Disputa para trocar May como premiê aquece no Reino Unido

Por: SentiLecto

A disputa para trocar Theresa May como primeira-ministra do Reino Unido conta com cinco candidatos rivalizando pela posição, cuja principal tarefa é encontrar uma forma de liderar um país dividido para fora da União Europeia.

May anunciou a renúncia na sexta-feira, após não conseguir entregar o Brexit, ampliando a perspectiva de um novo líder que possa buscar um rompimento mais polarizada com a União Europeia, o que pode levar a conflitos com o bloco ou uma possível votação parlamentar.

A chefe de governo detalhou um pacote de medidas com as quais espera ganhar o suporte de alguns deputados do oposição, de modo que a Câmara dos Comuns ratifique o acordo do Brexit, que se o recusou já três vezes.May pediu para os parlamentares apoiem a tramitação para assegurar a saída do Reino Unido da União Europeia antes do recesso estival. Os deputados com o bloco já recusaram três vezes o acordo negociado.

Na sábado 18 de maio o ex-ministro de Relações Exteriores, Boris Johnson, era o claro favorito para suceder a primeira-ministra britânica, Theresa May, segundo uma pesquisa entre filiados do Partido Conservador divulgada neste sábado.

O ministro britânico da Saúde, Matt Hancock, tornou-se o último a se uni à disputa para strocarMay, depois do ex-ministro de Relações Exteriores, Boris Johnson, o atual ministro dessa pasta, Jeremy Hunt, o secretário de Desenvolvimento Internacional, Rory Stewart, e a ex-ministra do Trabalho e Aposentadoria Esther McVey.

Imagina-se que por volta de uma dúzia de candidatos ao todo esteja considerando a liderança. O ministro do Comércio britânico, Liam Fox, e o ex-ministro do Brexit Steve Baker não descartaram a hipótese ao serem questionados no sábado.

Todos os candidatos alegam que podem ter êxito onde May embora a União Europeia tenha, falhou alegado que não renegociaria o tratado firmado com May.

Por outro lado, may também declarou que a legislação para o Brexit que ela planeja exibi ao Parlamento no começo do próximo mês para promulgar o acordo de saída vai incluir “mudanças expressivas complementares para proteger a integridade econômica e constitucional do Reino Unido”.May em discurso declarou: “A realidade é que a menos que tenhamos um acordo que possa obter um extenso suporte dos partidos, depois de três tentativas de garantir o acordo parlamentar, não vamo sair da União Europeia”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United Kingdom

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Disputa para trocar May como premiê aquece no Reino Unido
>>>>>Reino Unido não deixará UE a menos que acordo do Brexit tenha apoio suprapartidário, diz May – (Extraoglobo-pt)
>>>>>May oferece a deputados possibilidade de votar sobre 2º referendo do Brexit – (EfeGeneric)
>>>>>May diz que apresentará projeto de lei do Brexit na 6ª feira – May 22, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>May fará ‘nova e ousada oferta’ ao Parlamento britânico sobre Brexit – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Última manobra de May para aprovar Brexit no Parlamento britânico fracassa – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 May 0 0 PERSON 8 May: 4, (tacit) ele/ela (referent: May): 1, may: 1, ela (referent: may): 1, (tacit) ele/ela (referent: may): 1
2 acordo 115 60 NONE 3 um acordo: 2, O acordo negociado: 1
3 Brexit 0 0 ORGANIZATION 2 o Brexit: 2
4 Theresa May 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Theresa_May): 2
5 União Europeia 0 0 ORGANIZATION 2 a União_Europeia: 2
6 candidatos 0 0 NONE 2 cinco candidatos: 1, Todos os candidatos: 1
7 cargo 0 0 NONE 2 o cargo: 2
8 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
9 nós 0 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
10 realidade 0 0 NONE 2 A realidade: 2