Bombardeios de Rusia matam três civis no oeste de Aleppo, segundo ONG

Por: SentiLecto

Os bombardeios da aviação de Rusia em zonas controladas pelas facções insurgentes no oeste da província síria de Aleppo provocaram a morte de três civis, entre eles um menor, informou neste sábado o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O ataque ocorreu na noite de sexta-feira na zona de Dara Aza, no oeste de Aleppo, um dos últimos redutos dos insurgentes na luta contra Bashar Al Assad segundo a ONG. Bashar Al Assad é o regime do presidente sírio.

Até o momento, a Rússia, aliada de Damasco, não reagiu diante desta informação.

As guerrazinhas entre os rebeldes e as forças governamentais ocorrem desde ontem depois que, de acordo com a agência estatal “SANA”, “grupos terroristas” arremessaram ataques com foguetes e granadas contra bairros em Aleppo, sem dar mais detalhes.

O Observatório, cuja sede fica localizada no Reino Unido, mas que conta com uma extensa rede de colaboradores no terreno, mencionou que desde 17 de setembro, quando foi pactuado um acordo entre a Rússia e a Turquia para a criação de uma zona desmilitarizada em Idlib, que é a última província do país que é controlada em grande parte pelas facções armadas inimigas de várias tendências, e em seus arredores, pelo menos 173 civis faleceram. Em paralelo, o Organismo de Libertação para o Levante, antiga ex-filial síria da Al Qaeda, controlou várias áreas no oeste de Aleppo e que eram controladas anteriormente pelo movimento insurgente Nour al-Din al-Zenki, integrado na Frente Nacional para a Libertação e respaldado pela Turquia.

Os confrontos ocorrem desde terça-feira passada e até o momento, segundo a ONG, 114 combatentes de ambos os grupos faleceram, além de 8 civis.

Embora esse número possa chegar a meio milhão com os casos que a própria ONG não conseguiu comprovar, nos passados sete anos, perderam a vida pelo menos 350 mil pessoas na Síria.Das vítimas fatais do último mês do ano, 710 são civis, entre eles 27 menores de 18 anos e 14 mulheres, dos quais 53 faleceram em ataques da aliança internacional liderada pelos EUA, que intervêm na Síria contra os jihadistas.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Syria, United Kingdom, Turkey, Russian Federation

Cities: Damascus, Aleppo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Bombardeios de Rusia matam três civis no oeste de Aleppo, segundo ONG
>>>>>ONG registra as primeiras duas mortes de civis na Síria em 2019 – January 01, 2019 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 ONG 0 15 ORGANIZATION 3 a própria ONG: 1, a ONG: 2
2 facções 0 120 NONE 2 as facções armadas: 1, as facções insurgentes: 1
3 civis 0 70 NONE 2 173 civis: 1, 8 civis: 1
4 Aleppo 0 0 PLACE 2 Aleppo: 2
5 Idlib 0 0 PLACE 2 Idlib: 2
6 O Observatório 0 0 PLACE 2 O Observatório: 2
7 a Rússia 0 0 PLACE 2 a Rússia: 2
8 a Síria 0 0 PLACE 2 a Síria: 2
9 a Turquia 0 0 PLACE 2 a Turquia: 2
10 a última província de o país 0 0 NONE 2 a última província de o país: 2