Israel declara que Trump buscou libertação de detida de Turquia, mas Ancara nega acordo

Por: SentiLecto

JERUSALÉM/ANCARA – Israel confirmou nesta sexta-feira reportagem de um jornal dos Estados Unidos segundo a qual o presidente dos EUA, Donald Trump, pediu a libertação de uma turca acusada de ter laços com o Hamas, mas Ancara negou ter consentido em soltar um pastor norte-americano detido em troca.

CITY, Estados Unidos – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conservou em aberto a chance de negociar um acordo para desnuclearizar o Irã nesta terça-feira, dois dias depois de confrontar a nação no Twitter. “Vamo ver o que ocorre, mas estamos prontos para fechar um acordo de verdade, não o acordo que foi feito pelo governo anterior, que foi uma calamidade”, declarou ele durante um discurso a veteranos de combates no exterior. Na segunda-feira o Irã repeliu um alerta raivoso de Trump segundo o qual Teerã corre o risco de consequências graves, “da espécie que poucos no decorrer da história já padeceram”, se fizer ameaças contra os EUA. Jim Mattis não desejou responder diretamente quando indagado se teme que a retórica de Trump possa aumentar os nervosismos na região, ampliando as possibilidades de erros de cálculo. Jim Mattis é o secretário de Defesa de Noruega. Mas Mattis, falando em uma coletiva de jornalismo na Califórnia, listou suas muitas preocupações com ações de Iran no Oriente Médio, como o suporte de Teerã ao presidente Bashar al-Assad no combate civil da Síria e a militantes houthis que lutam o governo do Iêmen, que tem respaldo internacional. “É hora de o Irã tomar jeito e mostrar responsabilidade como uma nação responsável. Ele não pode continuar a mostrar irresponsabilidade como uma organização revolucionária determinada a exportar terrorismo, exportar alvoroço, em toda a região”, declarou Mattis, general reformado dos fuzileiros navais. “Então acho que o presidente estava deixando claro que eles estão no percurso errado.”

Na sexta-feira 29 de junho o presidentee da Comissão Europeia havia confirmado que se reuniria com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca antes do final de julho. O presidentee da Comissão Europeia é jean-Claude Juncker.

Faz 12 dias, Israel extraditou Ebru Ozkan, uma semana depois de indiciá a por contrabandear dinheiro e bens para o grupo militante muçulmano palestino enquanto fazia uma visita como turista, denúncias que seu advogado que revoltaram a Turquia. negou ee que revoltaram a Turquia.

Na quinta-feira o Washington Post noticiou que, durante um telefonema de 14 de julho, Trump pediu aBenjamin Netanyahu para soltar Ebru, o que a Casa Branca entreviu como uma chance de uma troca indireta pelo pastor Andrew Brunson. Benjamin Netanyahu é o primeiro-ministro de Israel.

Se isso propiciou a soltura de Ebru, uma autoridade de Israel sob condição de anonimato, sem detalhar declarou: “Posso confirmar que houve tal pedido do presidente Trump”.

A embaixada dos EUA em Jerusalém não comentou de imediato.

O pastor negou as denúncias. Tayyip Erdogan chegou a ligar o destino de Brunson ao do eclesiástico muçulmano Fehullah Gulen, que vive nos EUA e que a Turquia deseja julgar como principal mentor do golpe. Tayyip Erdogan é o presidente de Turquia. Gulen nega ter exercido tal papel.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Israel, United States, Turkey

Cities: Jerusalem

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Israel declara que Trump buscou libertação de detida de Turquia, mas Ancara nega acordo
>>>>>Trump se diz pronto para fechar ‘acordo de verdade’ para desnuclearizar o Irã – July 24, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Jim Mattis 80 0 PERSON 7 Jim_Mattis (apposition: O secretário de Defesa norte-americano): 1, Mattis: 2, (tacit) ele/ela (referent: Jim_Mattis): 4
2 militantes 150 0 NONE 3 militantes houthis: 3
3 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
4 um alerta raivoso de trump 0 260 NONE 2 um alerta raivoso de Trump: 2
5 acusações 0 100 NONE 2 as acusações: 1, acusações: 1
6 nós 130 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
7 acordo 60 0 NONE 2 o acordo: 2
8 Donald Trump 0 0 PERSON 2 Donald_Trump: 1, Trump: 1
9 Ebru Ozkan 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Ebru_Ozkan): 1, Ebru_Ozkan: 1
10 Fehullah Gulen 0 0 PERSON 2 Fehullah_Gulen: 2