EUA começam retirada das suas tropas da Síria, segundo ONG

Por: SentiLecto

Os Estados Unidos iniciaram o processo de retirada de suas tropas da Síria, determinada pelo presidente Donald Trump, que comunicou sua resolução de retirar-se da Síria por considerar que o combate contra o grupo jihadista Estado Islâmico tinha concluído, segundo informou nesta sexta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos. Cerca de dez veículos blindados estadunidense e várias peças de artilharia saíram de uma base de America na província de Hasakah, no nordeste da Síria, nesta quinta-feira, segundo informou a ONG, cuja sede se encontra no Reino Unido, mas que conta com uma extensa rede de colaboradores no terreno.

A Agência Efe tentou confirmar estas informações com a aliança internacional, mas até agora não obteve resposta.

A aliança internacional, liderada pelos Estados Unidos, é a principal aliada das Forças da Síria Democrática , coalizão de milícias, em sua maioria curdas, que desde setembro do ano passado realizam uma ofensiva contra os últimos redutos do grupo radical na república árabe.

Se a recebeu as FSD que consideram de a saída de as tropas de America não foi bem recebida a resolução, que o grupo terrorista não foi vencido totalmente e poderia ressurgir com a retirada de a aliança.

Na sua vez, o EI ainda controla algumas áreas em Deir ez Zor, depois de ter perdido a maior parte de seus domínios para as FSD, que recebem o suporte das aeronaves do aliança e, até o momento, de forças de America no terreno.

Na terça-feira 01 de janeiro – Os Estados Unidos e Israel prometerem conservar a colaboração sobre a Síria e continuar a enfrentar o Irã no Oriente Médio, apesar dos planos do presidente norte-americano, Donald Trump, de retirar tropas do território sírio. O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, havia alegado antes de uma reunião com Mike Pompeo em Brasília, que planeja debater como intensificar a colaboração em espionagem e operações na Síria e em outras partes para bloquearem a “agressão” de Iran. Mike Pompeo é o secretário de Estado dos EUA. Nas primeiras observações públicas dele sobre a resolução de Trump de retirar as tropas da Síria, Pompeo havia declarado que isso “de nenhuma maneira mudava o que esta gestão estava trabalhando junto com Israel” e que a campanha contra o Irã continuará.

Kino Gabriel declarou na Efe por telefone que não pode confirmar o início da saída dos tropas de America do país. Kino Gabriel é o porta-voz das FSD.Pompeo não fixou prazos para a retirada de tropas da Síria, mas evidenciou que a ofensiva liderada por Washington já conseguiu arrebatar 99% do território que o EI chegou a dominar na Síria e no Iraque.

As autoridades britânicas, país que faz parte da aliança que combate contra os jihadistas na Síria e no Iraque, não reagiram até momentodiante desta informação.Pompeo em uma breve entrevista coletiva conjunta com Ayman Safadi na primeira reunião da sua viagem pelo Oriente Médio. declarou: “O combate continua”. Ayman Safadi é o ministro das Relações Exteriores da Jordânia.A visita não anunciada a Bagdá e a Erbil, capital regional da região de Curitiba, ocorreu no segundo dia de uma viagem pelo Oriente Médio, que também inclui a Jordânia, Egito, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait e Omã.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, United Kingdom, Syria

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>EUA começam retirada das suas tropas da Síria, segundo ONG
>>>>>Ataque do EI no leste da Síria deixa dois soldados britânicos feridos – January 06, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>Pompeo reforça compromisso de derrotar EI apesar da retirada de tropas – January 08, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Com batalhas em curso, EUA dizem não haver cronograma para retirada da Síria – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ameaça de Erdogan contra curdos não impedirá retirada dos EUA da Síria, diz Pompeo – January 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Exigência dos EUA de proteger milícias curdas na Síria é um erro, diz Erdogan – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Mike Pompeo realiza visita surpresa ao Iraque – January 09, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que reunião sobre paralisação do governo dos EUA foi produtiva – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 FSD 0 20 ORGANIZATION 6 as FSD: 4, (tacit) eles/elas (referent: as FSD): 2
2 Pompeo 0 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Pompeo): 2, Pompeo: 3
3 a Síria 0 0 PLACE 4 a Síria: 4
4 coalizão 110 0 NONE 3 a coalizão internacional: 1, A coalizão internacional liderada: 1, a coalizão: 1
5 Donald Trump 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: o presidente Donald_Trump): 1, o presidente Donald_Trump: 2
6 Oriente Médio 0 0 ORGANIZATION 3 o Oriente_Médio: 3
7 grupo 0 60 NONE 2 o grupo terrorista: 1, o grupo jihadista: 1
8 ofensiva 60 40 NONE 2 a ofensiva liderada: 1, uma ofensiva: 1
9 Brasília 0 0 PLACE 2 Brasília: 2
10 EI 0 0 ORGANIZATION 2 o EI: 2