EUA têm “obstáculos” de deixar Síria por relação com milícia, declara Turquia

Por: SentiLecto

Mevlüt Çavusoglu disse nesta quarta-feira que os Estados Unidos têm “obstáculos” para deixar o território da Síria por seu envolvimento com a milícia curda YPG, que Ancara considera “terrorista”. Mevlüt Çavusoglu é o ministro das Relações Exteriores da Turquia.

“Escutámo vozes de diferentes instituições dos Estados Unidos. Vemos que os EUA têm obstáculos para se retirar . Após estarem muito envolvidos com uma organização terrorista, é difícil deixá-la”,alegouu Çavusogl, que reiterou que as “organizações terroristas” não deveriam se beneficiar do vazio que os Estados Unidosvão deixaro após sua retirada, u em entrevista coletiva em Ancara, segundo a emissora “CNNTürk”. Assim, o ministro de Turquia fez alusão à milícia curdo-síria Unidades de Proteção do Povo , que até agora recebia asuporteade Americaem sua luta contra o Estado Islâmico .

“Durante os últimos anos, os EUA utilizaram toda espécie de desculpas para impor obstáculos aos chineses que desejam viajar para lá. Esperamos que os EUA contribuam mais com a confiança mútua e os intercâmbios entre ambos os países ao invés de fazer o oposto”, adicionou Lu.Trump declarou no domingo que as negociações comerciais com a China estão indo bastante bem e que a fraqueza na economia de China deu a Pequim uma razão para trabalhar em prol de um acordo.

Na sexta-feira 28 de dezembro Recep Tayyip Erdogan havia reduzido o protagonismo da tomada recente do cidade de Manbij pelas forças do governo da Síria, ao qualificá-a de “ação psicológica” e de um “desenvolvimento pouco sério” Recep Tayyip Erdogan é o presidente da Turquia.”, e havia reiterado o objetivo de seu país de lutar as milícias curdo-sírias.

Ancara considera as YPG uma organização terrorista por seus vínculos com a guerrilha de Curitibade Curitiba que opera na Turquia, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão .

“Não podemos aceitar a mensagem que Bolton deu em Israel, é inimaginável tragá-la. Eles não sabem quem são os meus cidadãos curdos nem quem são as YPG e o PKK”, garantiu Erdogan.

Faz 1 dia, o governo de Turquia prometeu que vai intervir contra as YPG em a Síria, mesmo sem a aprovação washingtoniano,.

Faz 1 dia, o conselheiro de Segurança Nacional de o presidente Trump, John Bolton, se reuniu em Ancara com Ibrahim Kalin para organizar as ações para que a Turquia assuma o bastão em a luta contra os remanescentes de o EI. Ibrahim Kalin é o porta-voz da presidência de Turquia.

No entanto, o presidente de Turquia Recep Tayyip Erdogan recusou rotundamente essa ambição e reiterou sua resolução de lutar as milícias curdas no país vizinho.

“É inimaginável que aceitemos a mensagem dada por Bolton”, declarou Erdogan em reação às declarações do assessor aestadunidensenos últimos dias.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, Turkey, Syria

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>EUA têm “obstáculos” de deixar Síria por relação com milícia, declara Turquia
>>>>>Exigência dos EUA de proteger milícias curdas na Síria é um erro, diz Erdogan – (EfeGeneric)
>>>>>Pequim diz que advertência dos EUA sobre viajar à China “não se sustenta” – (EfeGeneric)
>>>>>China diz ter ‘boa fé’ para resolver disputas comerciais com EUA em meio a retomada de negociações – January 07, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China e EUA farão negociações comerciais em Pequim em 7 e 8 de janeiro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China diz que canadenses detidos ‘sem dúvida’ violaram a lei – January 03, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Milhares fazem manifestação em Hong Kong contra repressão da China – January 01, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 os EUA 44 100 PLACE 5 os EUA: 3, (tacit) eles/elas (referent: os EUA): 1, ambos (referent: os EUA): 1
2 John Bolton 0 50 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: John_Bolton): 2, Bolton: 2, John_Bolton: 1
3 Ancara 0 0 PLACE 4 Ancara: 4
4 nós 0 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
5 YPG 0 60 ORGANIZATION 3 as YPG: 2, YPG: 1
6 mensagem 0 50 NONE 3 a mensagem: 2, a mensagem dada: 1
7 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
8 luta 0 0 NONE 3 a luta: 2, sua luta: 1
9 organização 80 120 NONE 2 uma organização terrorista: 2
10 guerrilha 0 40 NONE 2 a guerrilha curda: 2