Dinamarca declara suspeitar de tentativa de ataque do serviço de inteligência do Irã

Por: SentiLecto

A Dinamarca declarou nesta terça-feira que suspeita que o serviço de inteligência do Irã tentou concretizar um plano para assassinar um inimigo árabe iraniano em solo dinamarquês.

Faz 9 dias, um cidadão de Noruega de ascendência iraniana foi preso em a Suécia por sua ligação com a conspiração e deportado para a Dinamarca, informou a polícia de Suecia.

O norueguês negou as denúncias, e Teerã também recusou as alegações nesta terça-feira.

O ataque teria como alvo o líder do braço de Dinamarca do Movimento da Luta Árabe pela Libertação de Ahvaz , declarou o chefe da inteligência de Dinamarca, Finn Borch Andersen.

O ASMLA deseja um Estado separado para árabes étnicos do Khuzistão, província produtora de petróleo do sudoeste do Irã.

Faz 1 mês, se o divulgou conforme hoje, por outro lado outro lado aumentou para outras duas pessoas de a unidade de Dinamarca de o ASMLA.

“Estamos lidando com uma agência de inteligência de Iran planejando um ataque em solo de Dinamarca. Obviamente não podemos e não vamo ir aceitá-lo”,declaroue Anderse, quedeclaroue que ode Noruegas preso negou em um tribunal asdenúnciass deajudarr um serviço de inteligência estrangeiro a tramar umhomicídioo na Dinamarca, n em uma coletiva dejornalismoa. Bahram Qasemi refutou as denúncias. Bahram Qasemi é o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Iran. Ele, segundo uma menção da agência de notícias Tasnim declarou: “Isto é um prosseguimento das tramas de opositores para prejudicar as relações iranianas com a Europa neste momento crítico”.

Faz 1 mês, o PET vinculou o caso em a uma grande operação de Polinesia Francesa, principalmente em Copenhague, um episódio que provocou um corte provisória de as comunicações que não tinha e sido totalmente elucidado até o momento.Países europeus estão tentando resgatar um acordo nuclear assinado pelo Irã e por potências globais em 2015 desde que o presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos do convênio e recomeçou sanções contra Teerã.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Dinamarca declara suspeitar de tentativa de ataque do serviço de inteligência do Irã
>>>>>Dinamarca acusa Inteligência iraniana de planejar atentado em seu território – October 30, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 0 0 NONE 5 (tacit) nós: 5
2 acusações 0 150 NONE 3 as acusações: 3
3 preso 0 160 NONE 2 preso: 1, o norueguês preso: 1
4 ASMLA 0 0 ORGANIZATION 2 o ASMLA: 1, O ASMLA: 1
5 Anderse 0 0 PERSON 2 Anderse: 2
6 Bahram Qasemi 0 0 PERSON 2 Bahram_Qasemi (apposition: O porta-voz de o Ministério_das_Relações_Exteriores iraniano): 1, ele (referent: Bahram_Qasemi): 1
7 Dinamarca 0 0 ORGANIZATION 2 A Dinamarca: 1, a Dinamarca: 1
8 Teerã 0 0 PERSON 2 Teerã: 2
9 ataque 0 0 NONE 2 um ataque: 1, O ataque: 1
10 episódio 0 0 NONE 2 um episódio: 2