Israel declara ter arruinado túnel feito pelo Hamas ligando Gaza ao país e Egito

Por: SentiLecto

O exército de Israel disse neste domingo ter arruinado um túnel de ataque que cruzava a fronteira, partindo de Gaza, até Israel e Egito, cavado pelo Hamas, que não se pronunciou, que controla o enclave palestino. Moradores de Gaza declaram que bombardeios israelenses foram feitos em Rafah no sábado à noite.

– Israel aprovará a construção de centenas de novas casas em assentamentos na Cisjordânia ocupada, declarou Avigdor Lieberman nesta terça-feira. Avigdor Lieberman é o ministro da Defesa de Israel. Assentamentos são um dos assuntos mais polêmico nos esforços para reiniciar as negociações de paz entre israelenses e palestinos, congeladas desde 2014. Os palestinos desejam a Cisjordânia como parte de um futuro Estado, juntamente com Jerusalém Oriental e a Faixa de Gaza. A maioria dos países considera ilegal a construção de assentamentos israelenses no território que Israel capturou em um combate em 1967. Israel rebate o argumento de que os assentamentos são ilegais e alega que o futuro deles deve ser determinado em negociações de paz com os palestinos. Autoridades israelenses devem aprovar na quarta-feira a construção de 1.285 unidades habitacionais a serem construídas em 2018 e avançar com os planos para outras 2.500 em cerca de 20 assentamentos, disse Lieberman em comunicado. Não houve observação imediata de autoridades de Palaos. Os palestinos alegam que os assentamentos israelenses na Cisjordânia negam um Estado palestino viável e com território contíguo.

Faz 1 mês, o Exército israelense havia informado que a aviação de o país havia bombardeado uma posição de o Hamas em a Faixa de Gaza após o lançamento de foguetes por parte do grupo palestino que de acordo com a instituição haviam, sido facilitados por o Irã, em o domingo 31 de dezembro, e havia advertido sobre uma escalada do conflito.

Segundo o porta-voz do exército de Israel, Jonathan Conricus, aquele seria um “túnel terrorista porque corre por baixo de instalações estratégicas”, referindo-se a encanamentos de gás e gasolina.

O coronel somou: “Também pode ter servido para transportar terroristas da Faixa de Gaza para o Egito para que agredissem Israel a partir de lá”.

Faz 4 anos, se utilizou essa espécie de túnel já anteriormente para ataques contra Israel, principalmente em a campanha militar israelense em a Faixa de Gaza quando cerca de 30 túneis de a espécie foram arruinados.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Israel

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Israel declara ter arruinado túnel feito pelo Hamas ligando Gaza ao país e Egito
>>>>>Israel aprovará centenas de novas casas em assentamentos na Cisjordânia – January 09, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Israel 0 0 PLACE 5 Israel: 5
2 a Cisjordânia 30 0 PLACE 3 a Cisjordânia ocupada: 1, a Cisjordânia: 2
3 exército 0 0 ORGANIZATION 3 O exército israelense: 1, o Exército israelense: 2
4 palestinos 0 0 NONE 3 Os palestinos: 2, os palestinos: 1
5 território 0 0 NONE 3 território contíguo: 1, o território: 2
6 argumento 0 120 NONE 2 o argumento: 2
7 assentamentos 0 80 PERSON 2 assentamentos: 1, (tacit) eles/elas (referent: assentamentos): 1
8 assentamentos 0 80 NONE 2 os assentamentos: 1, os assentamentos israelenses: 1
9 túnel 0 60 NONE 2 túnel: 1, túnel terrorista: 1
10 Moradores de Gaza 0 0 PERSON 2 Moradores_de_Gaza: 1, (tacit) ele/ela (referent: Moradores_de_Gaza): 1