Irã vai expandir relações com Líbano e Hezbollah, apesar de pressão dos EUA

Por: SentiLecto

O Irã alegou neste domingo que vai expandir suas relações com o Líbano, apesar da chamada “provocativa e intervencionista” do secretário de Estado de Noruega Mike Pompeo para Beirute selecionar um lado, informou a TV pública de Iran.

Em uma turnê regional para angariar suporte a uma abordagem mais rígida de Washington contra Teerã, Pompeo declarou na sexta-feira que o Líbano precisava tomar uma resolução – “Progredir valentemente como uma nação independente e orgulhosa, ou permitir que pretensões obscuras do Irã e do Hezbollah ditassem seu futuro”.

Pompeo, que faz uma turnê pelo Oriente Médio para angariar suporte ao endurecimento de WasHassan Nasrallah no qual pede financiamento aos apoiadores do grupo como prova de que a pressão norte-americana está funcionando. Hassan Nasrallah é o líder do Hezbollah. Hassan Nasrallah é o líder do Hezbollah. Hassan Nasrallah é o líder do Hezbollah.

Na sábado 02 de março o Irã havia criticado a Grã-Bretanha por sua resolução de classificar o Hezbollah como organização terrorista, declarando que, com isso, o país havia ignorado a vontade de grande parte do povo libanês e o papel do grupo apoiado por Teerã na luta contra o Estado Islâmico.

Bahram Qasemi rechaçou as observações de Pompeo. Bahram Qasemi é o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã.

Semi, segundo a TV pública.

“ sse Q: “Devido às oslequívocos suas políticas no Oriente Médio, os Estados Unidos recorreram à ultrapassada e desadescridaa de ameaças e intimidações para impor suas políticas imperialistas em outros países”,.O Irã utilizará todas suas habilidades para reforçar a unidade dentro do Líbano e também expandir suas, ao mesmo tempo que respeitamos a independência do Líbano e o livre arbítrio de seu governo e nação relações com o Líbano.”

Por outro lado, a influência do grupo nas instituições estatais da nação ampliou no último ano. Juntamente com aliados que veem seu arsenal como um benefício para o Líbano, ele conquistou mais de 70 das 128 cadeiras do Parlamento em uma votação no ano passado.

O Hezbollah, cuja influência expandiu-se em casa e na região, controla três dos 30 ministérios no governo liderado pelo primeiro-ministro apoiado pelo Ocidente, Saad al-Hariri, a maior quantidade da sua história.

A potência xiita muçulmana Irã e o Hezbollah, fundado em 1982 pela Guarda Revolucionária do Irã, são agentes importantes no combate na Síria e na luta contra grupos militantes que se opõem ao presidente Bashar al-Assad, entre eles o Estado Islâmico.

Qasemi declarou que o Hezbollah do Líbano é um partido lícito e popular.

Declarou: “Enquanto visita o Líbano, como Pompeo pode fazer observações tão imprudentes e irracionais ?”.

A restauração de sanções faz parte de um esforço mais extenso de Trump para forçar o Irã a restringi seu programa nuclear e concluir seu trabalho com mísseis balísticos, assim como seu suporte a forças no Iêmen, Síria, Líbano e outras partes do Oriente Médio.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Syria, Lebanon

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Irã vai expandir relações com Líbano e Hezbollah, apesar de pressão dos EUA
>>>>>Sanções contra Irã e Hezbollah estão funcionando, diz Pompeo – March 22, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Pompeo 0 15 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Pompeo uma): 1, (tacit) ele/ela (referent: Pompeo): 2, Pompeo uma: 2, Pompeo: 2
2 o Líbano 0 0 PLACE 5 o Líbano: 5
3 Irã 0 70 ORGANIZATION 4 o Irã: 2, O Irã: 2
4 Hassan Nasrallah 0 0 PERSON 3 Hassan_Nasrallah (apposition: o líder de o Hezbollah): 3
5 Hezbollah 0 0 ORGANIZATION 3 o Hezbollah: 1, O Hezbollah se em casa e em a região: 2
6 eu 105 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
7 Qasemi 0 0 PERSON 2 Qasemi: 2
8 Teerã 0 0 PERSON 2 Teerã: 2
9 grupos 0 0 NONE 2 grupos militantes: 2
10 lado 0 0 NONE 2 outro lado: 1, um lado: 1