Coalizão de atual presidente do Congo ganha votação legislativa e reduz poder de presidente eleito

Por: SentiLecto

A aliança do presidente Joseph Kabila, que está de saída da posição, obteve maioria nas votações legislativas da República Democrática do Congo, declarou um membro da aliança neste sábado, apesar da triunfo do líder da oposição Felix Tshisekedi na votação presidencial realizada no mesmo dia.

Tshisekedi, líder da histórica União pelo Progresso e Desenvolvimento Social , recebeu a notícia de seu triunfo no reduto da oposição em Limete, um bairro de Kinshasa, onde milhares de seus seguidores não puderam votar até duas horas antes do encerramento das urnas por conta da falta de listas eleitorais.

Na segunda-feira 31 de dezembro os colégios eleitorais da República Democrática do Congo haviam abrido para que mais de 39 milhões de pessoas possam votar nas votações gerais onde seria selecionado o sucessor do atual presidente, Joseph Kabila.

O resultado diminuirá a habilidade de Tshisekedi de satisfazer as promessas de campanha que encarnam um rompimento com era Kabila após 18 anos no poder, e alimenta a suspeita de que o triunfo, anunciada na quinta-feira, tenha redundado em um acordo que conservará a influência de Kabila sobre importantes ministérios e forças de segurança.

Kabila tem que deixar a posição nos próximos dias após 18 anos no poder, no que teria que ser a primeira transferência democrática de poder do Congo em 59 anos de independência. Mas ele sinalizou que pretende continuar envolvido na política e pode concorrer à presidência em 2023. Os advogados do segundo colocado nas votações presidenciais, Martin Fayulu, que afirma ter vencido com mais de 60 por cento dos votos, têm que recorrer à alta corte do Congo neste sábado para aexibiuma queixa de fraude. , e acusa Tshisekedi de fechar um acordo com Kabila para ser dito ganhador.

A partir de hoje, os candidatos e partidos vão ter três dias para recorrer dos resultados perante o Tribunal Constitucional, que por sua vez vai ter mais uma semana para proclamar os resultados oficiais.

No final da manhã, cerca de 50 soldados da Guarda Republicana e policiais cercaram sua residência, fazendo com que dezenas de seus partidários, que estavam cantando contra Kabila e Tshisekedi, se abrigassem dentro da casa, declarou uma testemunha da Reuters.

O grupo de Tshisekedi nega que tenha havido qualquer acordo com Kabila e declara que os encontros que conservou com os representantes do presidente depois da votação foram feitos somente para assegurar uma transferência pacífica de poder.

SEM ESPAÇO PARA MANOBRAS

De qualquer forma, a maioria parlamentar que tem uma meia dúzia de partidos na aliança de Kabila diminuirá o espaço de manobra de Tshisekedi. Sob a constituição, a maioria goza de poderes expressivos e o presidente deve designar um primeiro-ministro vindo da aliança.

O primeiro-ministro, por sua vez, tem que referendar as ordens presidenciais que designam ou destituem chefes militares, juízes e presidentes de companhias estatais.

A Reuters não foi conseguiu conferi a informação de maneira independente.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Congo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Coalizão de atual presidente do Congo ganha votação legislativa e reduz poder de presidente eleito
>>>>>Opositor Félix Tshisekedi vence as eleições presidenciais na RD Congo – January 10, 2019 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Joseph Kabila 0 0 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Kabila): 2, Kabila: 3, era Kabila: 1, Joseph_Kabila: 1
2 Tribunal Constitucional 15 0 ORGANIZATION 4 o Tribunal_Constitucional: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Tribunal_Constitucional): 3
3 50 soldados 0 0 NONE 4 (tacit) eles/elas (referent: 50 soldados): 4
4 maioria 0 0 NONE 4 a maioria: 1, a maioria parlamentar: 2, maioria: 1
5 acordo 90 0 NONE 3 um acordo: 2, qualquer acordo: 1
6 Tshisekedi líder de a histórica União_pelo_Progresso e Desenvolvimento_Social 0 0 PERSON 3 (tacit) eles/elas (referent: Tshisekedi líder de a histórica União_pelo_Progresso e Desenvolvimento_Social): 2, Tshisekedi líder de a histórica União_pelo_Progresso e Desenvolvimento_Social: 1
7 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
8 poder 100 0 NONE 2 o poder: 2
9 Felix Tshisekedi 80 0 PERSON 2 Tshisekedi: 2
10 a coalizão de o presidente joseph_kabila 0 0 NONE 2 A coalizão de o presidente Joseph_Kabila: 2