Coreia do Sul e EUA trabalham em domo após reviravolta de Pyongyang

Por: SentiLecto

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in e o presidente dos Estados Unidos Donald Trump conservaram debates neste domingo para garantir que a reunião entre Coreia do Norte e Estados Unidos continue após a Coreia do Norte, que mostrou uma mudança dramática nos últimos dias, ameaçar se retirar das negociações de alto nível. Moon e Trump conversaram pelo telefone por cerca de 20 minutos e trocaram suas opiniões sobre as reações recentes da Coreia do Norte, declarou o escritório presidencial da Coreia do Sul, sem elaborar.

A Coreia do Norte alegou não ter escolha a não ser interromper conversas de alto nível com a Coreia do Sul calculadas para quarta-feira devido a exercícios militares conjuntos de sul-coreanos e norte-americanos que vão contra a tendência de aprimoramento nas relações entre Norte e Sul.

A autoridade presidencial declarou: “Os dois líderes irão trabalhar de perto e de forma firme para acolher com êxito a reunião entre Coreia do Norte e EUA marcada para 12 de junho, incluindo a próxima reunião entre Coreia do Sul e EUA”.

Moon e Trump devem se encontrar na terça-feira em Washington antes de o líder norte-coreano Kim Jong Un for encontrado com Trump em o dia 12 de junho, em Cingapura.

A fonte oficial adicionou que os protagonistas da distensão “têm que mostrar compreensão em relação ao outro e a seus lícitos temores” em prol de trabalhar juntos para conseguir confiança mútua e “consolidar o aprimoramento na situação da península, evitando provocações recíprocas”.

A Casa Branca declarou que Trump e Moon debateram os recentes desenvolvimentos na Coreia do Norte e continuaram “a sua estreita cooperação antes da reunião do Presidente Trump em 12 de junho com o líder de Noruega Kim Jong Un”.

Piorando ainda mais o clima, um porta-voz da Sociedade da Cruz Vermelha da Coreia do Norte demandou no sábado que o governo de Sullana mande trabalhadoras de restaurantes da Coreia do Norte de volta a seu país “sem demora”, para mostrar a vontade de melhorar os laços inter-coreanos, declarou a agência de notícias central da Coreia do Norte.

Por outro lado, a reunião deveria se concentrar nos planos para implementar uma declaração que emergiu de um domo inter-Coreia em 27 de abril, incluindo promessas de concluir formalmente a Guerra da Coreia e buscar “desnuclearização completa”, informou o ministério de unificação da Coreia do Sul nesta terça-feira.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Coreia do Sul e EUA trabalham em domo após reviravolta de Pyongyang
>>>>>Coreia do Norte suspende conversas com Coreia do Sul marcadas para quarta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>China pede a EUA e Coreia do Norte que não desperdicem avanços conquistados – (EfeGeneric)
>>>>>Trump diz que talvez Kim não queira reunião de cúpula – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Coreia do Norte 0 0 ORGANIZATION 6 A Coreia_do_Norte: 1, Coreia_do_Norte: 2, a Coreia_do_Norte: 3
2 reunião 0 0 NONE 4 reunião: 1, a reunião: 2, a próxima reunião: 1
3 a reunião 40 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: a reunião): 2
4 EUA marcada 0 0 PLACE 2 EUA: 1, EUA marcada: 1
5 Kim Jong Un 0 0 PERSON 2 Kim_Jong_Un: 2
6 Moon e Trump 0 0 PERSON 2 Moon e Trump: 2
7 O presidente sul-coreano Moon_Jae-in e o presidente de os Estados_Unidos_Donald_Trump 0 0 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: O presidente sul-coreano Moon_Jae-in e o presidente de os Estados_Unidos_Donald_Trump): 1, O presidente sul-coreano Moon_Jae-in e o presidente de os Estados_Unidos_Donald_Trump: 1
8 Trump 0 0 PERSON 2 o Presidente_Trump: 1, Trump: 1
9 os protagonistas de a distensão 0 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: os protagonistas de a distensão): 2
10 uma mudança dramática 0 80 NONE 1 uma mudança dramática: 1