Exército vai ser “implacável” contra interferência na votação de Nigeria, declara presidente

Por: SentiLecto

Muhammadu Buhari informou nesta segunda-feira que qualquer um que tentar interferir votação de Nigeria, que foi protelada por uma semana, vai estar colocando sua vida em risco e criticou a delegação eleitoral de incompetência. Muhammadu Buhari é o presidente da Nigéria.

“Após uma cautelosa revisão da implementação do plano logístico e operacional, e tendo em vista a resolução de realizar votações livres, justas e confiáveis, a Comissão deduziu que o processo de votações conforme programado já não é mais possível”, alegou o presidente da CENI, Mahmood Yakubu.

Na terça-feira 22 de janeiro pelo menos uma pessoa havia falecido e 50 haviam ficado feridas após o desabamento de um palco habilitado para um ato de campanha eleitoral do presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, haviam informado os veículos de jornalismo locais.

A Comissão Nacional Eleitoral Independente protelou em uma semana a votação no sábado, no momento em que alguns dos 84 milhões de eleitores de Nigeria já estavam a percurso de suas seções de eleição.

Buhari declarou que qualquer um que tentar roubar ou arruinar urnas e materiais de eleição da votação agora calculada para acontecer no próximo sábado vai ser tratado com firmeza.

“Eu dei aos militares e à polícia instruções para serem implacáveis. Nós não vamos ser culpados pelo mau comportamento da votação”, declarou durante reunião de emergência de membros graduados de seu partido Congresso de Todos os Progressistas , na capital Abuja.

Buhari declarou que qualquer um que tentar intimidar eleitores ou interferir na eleição “o vai fazer às custas de sua própria vida”.

Se foram capazes de tolerar quatro anos de má gestão, por outro lado, apesar de classificar como “inadmissível” este deferimento, Atiku pediu aos eleitores do PDP que não caiam em provocações e conservem a paz, destacando que poderão suportar mais alguns dias mais.

O oposicionista Partido Democrático Popular está insinuando que Buhari estaria por trás do deferimento para se conservar no poder. Buhari é um ex-ditador militar que foi eleito presidente em 2015.

Já a legenda governista acusa o PDP de ser culpada pela mudança de datas e de estar conspirando com autoridades da delegação eleitoral.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Nigeria

Cities: Abuja

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Exército vai ser “implacável” contra interferência na votação de Nigeria, declara presidente
>>>>>Oposição culpa presidente Buhari pelo adiamento das eleições na Nigéria – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 um 0 0 NONE 7 qualquer um: 7
2 Muhammadu Buhari 0 0 PERSON 6 (tacit) ela (referent: Muhammadu_Buhari): 1, (tacit) ele/ela (referent: Muhammadu_Buhari): 3, Muhammadu_Buhari: 1, Muhammadu_Buhari (apposition: O presidente de a Nigéria): 1
3 eu 0 88 NONE 4 (tacit) eu: 4
4 Buhari 0 1 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Buhari): 1, Buhari: 2, Buhari (apposition: um ex-ditador militar): 1
5 as custas de sua própria vida 0 3 NONE 3 (tacit) eles/elas (referent: as custas de sua própria vida): 3
6 PDP 0 50 ORGANIZATION 2 o PDP: 2
7 Comissão 0 20 ORGANIZATION 2 a Comissão: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Comissão): 1
8 adiamento 0 0 NONE 2 o adiamento: 1, este adiamento: 1
9 eleição 0 0 NONE 2 eleição nigeriana: 1, eleição: 1
10 a comissão eleitoral de incompetência 0 150 NONE 1 a comissão eleitoral de incompetência: 1