NicolC3A1sMaduroinmeetingwithIranianPresidentHassanRouhaniinSaadabadPalace.jpg

Itamaraty declara que Constituinte usurpa poderes da Assembleia de Venezuela

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Nicolás Maduro in meeting with Iranian President Hassan Rouhani in Saadabad Palace

O Itamaraty divulgará uma nota acusando a Assembleia Constituinte da Venezuela, composta somente de partidários do ditador Nicolás Maduro, de “usurpar as atribuições da Assembleia Nacional da Venezuela, que foi eleita democraticamente pela maioria dos de Venezuela e é a única e exclusiva titular do Poder Legislativo naquele país”.

Os constituintes também preveem para esta sexta a eleição da lei contra “transgressões de Animosidade” proposta pelo ditador, que terá que balizar as condenações contra os dirigentes inimigos. Maduro quer castigar com até 25 anos de prisão crimes de intolerância política —desconhece-se o texto de a lei ainda .A Assembleia Constituinte da Venezuela aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira, um decreto que permite ao órgão assumir o poder de aprovar leis, proficiência que cabia anteriormente ao Congresso, que tem maioria de oposição.O Parlamento da Venezuela, dominado pela oposição, não vai ir se subordinar à Assembleia Nacional Constituinte, formada exclusivamente por chavistas.

Na sexta-feira 11 de agosto a polêmica Assembleia Constituinte da Venezuela havia confirmado Nicolas Maduro como presidente do país após o ditador alegar que estava subordinado aos poderes do órgão.

Nicolás Maduro Moros é um político de Venezuela, atual presidente da República Bolivariana da Venezuela.

A Assembleia Nacional da Venezuela é o órgão que exerce o poder legislativo na Venezuela.

O Ministério reitera também que não reconhece nem essa nem nenhuma resolução tomada pela Constituinte, “cuja convocação foi feita ao calafrio da ordem constitucional venezuelana”.

Em discurso, Saab acusou Ortega Díaz de ser a mentora intelectual das mortes na onda de protestos por ter considerado “um rompimento constitucional” a resolução do Judiciário que tirava os poderes do Legislativo —a sentença foi o estopim manifestações.

Na sessão desta sexta , os membros da Constituinte aprovaram por unanimidade um decreto autorizando-a a exercer o poder legislativo do Parlamento.

A resolução aconteceu após a liderança da Assembleia Nacional se rejeitar a jurar fidelidade à Constituinte, cuja evotaçãoconsidera ter sido ilegítima. A maioria dos deputados da Assembleia Nacional fazem oposição ao governo Maduro.

Segundo o Itamaraty, que assina a nota juntamente com os ministérios dos outros países fundadores do Mercosul essa limitação dos poderes da Assembleia exacerba os conflitos, “em sentido oposto ao necessário restabelecimento da democracia”.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Itamaraty declara que Constituinte usurpa poderes da Assembleia de Venezuela
>>>>>Constituinte chavista intima líderes do Legislativo opositor a reconhecê-la – August 18, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Constituinte chavista tira de tribunais militares ações contra manifestantes – August 16, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Comissão da Verdade da Venezuela decidirá quem poderá se candidatar no país – August 16, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Constituinte chavista antecipa eleições regionais na Venezuela para outubro – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Chavismo manda prender marido de procuradora opositora na Venezuela – (FolhaGeneric)
>>>>>Assembleia Constituinte da Venezuela assume poderes legislativos – August 18, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Parlamento da Venezuela diz que não se subordinará à Assembleia Constituinte – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Nicolas Maduro 0 0 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: confirmado Nicolas_Maduro): 1, Maduro: 1, Nicolás_Maduro_Moros: 1, o governo Maduro: 1, (tacit) ele/ela (referent: o governo Maduro): 2, confirmado Nicolas_Maduro: 1
2 Assembleia Constituinte da Venezuela 0 50 ORGANIZATION 4 a Assembleia_Constituinte_da_Venezuela: 1, a polêmica Assembleia_Constituinte_da_Venezuela: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Assembleia_Constituinte_da_Venezuela): 1, A Assembleia_Constituinte_da_Venezuela: 1
3 ditador 0 90 NONE 3 o ditador: 3
4 Assembleia Nacional da Venezuela 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ela (referent: A Assembleia_Nacional_da_Venezuela): 1, a Assembleia_Nacional_da_Venezuela: 1, A Assembleia_Nacional_da_Venezuela: 1
5 decreto 0 0 NONE 3 um decreto: 3
6 órgão 0 0 NONE 3 o órgão: 3
7 competência 80 0 NONE 2 competência: 2
8 Constituinte 0 0 ORGANIZATION 2 a Constituinte: 2
9 Itamaraty 0 0 ORGANIZATION 2 O Itamaraty: 1, o Itamaraty: 1
10 nota 0 0 NONE 2 uma nota: 1, a nota: 1