Evo utiliza discurso na Cúpula das Américas para defender Lula

Por: SentiLecto

O presidente da Bolívia, Evo Morales, utilizou discurso na plenária presidencial da Cúpula das Américas para defender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso há uma semana em Curitiba, condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

– Advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem exibi um recurso para tentar reverter a resolução de sábado do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal , que pretendia interromper a ordem de prisão decretada pelo juiz federal Sérgio Moro ao petista pela condenação no processo do triplex do Guarujá , informou à Reuters um dos defensores dele, Sepúlveda Pertence, nesta segunda-feira. No final da manhã de sábado, Fachin recusou pedido para conceder uma liminar para evitar a prisão de Lula. Pouco depois dessa resolução, o ex-presidente alegou em discurso no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo , que iria se entregar – o que, de fato, aconteceu no começo daquela noite. O recurso contra a liminar recusada, que ainda não está pronto, deve ser exibido até terça-feira. Ainda não se sabe se vai haver um pedido para que Fachin, relator da reclamação, reveja sua resolução ou a submeta para apreciação da Segunda Turma do STF. A ação, que foi inicialmente exibida na sexta-feira à noite, contestava o fato de não ter sido econcluídaa pchancede se aexibinovos recursos nesse processo perante o TRF-4, bem como o de que houve a afronta a uma dresoluçãodo plenário do STF que a erealizaçãoprovisória da pena em segunda instância não é automática e ainda precisa ser fundamentada. Fachin, entretanto, recusou esses argumentos no sábado. “Quanto à pchancede apresentação de recursos defensivos dotados de eefetividadesuspensiva, anoto que já decidi que otal acaracterística, aassinaladospor a defesa como cabíveis em tese , não caracteriza os embargos de declaração, aalegouo ministro do STF.Nicolás Maduro alegou nesta segunda-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva padeceu um “julgamento falso” que o modificou em um “preso político”. Nicolás Maduro é o presidente da Venezuela.

Na quinta-feira 05 de abril Manuel Zelaya, que havia sido deposto da presidência de Honduras em 2009, havia alegado que o processo judicial contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se devia ao fato de que havia enfrentado os Estados Unidos e não havia obedecido quem conduzia o Brasil.

“Irmão Lula, não se pode encarcerar a consciência de um povo. Foi declarado textualmente, não existe provas contra Lula, que o Brasil padece seu pior golpe contra a democracia”, escreveu Evo no dia da prisão de Lula, , mas convicções”, declarou Evo.

Brasil ocupa o 103º lugar, entre 180 países, na Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa 2017 da RSF.registraram-se outras agressões em os dias anteriores, em outros pontos de o país, em protestos contra e em defesa de Lula, contra repórteres de a ” Bandnews FM ” e de o jornal ” Correio Brazilense “, que foram agredidos em São Paulo e Brasília, respectivamente.

Morales defendeu Lula diversas vezes em sua conta no Twitter desde a prisão do ex-presidente. “Votação sem Lula é fraude, prisão sem julgamento justo e sem provas é um crime.

“Temos que declarar com toda transparência: a principal ameaça contra a democracia, contra a paz, a liberdade, contra a mãe terra, é o governo dos Estados Unidos. Não tenho medo de declarar publicamente”, declarou. “Nosso irmão Maduro não está sentar-se conosco por pressão dos Estados Unidos. A OEA tem que decidir é um instrumento de organização ou um instrumento de exclusão, um marionete de um poder neocolonial”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Evo utiliza discurso na Cúpula das Américas para defender Lula
>>>>>RSF denuncia agressões a jornalistas no Brasil durante prisão de Lula – April 09, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>STF rejeita pedido de habeas corpus de Lula e deixa o ex-presidente mais perto da prisão – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>STF nega habeas corpus ao ex-presidente Lula – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>PT critica decisão do STF e alega ser “mais uma violência” contra Lula – April 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Milhares de pessoas pressionam STF nas ruas por prisão de Lula – April 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>STF inicia votação que decidirá liberdade do ex-presidente Lula – April 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Advogados de Lula devem tentar reverter decisão de Fachin – April 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Lula, “tranquilo”, se resguarda a espera da prisão – April 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Maduro afirma que Lula é “preso político” que sofreu “julgamento falso” – April 10, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Parlamentares do Mercosul e da Eurocâmara apoiam Lula – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Maduro classifica de “injustiça” processo contra Lula para impedir eleição – April 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Moro decreta prisão de Lula e prazo para que se entregue até as 17h de amanhã – April 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Supremo Tribunal nega habeas corpus ao ex-presidente Lula – April 05, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Lula 0 0 PERSON 7 Lula: 4, Lula diversas: 1, Irmão_Lula: 1, (tacit) ele/ela (referent: Lula): 1
2 Edson Fachin 0 40 PERSON 6 o ministro Edson_Fachin: 1, Fachin: 3, a (referent: Fachin): 1, (tacit) ele/ela (referent: Fachin): 1
3 julgamento 75 160 NONE 3 julgamento justo: 1, um julgamento falso: 2
4 Luiz Inácio Lula da Silva 0 75 PERSON 3 o (referent: o ex-presidente Luiz_Inácio_Lula_da_Silva): 1, o ex-presidente Luiz_Inácio_Lula_da_Silva: 2
5 Manuel Zelaya 100 0 PERSON 3 Manuel_Zelaya: 2, (tacit) ele/ela (referent: Manuel_Zelaya): 1
6 eu 20 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
7 ação 0 0 NONE 3 A ação apresentada em a: 3
8 decisão 0 0 NONE 3 decisão: 1, a decisão: 1, sua decisão: 1
9 fato 0 0 NONE 3 o fato: 3
10 o Brasil 0 0 PLACE 3 o Brasil: 2, Brasil: 1