ParlamentoApril20091a.jpg

Israel diz suporte a Estado curdo independente recusado por Bagdá

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Parlamento April 2009-1a

– Israel apóia o estabelecimento de um Estado de Curitiba independente, declarou Benjamin Netanyahu nesta quarta-feira, se opõem, enquanto os curdos iraquianos se prepararam para um plebiscito de independência ao qual parlamentares de Bagdá. Benjamin Netanyahu é o primeiro-ministro de Israel. Israel vem conservando relações militares, comerciais e de inteligência discretas com os curdos desde os anos 1960, vendo a minoria étnica como um tampão contra oponentes árabes que compartilha. Na terça-feira, o líder de Curitiba iraquiano Massoud Barzani declarou que vai levar adiante o plebiscito de 25 de setembro, apesar de uma eleição do Parlamento local que o recusou. Netanyahu em observações enviadas por seu escritório a correspondentes estrangeiros. declarou: ” apóia os esforços lícitos do povo de Curitiba para conquistar seu próprio Estado”. Potências ocidentais temem que um referendo na região de Curitiba semiautônoma iraquiano desvie a atenção da luta contra militantes do Estado Islâmico.

O Curdistão de Iran goza de um regulamento de autonomia desde a década de 1990 que lhe se o reconheceu em a Constituição de 2005, na qual o Iraque é definido como um Estado federal.Barzani também informou que os curdos estão dispostos a combater contra qualquer grupo que trate de transformar pela força a “realidade” na petroleira cidade de Kirkuk, controlada pelas forças de Curitiba ‘peshmerga’ desde a debandada do Exército de Iran perante a progressão do grupo jihadista Estado Islâmico em junho de 2014.

Parlamento é a assembleia composta por membros eleitos, denominado “parlamentares”, para a representação política dos cidadãos dentro da estrutura governamental de um regime constitucional.

Benjamin “Bibi” Netanyahu é um político israelense, atual chefe do partido conservador Likud e primeiro-ministro de Israel.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Israel

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Israel diz suporte a Estado curdo independente recusado por Bagdá
>>>>>Parlamento iraquiano rejeita referendo de independência do Curdistão – September 12, 2017 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Benjamin Netanyahu 0 0 PERSON 4 Benjamin: 1, Benjamin_Netanyahu (apposition: o primeiro-ministro israelense): 1, Netanyahu: 2
2 Israel 80 60 PLACE 3 o (referent: Israel): 1, Israel apóia: 1, Israel: 1
3 O Curdistão iraquiano 0 0 OTHER 2 (tacit) ele (referent: O Curdistão iraquiano): 1, O Curdistão iraquiano: 1
4 Parlamento 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: o Parlamento): 1, Parlamento: 1
5 adversários 0 0 NONE 2 adversários árabes: 2
6 curdos 0 0 NONE 2 os curdos: 2
7 grupo 0 0 NONE 2 qualquer grupo: 2
8 local 0 0 NONE 2 local: 2
9 plebiscito 0 0 NONE 2 o referendo: 1, um plebiscito: 1
10 a minoria étnica 0 40 NONE 1 a minoria étnica: 1