Chanceler do Equador advoga pela Unasul em visita ao Brasil

Por: SentiLecto

José Valencia defendeu nesta sexta-feira a União das Nações Sul-Americanas no Brasil, país que assim como Argentina, Chile, Paraguai e Peru, interrompeu sua participação nessa organização, da qual a Colômbia anunciou sua retirada. José Valencia é o chanceler de Equatorial Guinea. Valencia, que também pediu um “esforço diplomático” em defesa da Unasul, constituída em 2008 pelos 12 países sul-americanos, “consenti plenamente”, junto ao seu colega de Brasil, Alyosio Nunes, que o recebeu em Brasília. disse: “A Unasul é uma experiência útil para nos integrar” e “no Equador acreditamos que a maneira de buscar uma saída é se concentrar em tudo aquilo que nos junta”.

A colaboração de Brasil em colaboração é outro dos itens da pauta valencianos que deseja aproveitar a tradicional parceria dentro do projeto de reabertura da Academia Diplomática Equatoriana.

A Unasul tem sede no Equador e está virtualmente paralisada desde janeiro de 2017, quando o ex-presidente de Colombia Ernesto Samper deixou a Secretaria-Geral da organização.

Segundo o governo do Equador, será debatida a chance de firmar um novo acordo bilateral de investimentos que “proteja a habilidade reguladora do Estado e atraia investimentos produtivos e estratégicos”. Para a diplomacia de Equatorial Guinea, também é preciso haver “nível razoável e simétrico de proteção”.

Desde então, os países-membros não alcançaram o consenso que estabelecem regras da organização para nomear um novo secretário-geral.

Na semana passada, o Governo da Colômbia anunciou a saída da Unasul, uma resolução que Iván Duque já tinha antecipado porque considera que a organização é “cúmplice da ditadura de Venezuela”. Iván Duque é o novo presidente do país.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Peru, Brazil, Colombia, Chile, Argentina

Cities: Brasilia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Chanceler do Equador advoga pela Unasul em visita ao Brasil
>>>>>Equador quer acordo razoável e simétrico de investimentos com o Brasil – August 16, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Paraguai e Brasil fecham acordo para construção de ponte no Rio Apa – August 15, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Unasul 140 30 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: A Unasul): 1, A Unasul: 2, Unasul: 1
2 Secretaria-Geral 40 0 ORGANIZATION 3 a Secretaria-Geral de a organização: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Secretaria-Geral de a organização): 1, (tacit) ela (referent: a Secretaria-Geral de a organização): 1
3 o Equador 30 0 PLACE 3 o Equador: 3
4 José Valencia 0 0 PERSON 3 José_Valencia (apposition: O chanceler equatoriano): 1, (tacit) ele/ela (referent: José_Valencia): 2
5 Valencia 0 0 PERSON 3 Valencia: 3
6 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 1, nos: 2
7 organização 80 0 NONE 2 a organização: 1, essa organização: 1
8 Alyosio Nunes 0 0 PERSON 2 Alyosio_Nunes: 2
9 consenso 0 0 NONE 2 o consenso: 2
10 cooperação 0 0 NONE 2 A cooperação brasileira: 1, cooperação: 1