar contra a mudança climática, um deles chegou a subir no topo de uma aeronave, mas não conseguiram cancelar voos. O grupo Rebelião contra a Extinção, que coordenou o protesto, havia prometido ocupar o terminal do aeroporto e suspender as operações durante três dias como parte de sua ação na capital britânica. O aeroporto londrino o quinto maior da cidade e o mais próximo do centro, é popular entre banqueiros, políticos e empresários devido às suas rotas curtas e voos regionais. Nesta quinta-feira, a previsão é de chegada de 18 mil passageiros e 286 voos. embora alguns manifestantes tenham entrado em a construção de o terminal, se conservaram os voos ,, mas com alguns deferimentos. O Rebelião contra a Extinção informou que os ativistas iriam se deitar, sentar-se ou se colar às paredes para “uutilizarseus corpos sem violência para fechar o aeroporto”. Um foi mais longe, escalando uma cerca de arame farpado para dançar no teto da entrada do aeroporto, enquanto uma banda tocava música. Segundo o grupo, o protesto é contra planos de expansão do aeroporto, que pretende atender 6,5 milhões de passageiros por ano até 2022 – em 2018 foram 4,8 milhões – e pode haver procura para até 11 milhões por ano até 2035. “As viagens aéreas são um ícone do nosso frágil sistema econômico ’em cima da hora’. Esse sistema vai desmoronar à medida que o caos climático chegar”, aalegouo porta-voz Rupert Read ao ler um comunicado.

O Rebelião contra a Extinção deseja provocar transtornos suficientes para forçar os governos a cortarem depressa as emissões de carbono e reverterem o colapso de ecossistemas para evitar o pior da destruição que se nada mudar, os cientistas projetam.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: China, United Kingdom, Ireland

Cities: London, Blackrock

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ativistas contra a mudança climática miram em gestora BlackRock em Londres
>>>>>Ativistas contra mudança climática tentam ocupar aeroporto da Cidade de Londres – October 10, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Rebelião 40 0 ORGANIZATION 5 (tacit) ele/ela (referent: O Rebelião): 1, O Rebelião: 2, O grupo Rebelião contra a Extinção: 2
2 Ativistas 0 0 PERSON 4 Ativistas: 3, (tacit) ele/ela (referent: Ativistas): 1
3 Extinção 0 0 ORGANIZATION 4 a (referent: a Extinção): 1, a Extinção: 3
4 voos 0 0 NONE 4 voos regionais: 1, os voos: 1, 286 voos: 1, voos: 1
5 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
6 um nexo de poder proeminente de o sistema global 260 100 NONE 2 um nexo de poder proeminente de o sistema global: 2
7 sistema 80 100 NONE 2 nosso frágil sistema econômico: 1, Esse sistema: 1
8 protesto 0 80 NONE 2 o protesto: 2
9 manifestantes 0 0 NONE 2 alguns manifestantes: 2
10 evitar o pior de a devastação 0 170 NONE 1 evitar o pior de a devastação: 1