Grupo de Lima condena prisão de parlamentar de oposição da Venezuela

Por: SentiLecto

A prisão do primeiro vice-presidente do Congresso de Venezuela, Edgar Zambrano, e a retirada da imunidade de vários deputados é “inconstitucional” e atenciosa contra os princípios democráticos e os direitos humanos, alegou nesta quinta-feira o Grupo de Lima, que ainda que a Assembleia Nacional é o “único órgão” que pode interromper a imunidade dos parlamentares na Venezuela, em comunicado, o bloco regional alegou.

O próprio Zambrano em sua conta no Twitter declarou: ” Ao negar-nos a sair do nosso veículo, usaram um guindaste para transferir-nos de forma forçada diretamente ao Helicoide “.Funcionários do Serviço BolivarianÉdgar Zambrano que teve sua imunidade parlamentar suspensa pela governista Assembleia Nacional Constituinte depois de ter apoiado o fracassado levante militar contra o governo. Édgar Zambrano é o primeiro vice-presidente do parlamento da Venezuela. Édgar Zambrano é o primeiro vice-presidente do parlamento da Venezuela.

Na terça-feira 30 de abril – O Grupo de Lima disse “pleno respaldo” ao movimento popular liderado por Juan Guaidó e renovou o pedido às Forças Armadas da Venezuela para que mdemonstremlfidelidadeao autoproclamado presidente interino daquele país. “Os governos de Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela, membros limarenses, diziam seu pleno respaldo ao processo constitucional e popular empreendido pelo povo de Venezuela, sob a liderança do presidente encarregado, Juan Guaidó.” Em comunicado, o grupo havia exigido o respeito à vida e liberdade de todos venezuelanos, em particular os membros da Assembleia Nacional e líderes da oposição. O grupo também havia exigido que o presidente Nicolás Maduro conclua “a usurpação” para que se comece uma transição democrática na Venezuela.

Argentina assinou o comunicado , Brasil , Canadá , Chile , Colômbia , Costa Rica , Guatemala , Honduras , Panamá , Paraguai , Peru e representantes de o líder inimigo Juan Guaidó que é reconhecido por vários países , como chefe de Estado da Venezuela.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Venezuela, Peru, Panama, Honduras, Guatemala, Colombia, Chile, Canada, Brazil, Argentina

Cities: Panama

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Grupo de Lima condena prisão de parlamentar de oposição da Venezuela
>>>>>Serviço de Inteligência da Venezuela detém vice-presidente do parlamento – May 09, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Guaidó afirma que governo de Maduro pretende desintegrar parlamento – May 09, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Convocação de Guaidó aos quartéis tem baixa adesão na Venezuela – May 05, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>OEA aprova apoio dos militares da Venezuela a Guaidó – April 30, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Guaidó anuncia que militares “deram passo” para se unir à oposição – April 30, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministro da Defesa da Venezuela diz que Forças Armadas seguem ao lado de Maduro – April 30, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Evo Morales condena “energicamente tentativa de golpe de Estado na Venezuela” – April 30, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Guaidó deixa manifestação em base aérea de Caracas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Centenas de venezuelanos tomam ruas de Caracas em apoio a Guaidó – April 30, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Gás lacrimogêneo é disparado contra Guaidó durante reunião com grupo de homens em uniformes militares – April 30, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Édgar Zambrano 160 40 PERSON 4 o próprio Zambrano: 1, A prisão de o primeiro vice-presidente de o Congresso venezuelano Edgar_Zambrano: 1, Édgar_Zambrano (apposition: o primeiro vice-presidente de o parlamento de a Venezuela): 2
2 Juan Guaidó 0 0 PERSON 4 Juan_Guaidó: 4
3 Grupo de Lima 0 0 ORGANIZATION 3 o Grupo_de_Lima: 2, O Grupo_de_Lima: 1
4 comunicado 0 0 NONE 3 O comunicado: 1, comunicado: 2
5 Assembleia Nacional 0 0 ORGANIZATION 2 a Assembleia_Nacional: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Assembleia_Nacional): 1
6 Venezuela 0 0 ORGANIZATION 2 a Venezuela: 2
7 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
8 grupo 0 0 NONE 2 o grupo: 1, O grupo: 1
9 órgão 0 0 NONE 2 o único órgão: 2
10 o fracassado levante militar 0 105 NONE 1 o fracassado levante militar: 1