DonaldandIvanaTrump.jpg

Democratas e republicanos criticam Trump sobre protesto na Virgínia

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Donald and Ivana Trump

Donald Trump foi duramente criticado, por republicanos e democratas, sobre seus observações e sua inação em relação ao protesto de grupos supremacistas brancos em Charlottesville, no estado da Virgínia, que provocou a morte de uma mulher e deixou 19 feridos neste sábado. Donald Trump é o presidente de America. Em coletiva de jornalismo, ele culpou “muitos lados” pela violência, sem condenar expressamente os grupos neonazistas, e não respondeu questões de repórteres, que se ele considerava o atropelamento de manifestantes antirracistas um ato de terrorismo, questionavam.

Donald John Trump é um empresário, personalidade televisiva e político estadunidense, sendo atualmente o 45.

Charlottesville é uma cidade independente localizada no Estado de America de Virgínia, no Condado de Albemarle, que leva seu nome em homenagem na Princesa Sophia Charlotte de Mecklenburg-Strelitz, esposa do Rei Jorge III do Reino Unido da Grã Bretanha.

— Não pouparei vocábulos. Atribuo grande parte da culpa do que está ocorrendo hoje no país para a Casa Branca e o entorno do presidente — criticou o democrata Michael Signer, prefeito de Charlottesville.

O também democrata Adam Schiff utilizou sua conta no Twitter para deixar clara sua posição: “O presidente tem que se pronunciar sobre o tóxico ressurgimento dos supremacistas. Não existem ‘muitos lados’. Existem o bem e o mal”.

Até mesmo entre republicanos, a posição de Trump de não culpar diretamente os grupos neonazistas e supremacistas brancos pela violência foi criticada. Pelo Twitter, o senador pela Flórida, Marco Rubio, alegou ser “bastante importante para o país que o presidente descreva os acontecimentos em Charlottesville como eles são: um ataque terrorista de supremacistas brancos”.

Na sua vez, “Nós devemos TODOS estar juntados e condenar tudo o que encarna a Animosidade”, escreveu Trump em mensagem do Twitter. “Não há lugar para essa espécie de violência na América”.As autoridades locais confirmaram o atropelamento, mas não deram detalhes sobre o motivo, o culpado e o número de feridos.

Na terça-feira 01 de agosto Donald Trump havia declarado que pretendia continuar utilizando o Twitter porque considerava as redes sociais como a única maneira de “mostrar a verdade” ao povo de America, apesar da reestruturação da Casa Branca e da designação de John Kelly como chefe de salinha. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

“Senhor presidente: nós temo que chamar o mal pelo nome. Foram supremacistas brancos e isto foi terrorismo”, criticou o também republicano Cory Gardner, senador por Colorado.

Centenas de manifestantes nacionalistas realizaram uma passeata no sábado, contra a remoção de uma estátua de Robert E. Lee, um general confederado da Guerra Civil de America. Entre os grupos encarnados estavam neonazistas e membros da Ku Klux Klan, que entraram em confronto com manifestantes antifascistas e antirracistas.

Além dos feridos no atropelamento, os confrontos entre supremacistas e antirracistas deixaram 15 feridos, e duas pessoas faleceram na queda de um helicóptero da polícia. Em coletiva de jornalismo após os eventos, o conduzidos de Virginia, Terry McAuliffe, declarou ter somente uma mensagem para os supremacistas: “vão para casa”.

Ativistas haviam marcado um protesto na cidade, chamado Unir a Direita, para a tarde deste sábado. As autoridades esperavam que 6.000 pessoas comparecessem.Os participantes dispersaram após a chegada da polícia. Algumas das pessoas feridas declararam que os guardas tardaram a comportar-se.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: South Africa

Cities: Virginia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Democratas e republicanos criticam Trump sobre protesto na Virgínia
>>>>>Extrema-direita e grupos anti-racismo se enfrentam em cidade dos EUA – August 12, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>EUA: 75% dos americanos não confiam no que diz a Casa Branca de Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>EUA impõem sanções a mais 8 venezuelanos, incluindo irmão de Chávez; poupam setor de petróleo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Pentágono alerta Coreia do Norte sobre superioridade militar dos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>Trump condena ‘ódio’ após protestos violentos na Virgínia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Homem atropela várias pessoas após marcha supremacista branca nos EUA – August 12, 2017 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald John Trump 30 140 PERSON 8 Trump: 2, ele (referent: Donald_Trump): 2, (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 1, Donald_John_Trump: 1, Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1, Donald_Trump (apposition: O presidente americano): 1
2 eu 0 25 NONE 3 (tacit) eu: 3
3 Charlottesville 0 0 PERSON 3 Charlottesville: 3
4 Twitter 0 0 ORGANIZATION 3 o Twitter: 3
5 presidente 0 0 NONE 3 o presidente: 2, O presidente: 1
6 mal 0 180 NONE 2 o mal: 2
7 violência 0 160 NONE 2 a violência: 2
8 pessoas 0 70 NONE 2 6.000 pessoas: 1, duas pessoas: 1
9 muitos lados 0 60 NONE 2 muitos lados: 2
10 neonazistas e membros de a Ku_Klux_Klan 80 0 ORGANIZATION 2 (tacit) eles/elas (referent: neonazistas e membros de a Ku_Klux_Klan): 1, neonazistas e membros de a Ku_Klux_Klan: 1