Frustrados com negociações climáticas, ativistas jogam esterco diante de domo da ONU em Madri

Por: SentiLecto

Ativistas ambientais jogaram esterco de cavalo e fizeram simulações do lado de fora do local onde era realizada a domo climático da ONU em Madri neste sábado, dizendo sua frustração com o fracasso dos líderes globais em tomar medidas expressivas contra o aquecimento mundial.

Programaram-se as ações lideradas por o grupo Extinction Rebellion, para coincidir com o fechamento de o domo COP25, onde os negociadores não conseguiram chegar a um acordo sobre como implementar o acordo climático de Paris de 2015.

Extinction Rebellion em comunicado isse: “Assim como reorganizar as espreguiçadeiras no Titanic, essa brincadeira da COP de contabilidade de carbono e negociação do Artigo 6 não é proporcional à emergência planetária que enfrentamos”,.

Guterres declarou: “Acho que seria bastante importante dar um sinal com esta COP sobre o protagonismo da adaptação, porque a mudança climática já está provocando consequências abomináveis, sobretudo em países frágeis, como as pequenas ilhas ou os Estados africanos, que padecem com secas abomináveis ou tormentas devastadoras”.A melhoria tortuosa das conversas contrapõe bastante com a explosão de ativismo climático vista no ano passado, dos protestos coloridos do Extinction Rebellion para bloquear o tráfego nas cidades às greves estudantis inspiradas pela ativista adolescente Greta Thunberg, que falou naocdomodesta semana.

Quando o acordo de Paris entra em um período de implementação, doze membros do grupo estavam em blocos de gelo derretendo, com laços apertados em volta do pescoço para simbolizar os 12 meses restantes até a próxima domo.

Na sua vez, mas Guterres torce para que as conversas concluam na sexta-feira com um sinal forte de que os governos estão dispostos a exibi planos climáticos mais ousados em 2020, ano visto como um ‘tudo ou nada’ para o processo de Paris.

Anexada à pilha de esterco havia uma pequena mensagem para os líderes ddeclarando”a merda para aqui”.

“Ainda não é suficiente, mesmo que eles cheguem a um acordo. Esta é a 25ª COP que eles tiveram e nada mudou realmente”, declarou à Reuters a manifestante Emma Deane do seu lugar no topo de um bloco de gelo, segurando sua filha nos braços.

Guterres em uma entrevista à Reuters ddeclarou “Precisamos que os grandes emissores ecompreendamque seu papel é eimprescindível porque se os grandes emissores fracassarem, tudo fvai fracassar.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: France

Cities: Paris

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Frustrados com negociações climáticas, ativistas jogam esterco diante de domo da ONU em Madri
>>>>>ENTREVISTA–Chefe da ONU diz que ‘estamos condenados’ sem ações climáticas mais ousadas – December 11, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Estoque de oxigênio nos oceanos caiu 2% e seguirá tendência, aponta relatório – (EfeGeneric)
>>>>>Secretário-geral da ONU diz haver tempo para a COP25 ser “muito relevante” – December 11, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>Conversa de políticos é vazia diante de aumento de emissões, dizem ativistas climáticos – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Guterres 80 0 PERSON 3 Guterres: 3
2 os líderes 0 0 NONE 3 eles (referent: os líderes): 2, (tacit) eles/elas (referent: os líderes): 1
3 consequências 0 160 NONE 2 consequências terríveis: 2
4 grandes 100 90 NONE 2 os grandes emissores: 2
5 uma pequena mensagem 80 10 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: uma pequena mensagem): 2
6 eu 4 6 NONE 2 (tacit) eu: 2
7 sinal 160 0 NONE 2 um sinal forte: 2
8 acordo 60 0 NONE 2 um acordo: 2
9 COP 0 0 ORGANIZATION 2 a 25ª COP: 2
10 Extinction Rebellion 0 0 ORGANIZATION 2 o Extinction_Rebellion: 1, o grupo Extinction_Rebellion: 1