Exército sírio anuncia que recuperou controle de barragem perto de Palmira

Por: SentiLecto

O exército da Síria anunciou nesta terça-feira que recuperou o controle da barragem de Abu Qila, ao noroeste da cidade monumental de Palmira, no leste do país, segundo a agência de notícias oficiais “Sana”.

Palmira foi uma antiga cidade semita, situada num oásis perto da atual cidade de Tadmor, na província de Homs, no centro da Síria Damasco. O centro da Síria é 215 quilômetro a nordeste da capital síria.

A agência, que mencionou uma fonte militar, alegou que unidades militares recomeçaram a barragem após matar dezenas de combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico .

A “Sana” adicionou que os soldados abortaram um ataque dos extremistas em vários eixos da área de El Qariatain, ao oeste palmelense.

Também houve enfrentamentos entre ambos grupos nas imediações de várias posições militares nas áreas de Futhat al Mahsa, Zaniat al Mzaible e na barragem de El Qariatain.

Faz 4 meses, de o ano passado, o EI arremessou uma ofensiva contra o leste de a província de Homs, onde tomou o controle de várias áreas, entre elas Palmira, em dezembro.

Os enfrentamentos continuaram em outras partes do leste de Homs, em uma tentativa das autoridades de ganhar terreno contra o EI nesta região, fronteiriça com o Iraque, desde que o exército sírio expulsou os jihadistas da cidade monumental.

— O grupo jihadista Estado Islâmico usou armas químicas em um ataque contra as forças de Iran que combatem para recomeçar a cidade de Mossul, alegou neste domingo o exército do país. Segundo o general Yahya Rasool, porta-voz do Comando Operativo Conjunto do Iraque, seis soldados padeceram obstáculos respiratórios e receberam tratamento em uma clínica. Se começou um inquérito para determinar qual espécie de gás foi utilizado. “Os terroristas do Estado Islâmico trataram de bloquear a progressão de nossas forças usando canhões carregados com substâncias químicas tóxicas, mas restringiram-se os conseqüência “, declarou o comando conjunto de as operações que organiza as forças que participam de a luta contra os jihadistas,. O ataque aconteceu no sábado, segundo o exército, que não informou nenhuma morte. Os jihadistas já utilizaram no passado essa espécie de arma contra o exército de Iran, mas restringiu-se seu conseqüência sempre . Militares declararam que já foram distribuídas máscaras antigas e outros equipamentos de proteção às tropas. Faz 6 meses, as forças pró-governamentais, apoiadas por uma aliança internacional dirigida por os Estados Unidos, arremessaram uma ampla ofensiva para tirar Mossul segunda maior cidade de o Iraque, de as mãos de o EI, que a tomou em junho de 2014,. No final de janeiro, o exército de Iran conseguiu tirar o grupo da parte oriental de Mossul, que é dividida em duas partes pelo rio Tigre. Faz 2 meses, as forças iraquianas começaram a luta para recomeçar o Oeste de Mossul, mas progridem lentamente entre ruas densamente habitadas.

Na terça-feira 11 de abril o grupo terrorista Estado Islâmico dominava somente 6,8% do território de Iraque, frente aos 40% que tinha sob seu controle no ano de 2014, havia informado um dirigente militar de Iran.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Syria, Colombia

Cities: Palmira

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Exército sírio anuncia que recuperou controle de barragem perto de Palmira
>>>>>EI usou armas químicas contra forças iraquianas, diz Exército – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 forças 60 0 NONE 5 as forças iraquianas: 2, as forças: 2, As forças pró-governamentais apoiadas: 1
2 exército 0 0 NONE 5 o exército sírio: 1, o exército: 2, o exército iraquiano: 2
3 soldados 0 115 NONE 2 seis soldados: 1, os soldados: 1
4 grupo 0 60 NONE 2 o grupo terrorista: 1, O grupo jihadista: 1
5 %40 0 0 NONE 2 os %40: 2
6 EI 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: o EI): 1, o EI: 1
7 Estado_Islâmico 0 0 PLACE 2 Estado_Islâmico: 2
8 Mossul 0 0 PLACE 2 Mossul: 2
9 Palmira 0 0 PLACE 2 Palmira: 2
10 agência 0 0 NONE 2 A agência: 2