EUA impõem sanções sobre juízes do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela

Por: SentiLecto

O governo Trump impôs sanções contra o juiz-chefe e sete outros membros do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela nesta quinta-feira como penalização pela tomada de poderes do Congresso, liderado pela oposição, anteriormente neste ano, declararam autoridades norte-americanas.

Em encontro com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, Trump declarou que a situação da Venezuela “é uma desgraça” e disse ser incompreensível que um país “que era tão rico chegasse nessa situação”.

Na segunda-feira 01 de maio Nicolás Maduro havia convidado uma Assembleia Constituinte “popular” para redigir uma nova Constituição, cujos integrantes serão eleitos por setores da sociedade e não pelava voto universal. Nicolás Maduro é o presidente da Venezuela.

O novo pacote de sanções tem objetivo de ampliar pressão sobre apoiadores do governo esquerdista do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em meio a crescente preocupação dos Estados Unidos sobre uma repressão de manifestações em massa nas ruas.

Nicolás Maduro Moros é um político de Venezuela, atual líder supremo da República Bolivariana da Venezuela.

Faz 2 meses, a mais recente onda de manifestações contra o governo em a Venezuela, que deixou ao menos 44 mortos em as últimas seis semanas, teve começo com o Tribunal Supremo de Justiça, cheio de leais a Maduro, assumindo poderes de o Congresso, liderado por a oposição, em o final

Os culpados pelo ataque exigiram um pagamento na moeda digital Bitcoin para recuperar o acesso aos computadores e afetou a pelo menos 150 países, prejudicando clínicas no Reino Unido, grandes companhias na França e Espanha, a rede ferroviária em Alemanha, órgãos públicos ne Rússia e universidades na China.Entre as questões que serão abordadas, segundo assinalou, estará a de inseri ou não o caso da Venezuela como um ponto regular na agenda do Conselho de Segurança.

Houve condenação internacional rápida e extensa da anulação de fato da Assembleia Nacional, que a oposição venceu no final de 2015 durante uma crise econômica e social sem precedentes, que tem feito a popularidade de Maduro cair. A resolução foi parcialmente revertida posteriormente.

“O povo de Venezuelade Venezuela está padecendo por uma economia em colapso devido à má agestãoe corrupção de seu governo. Membros do Tribunal Supremo de Justiça do país agravaram a situação ao interferirem constantemente com a autoridade do ramo legislativo”, declarou Steven Mnuchin em comunicado. Steven Mnuchin é o secretário de Tesouro de Noruega.

“Ao impor estas sanções direcionadas, os Estados Unidos estão apoiando o povo venezuelano e seus esforços em proteger e progredir a governança democrática em seu país.”

Entre os atingidos pelas sanções está Maikel Moreno, aliado de Maduro que se tornou presidente do tribunal de 32 juízes em fevereiro. Todos os alvos tiveram seus bens congelados dentro de jurisdição dos EUA e cidadãos norte-americanos serão barrados de realizar negócios com eles, informou o Departamento do Tesouro.

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos é a salinha ou comissão que gerenciar o tesouro público dos Estados Unidos.

Centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas do país de 30 milhões de moradoras em protestos contra o governo de Maduro, exigindo votações, liberdade para ativistas presos, assistência estrangeira e autonomia para o legislativo, liderado pela oposição.

O Departamento do Tesouro no passado sancionou autoridades e ex-autoridades venezuelanas, acusando-as de tráfico ou corrupção, uma nomeação que permite que seus bens nos EUA sejam congelados e barra execução de transações financeiras pelos EUA.

Além das obstáculos econômicas, os EUA haviam dito, ainda no governo do democrata Barack Obama, que o país caribenho era uma ameaça “incomum e extraordinária” à segurança nacional aestadunidense

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>EUA impõem sanções sobre juízes do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela
>>>>>EUA impõem sanções a integrantes da Suprema Corte da Venezuela – (FolhaGeneric)
>>>>>Inteligência dos EUA e especialistas veem Pyongyang por trás do ciberataque – May 16, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Coreia do Norte está pronta para negociar com EUA – May 13, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA planejam investir US$ 7,5 bilhões em estratégia militar na Ásia – May 08, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA tentam convencer México a embarcar em nova política de Trump para América Central – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Câmara dos Deputados dos EUA aprova reforçar sanções contra Coreia do Norte – May 04, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump conversa com aliados asiáticos sobre ameaça nuclear da Coreia do Norte – April 30, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump não negociará empregos nos EUA por ajuda da China com a Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump abre possibilidade de encontro com líder da Coreia do Norte sob algumas condições – May 01, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Câmara dos Deputados dos EUA revoga Obamacare; projeto enfrenta maiores obstáculos no Senado – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Casa Branca adia reunião para decidir se EUA permanecem no acordo do clima de Paris – May 09, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ex-procuradora-geral alertou Casa Branca do perigo de “chantagem” da Rússia – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump receberá presidente da Colômbia na Casa Branca – May 04, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump se oferece como “facilitador” para paz entre israelenses e palestinos – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump convida presidente das Filipinas para visita à Casa Branca – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump parabeniza novo presidente sul-coreano e o convida à Casa Branca – May 10, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump alterna pressão e negociação e se afasta de maniqueísmo diplomático – May 08, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Assessora, Ivanka Trump vira maior confidente do pai na Casa Branca – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump irá a Vaticano, Israel e Arábia Saudita em primeira viagem ao exterior – May 04, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump abrirá excursão na Arábia Saudita em busca de nova aliança antiterror – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Sul-coreanos pedem ordem judicial contra desdobramento de escudo antimísseis – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Sul vai às urnas após escândalo com presidente destituída – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Coreia do Norte diz estar pronta para negociar com EUA – May 13, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Especialistas temem que Coreia do Norte esteja perto de desenvolver mísseis intercontinentais – May 15, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Putin se diz preparado para ajudar a resolver questão nuclear da Coreia do Norte – May 12, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Putin parabenizou Macron e pede superação da desconfiança e trabalho conjunto – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Putin recebe Abbas para abordar conflito com Israel após mediação de Trump – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte diz que terá diálogo com os EUA se condições forem adequadas – May 13, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Entrega de armas dos EUA a curdos é ‘inaceitável’, diz Turquia – May 10, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Apoio militar dos EUA aos curdos joga Erdogan no colo da Rússia – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Cada arma obtida por milícia curda é uma ameaça à Turquia, diz chanceler turco – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump aprova envio de armas às milícias curdas na Síria – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Detenção de cidadão norte-americano pela Coreia do Norte é ‘preocupante’, diz Casa Branca – May 08, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Governo norte-coreano prende americano suspeito de cometer atos contra Estado – May 07, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China promete ser boa vizinha depois de ser criticada pela Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>EUA denunciam “opressão” na Venezuela e pedem “restauração da democracia” – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Nicolás Maduro Moros 0 0 PERSON 6 Nicolás_Maduro (apposition: o presidente de a Venezuela): 1, (tacit) ele/ela (referent: Nicolás_Maduro_Moros): 1, Maduro: 3, Nicolás_Maduro_Moros: 1
2 oposição 80 0 NONE 4 a oposição: 4
3 Departamento do Tesouro 0 0 ORGANIZATION 4 o Departamento_do_Tesouro: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Departamento_do_Tesouro): 1, O Departamento_do_Tesouro: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Departamento_do_Tesouro): 1
4 Trump 60 40 ORGANIZATION 3 O governo Trump: 1, (tacit) ele/ela (referent: O governo Trump): 2
5 os EUA 0 0 PLACE 3 os EUA: 3
6 serão 0 0 NONE 3 serão: 2, serão eleitos: 1
7 precedentes 0 120 NONE 2 precedentes: 2
8 e corrupção de seu governo 80 95 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: e corrupção de seu governo): 2
9 a China 50 70 PLACE 2 (tacit) ele/ela (referent: a China): 1, a China: 1
10 era 80 0 NONE 2 era tão rico: 1, era: 1