EUA vão mandar 89 agentes da Segurança Interna para Guatemala, declara documento

Por: SentiLecto

Em 2 meses, o Departamento de Segurança Interna irá realçar até 89 agentes para a Guatemala até o final por conta de um acordo conjunto para conter a imigração ilegal e fortalecer a segurança de fronteiras, de acordo com um documento oficial visto nesta terça-feira pela Reuters.

– Os Estados Unidos pediram ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas que o órgão faça uma reunião a portas fechadas na segunda-feira para tratar sobre o Irã, declararam diplomatas. A missão dos EUA na ONU em nota a colegas do conselho vista pela Reuters declarou: “Vamo informar o conselho sobre os mais recentes desdobramentos com relação ao Irã e exibiremos informações complementares da nosso inquérito sobre os recentes incidentes com navios-tanques”.

No domingo 02 de junho autoridades do governo de Noruega haviam declarado que as tarifas sugeridas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as importações de Mexico não irão interferir na conclusão de um convênio comercial da América do Norte e haviam sido projetadas para pressionar o México em conversas sobre imigração.

Faz 1 mês, o secretário assinou o acordo em exercício de o Departamento de Segurança Interna, Kevin McAleenan, e pelo ministro do Interior da Guatemala, Enrique Degenhart.

O documento não faz referência à pchancede que a Guatemala possa atuar como um país seguro de “terceira via” para imigrantes que busquem asilo. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na semana passada que a Guatemala estava se preparando para assinar o acordo.

De acordo com o documento, o setor mandaria até 65 agentes alfandegários e de proteção de fronteiras, e até 24 agentes de Imigração e Execução Alfandegária .

O acordo conjunto declara: “Os participantes pretendem compartilhar informação, práticas ideais e experiências”.

Em resposta a um pedido de observação da Reuters, um porta-voz do setor se referiu a um pronunciamento telefônico àoijornalismofeito no icomeçodo mies no qual uma autoridade do dsetorddeclarouque ese os emandariamera mbastantecedo para ddeclararquantos agentes mas que se os estimavam “entre dezenas e 100″.

Degenhart declarou a jornalistas posteriormente que a Guatemala estava envolvida em debates com os Estados Unidos sobre a contenção da imigração, mas que não aceitaria a proposta de ser um país que servisse como terceira via segura para os imigrantes.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>EUA vão mandar 89 agentes da Segurança Interna para Guatemala, declara documento
>>>>>EUA pedem que Conselho de Segurança da ONU faça reunião sobre Irã na 2ª-feira – June 21, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 acordo 90 0 NONE 3 um acordo conjunto: 1, O acordo: 1, o acordo conjunto: 1
2 Guatemala 0 0 ORGANIZATION 3 a Guatemala: 3
3 documento 0 0 NONE 3 um documento oficial visto: 1, o documento: 1, O documento: 1
4 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
5 Donald Trump 0 0 PERSON 2 Donald_Trump: 1, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1
6 Enrique Degenhart 0 0 PERSON 2 Degenhart: 1, Enrique_Degenhart: 1
7 Imigração 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Imigração): 1, Imigração: 1
8 Irã 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: o Irã): 1, o Irã: 1
9 Os Estados_Unidos 0 0 PLACE 2 os Estados_Unidos: 1, Os Estados_Unidos: 1
10 agentes 0 0 NONE 2 89 agentes: 1, 24 agentes: 1