Japão segue em alerta após potente sismo em Osaka que deixou 5 mortos

Por: SentiLecto

As autoridades do Japão pediram, nesta terça-feira, aos cidadãos de Osaka que se conservem “alerta” diante de possíveis deslizamentos de terra, após o potente sismo de ontem que deixou cinco mortos e 381 feridos.

A Agência Meteorológica do Japão informou hoje que as fortes chuvas esperadas até quarta-feira na cidade de Japon podem provocar “deslizamentos de terra, já que o sismo amoleceu o terreno”.

Neste sentido, Yoshihide Suga aconselhou a população para “seguir as informações sobre a situação na TV e no rádio” com a iminência das chuvas. Yoshihide Suga é o porta-voz do governo de Japon. com a iminência das chuvas.

Em relação às vítimas, o porta-voz confirmou a morte de cinco pessoas e estimou o número de feridos em 381, enquanto reconheceu que ainda “não se sabe o número dos dsumidos

As autoridades da cidade de Takatsuki, uma das mais afetadas, aumentaram para cinco o número de vítimas após confirmar horas depois a morte de um homem de 66 anos, por conta do sismo, segundo a emissora pública japonesa “NHK”.

A segunda cidade mais importante do Japão, Osaka, tenta hoje voltar a normalidade após ter sido atingida na véspera por um forte sismo de 6,1 graus de magnitude, que registrou uma intensidade incomum.

Emitiu-se o sismo por o qual o sismo, por o qual não adverte de tsunami, atingiu o nível 6 em a escala de Japon fechada de 7 graus em Osaka e de 5 em Kioto.

O serviço de transporte público iniciou hoje a ser restabelecido depois que ontem foram suspensos 113 trens balas, prejudicando 230 mil passageiros, enquanto que 80 voos foram cancelados.

Algumas cidades vizinhas continuam com cortes de água e gás nas suas casas, enquanto as autoridades continuam investigando quais são as necessidades para levar a assistência necessária.

Segundo a companhia Osaka Gas, as 110 mil que padeceram cortes de gás tardarão cerca de dez dias para recuperar o serviço.

O sismo provocou a suspensão do serviço de trem-bala na região, assim como dos serviços ferroviários locais das cidades de Osaka, Shiga, Hyogo, Kioto e Nara, que recomeçaram a sua atividade horas depois.

O sismo, que lesou um total de 334 casas, também provocou o desabamento de várias construções e pelo menos seis deles pegaram fogo, confirmou o serviço de bombeiros.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Japan

Cities: Takatsuki

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Japão segue em alerta após potente sismo em Osaka que deixou 5 mortos
>>>>>Terremoto de 6,1 graus deixa 3 mortos e mais de 200 feridos no Japão – June 18, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 terremoto 70 0 NONE 4 o terremoto: 1, O terremoto e: 2, o potente terremoto: 1
2 Yoshihide Suga 0 70 PERSON 2 Yoshihide_Suga (apposition: o porta-voz de o governo japonês): 1, (tacit) ele/ela (referent: Yoshihide_Suga): 1
3 110_mil 0 60 NONE 2 as 110_mil: 2
4 tremor 0 50 NONE 2 O tremor por o qual: 1, O tremor: 1
5 Osaka 0 0 PLACE 2 Osaka: 2
6 locais de as cidades de Osaka Shiga Hyogo Kioto e Nara 0 0 PLACE 2 locais de as cidades de Osaka Shiga Hyogo Kioto e Nara: 1, eles (referent: locais de as cidades de Osaka Shiga Hyogo Kioto e Nara): 1
7 os serviços ferroviários 0 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: os serviços ferroviários): 2
8 cinco mortos e 381 feridos 0 140 NONE 1 cinco mortos e 381 feridos: 1
9 as autoridades 0 75 NONE 1 (tacit) eles/elas (referent: as autoridades): 1
10 o serviço de transporte público 0 70 NONE 1 O serviço de transporte público: 1