Equador expulsa embaixador da Venezuela após ministro chamar Moreno de mentiroso

Por: SentiLecto

– Depois que um ministro de governo de Venezuela chamou o presidente equatoriano, o Equador expulsou o embaixador da Venezuela de Quito nesta quinta-feira , Lenín Moreno, de mentiroso. Em uma coletiva de jornalismo acontecida na quarta-feira, o titular das Comunicações da Venezuela, Jorge Rodríguez, declarou que Moreno é um “mentiroso” e o acusou de exagerar o número de imigrantes venezuelanos entrando no Equador, que também convidou o encarregado de negócios de sua embaixada em Caracas para consultas, informou o Ministério de Relações Exteriores em um comunicado, durante um discurso na Organização das Nações Unidas . Até 1,9 milhão de venezuelanos já emigraram desde 2015, de acordo com a ONU, escapando de uma crise econômica que redundou na carência de alimentos, medicamentos e outros bens básicos. Esse fluxo vem sobrecarregando outros países da região, inclusive o Equador. O Ministério da Informação da Venezuela não respondeu a um pedido de observação. O presidente socialista Nicolás Maduro declarou que não mais de 600 mil venezuelanos partiram nos últimos dois anos, e a TV estatal cobre diariamente um programa estatal que oferece voos gratuitos para os imigrantes voltarem para casa.

Tendo em vista essas denúncias, o Governo de Moreno resolveu pôr fim à presença da embaixadora, uma medida à qual Caracas não pode aplicar o princípio de reciprocidade porque não há embaixador eqde Equatorial Guineaessa capital.”O Equador não vai tolerar nenhuma mostra de falta de respeito às suas autoridades”, aadicionouo comunicado.

Na terça-feira 25 de setembro Donald Trump não havia conseguido chegar a tempo na sede da Organização das Nações Unidas , em Nova York, para seu segundo discurso na Assembleia Geral, provocando a antecipação do pronunciamento do presidente do Equador, Lenín Moreno. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Venezuela

Cities: Caracas

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Equador expulsa embaixador da Venezuela após ministro chamar Moreno de mentiroso
>>>>>Equador expulsa embaixadora venezuelana do país – October 18, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Equador 0 0 ORGANIZATION 7 (tacit) ele/ela (referent: O Equador): 3, O Equador: 2, o Equador: 2
2 Comunicações da Venezuela 24 0 ORGANIZATION 3 (tacit) eles/elas (referent: as Comunicações_da_Venezuela): 2, as Comunicações_da_Venezuela: 1
3 crise 0 210 NONE 2 uma crise econômica: 2
4 Lenín Moreno 0 80 PERSON 2 Lenín_Moreno de mentiroso: 1, Lenín_Moreno: 1
5 Caracas 0 0 PLACE 2 Caracas: 2
6 comunicado 0 0 NONE 2 um comunicado: 1, o comunicado: 1
7 discurso 0 0 NONE 2 um discurso: 1, seu segundo discurso: 1
8 presidente 0 0 NONE 2 o presidente equatoriano: 1, O presidente socialista: 1
9 programa 0 0 NONE 2 um programa estatal: 2
10 Moreno 0 80 PERSON 1 Moreno: 1