Indonésia prorroga busca por vítimas de calamidade; sismo em Java mata 3

Por: SentiLecto

PALU, Indonésia – A Indonésia prorrogou nesta quinta-feira as buscas por vítimas do sismo de magnitude 7,5 e do tsunami na ilha de Sulawesi a pedido dos familiares das muitas pessoas ainda sumidas, informou a agência nacional de mitigação de calamidades.

Faz 1 mês, enquanto parentes torciam, cerca de 10 mil agentes de resgate se empenhavam em o que teria sido em as ruínas de a cidade litorânea palatinas, atingida por a calamidade duplo para que seus entes desejados fossem encontrados em o dia 28 de setembro para receberem um funeral merecedor.

Mas o porta-voz da agência de calamidades declarou durante um boletim àoijornalismoem Jacarta que a busca cvai continuaraté a noite de sexta-feira.

O saldo oficial de mortes chegou a 2.073. Ninguém sabe quantas pessoas ainda podem ser encontradas nos bairros arrasados palatinos, mas podem chegar a 5 mil, declarou a agência de calamidades.

Ele veio na maneira de um sismo de magnitude 6 no litoral das ilhas de Java e Bali na manhã desta quinta-feira,, se ainda fosse necessário algum lembrete das placas tectônicas indonésioindonésio que matou três pessoas em Java, lesou construções e provocou pânico.

Encontros anuais do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial ocorrem nesta semana em Bali e contam com a presença de mais de 19 mil delegados e outros convidados, incluindo ministros, chefes de bancos centrais e líderes de alguns países.

DUA, Indonésia – Um sismo de magnitude 6 atingiu as ilhas indonésias de Java e Bali na quinta-feira , informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, matando três pessoas em Java, lesando alguns construções e provocando pânico entre os habitantes. O sismo, localizado no oceano de Bali, também abalou construções na ilha e alguns habitantes deixaram suas casas na capital de Bali, Denpasar. As reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial estão sendo realizadas esta semana em Bali e com a participação de mais de 19.000 autoridades e outros convidados, incluindo ministros, chefes de bancos centrais e alguns líderes. Depois que edifícios desmoronaram enquanto as pessoas dormiam, as três mortes acontecidas em Java ocorreram , declarou Sutopo Purwo Nugroho em um comunicado. Sutopo Purwo Nugroho é porta-voz da agência de guerrazinha a calamidades indonésios. A Indonésia padeceu um forte sismo de magnitude 7,5 e tsunami no mês passado na ilha de Sulawesi, que matou mais de 2.000 pessoas.

Faz 6 meses, a Indonésia começou a campanha eleitoral de as votações presidenciais que colocava por a segunda vez o presidente, Joko Widodo e o ex-general, Prabowo Subianto, frente e frente de o abril próximo,, em o domingo 23 de setembro que colocava pela segunda vez o presidente, Joko Widodo e o ex-general, Prabowo Subianto, frente e frente, e nas quais seria essencial a economia e o voto islâmico mais conservador.

Em Palu, no litoral oeste de Sulawesi, centenas de quilômetros a leste de Bali, sobreviventes aguardavam notícias junto aos escombros que enquanto trabalhadores e escavadeiras operavam, enterraram seus parentes.

“Não tenho mais lágrimas, só o que desejo é encontrá-los”,declaroue Ahmad, agricultor de 43 anos que esperava junto a uma pilha de destroços que um dia foi sua casa no bairro de Balaroa, em Palu.

Sua esposa e suas duas filhas estão sumidas nas ruínas.

Quando um sismo abala um terreno suave e úmido, a liquefação que ocorre devastou Balaroa e outros bairros de Palu , e o modifica em um líquido viscoso e turvo.

“Ela é tudo que me sobrou. Tudo que eu tinha, todo o resto, se foi”, declarou.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Indonesia

Cities: Palu

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Indonésia prorroga busca por vítimas de calamidade; sismo em Java mata 3
>>>>>Terremoto deixa 3 mortos na ilha indonésia de Java – October 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Terremoto de magnitude 7 atinge Papua-Nova Guiné, diz serviço geológico dos EUA – October 10, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 60 0 NONE 6 (tacit) eu: 4, me: 1, eu: 1
2 tudo 0 0 NONE 4 Tudo: 2, tudo: 2
3 a Indonésia 0 75 PLACE 3 a Indonésia: 1, A Indonésia: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Indonésia): 1
4 edifícios 50 40 NONE 3 prédios: 1, edifícios: 2
5 ninguém 0 40 NONE 3 ele (referent: Ninguém): 1, (tacit) ele/ela (referent: Ninguém): 2
6 Balaroa 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Balaroa): 2, Ela (referent: Balaroa): 1
7 Bali 0 0 PERSON 3 Bali: 3
8 Palu 0 0 PLACE 3 o (referent: Palu): 1, Palu: 2
9 pessoas 0 0 NONE 3 pessoas: 1, três pessoas: 1, as pessoas: 1
10 esta 0 100 NONE 2 esta: 2