YasinRantisiHamasWahlkampf.jpg

Hamas dissolve gestão em Gaza em investida por unidade na Palestina

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Yasin Rantisi Hamas Wahlkampf

O grupo de Palaos muçulmano Hamas declarou neste domingo que dissolveu sua gestão em Gaza e que consente em realizar votações gerais para acabar com uma estendida disputa com o movimento Fatah, do presidente Mahmoud Abbas. Quando o Hamas, que continuou a conduzi a Faixa de Gaza, obteve um triunfo surpresa que preparou o terreno para um rompimento político, realizou-se palestina a última votação legislativa em 2006. Faz 10 anos, Hamas e Fatah frear um curto combate civil em Gaza e, desde então, o Hamas conduziu o pequeno enclave costeiro.

Entre novas medidas, estabelecia-se um controle misto dos postos fronteiriços e a absorção dos agentes de segurança do Hamas na nova Polícia que seria formada.

Na quinta-feira 31 de agosto de longe, parecia uma obra como qualquer outra. Máquinas de perfuração, guindastes e betoneiras faziam barulho e algo em torno de 1.500 operários trabalhavam dia e noite perto da cidade de Netivot, no sul de Israel.

O Hamas é uma organização de Palaos, de orientação sunita, que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam.

Fatah ou Al-Fatah, é uma organização política e militar, fundada em 1959 pelo engenheiro Yasser Arafat e Khalil al-Wazir.

Inúmeras tentativas desde 2011 para reconciliar os dois movimentos e formar um governo com partilha de poder em Gaza e na Cisjordânia falharam até agora. Faz 3 anos, Hamas e Fatah consentiram em formar um governo de reconciliação nacional, mas

Esse convênio, ao qual aderiram as 11 facções de Palaos e que não chegou a ser posto em prática, devolvia o poder de administração administrativa do território à ANP, se bem que mconservavaparte do poder do Hamas no aparelho de segurança e policial.

O Hamas declarou em um comunicado neste domingo que dissolveu seu governo, que vai permitir que o governo de reconciliação funcione em Gaza e que consente em realizar votações e entrar em negociações com o Fatah.

Mahmoud Aloul deu boas-vindas cuidadosas na posição do Hamas. Mahmoud Aloul é uma autoridade sênior do Fatah.”Se esta é uma declaração do Hamas, então é um sinal positivo”, declarou ele à Reuters. “Nós, no movimento Fatah estamos prontos para implementar a reconciliação”.

Representantes de Abbas, que estão em Nova York em função da Assembleia Geral da Nações Unidas nesta semana, não puderam ser contatados para comentar.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United Kingdom

Cities: York

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Hamas dissolve gestão em Gaza em investida por unidade na Palestina
>>>>>Hamas aceita devolver poder em Gaza à Autoridade Nacional Palestina – September 17, 2017 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Hamas 40 0 ORGANIZATION 8 (tacit) ele/ela (referent: Hamas): 1, islâmico Hamas: 2, O Hamas: 2, o Hamas: 3
2 Gaza 0 0 PLACE 5 Gaza: 5
3 organização 80 15 NONE 2 uma organização política: 1, uma organização palestina: 1
4 vitória 230 0 NONE 2 uma vitória surpresa: 2
5 Mahmoud Abbas 25 0 PERSON 2 Mahmoud_Aloul (apposition: uma autoridade sênior de o Fatah): 1, o presidente Mahmoud_Abbas: 1
6 Hamas e Fatah 0 0 ORGANIZATION 2 Hamas e Fatah: 2
7 Representantes de Abbas 0 0 ORGANIZATION 2 Representantes_de_Abbas: 2
8 a nova Polícia 0 0 PLACE 2 a nova Polícia: 2
9 comunicado 0 0 NONE 2 um comunicado: 2
10 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2