NicolC3A1sMaduroinmeetingwithIranianPresidentHassanRouhaniinSaadabadPalace.jpg

Maduro e oposição começam negociação por novo diálogo de paz na Venezuela

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Nicolás Maduro in meeting with Iranian President Hassan Rouhani in Saadabad Palace

Representantes do governo de Venezuela e da oposição viajaram nesta quarta-feira para a República Dominicana para começarem um processo que pode levar a uma nova rodada de conversas entre os dois lados.

Ambos os grupos aceitaram Danilo Medina para tentarem negociar um acordo que ponha fim a crise que atinge a Venezuela. Danilo Medina é o convite do presidente de Dominica.

Os diálogos em si, porém, ainda devem tardar para iniciar. No momento, governo e oposição se encontraram separadamente com Medina para estabelecerem as condições de negociação.

Jorge Rodríguez, mencionado pelo ditador Nicolás Maduro como encarne do governo nas conversas declarou: “Conversando as pessoas se compreendem, é isso que viemos declarar, vamos nos sentar-se e debater para chegar a um acordo”.

Na sua vez, a Venezuela enfrenta há meses manifestações contra o presidente de esquerda Nicolás Maduro, acusado por críticos de arrastar o país rico em petróleo para sua pior crise econômica e de levar a nação para a beira de uma ditadura.

Na terça-feira 29 de agosto a Delcy Rodríguez havia declarado que, com as últimas sanções econômicas dos EUA, o regime de Nicolás Maduro havia ficado sem dinheiro para as importações. Delcy Rodríguez é presidente da Assembleia Constituinte da Venezuela.

Nicolás Maduro Moros é um político de Venezuela, atual presidente da República Bolivariana da Venezuela.

Jorge Marcelo Rodríguez é um futebolista de Uruguayde Uruguay que atua como Meiocampista.

Segundo ele, governo e oposição estão “bastante perto de resolverem alguns pontos imprescindíveis.”

A oposição, que está encarnada por um grupo de deputados e dirigentes, advertiu que a ida para a República Dominicana não significa um começo de diálogo.

Segundo ele, o encontro ocorrerá sob a égide do presidente dominicana, Danilo Medina, e do ex-primeiro-ministro de Espanha José Luis Rodriguez Zapatero.

Para que as conversas de fato progridam, a aliança inimiga MUD , exibiu na terça uma série de pré-requisito, entre elas a execução de uma votação presidencial em 2018, a libertação de inimigos presos, o respeito a autonomia do Parlamento e uma ação imediata para resolver a crise econômica no país. Maduro não respondeu se aceita as condições.

“Para um diálogo, têm que estar o Vaticano, a ONU, os governos democráticos com peso global, tudo com uma agenda clara e com garantias. Isso é possível? Maduro tem a resposta”, declarou nesta quarta o líder inimigo Henrique Capriles.

O Vaticano mediou um processo de conversa entre chavismo e oposição no final de 2016. A oposição, porém, Faz 8 meses, quando acusou Maduro de descumprir a promessa de soltar os presos políticos, se retirou de este ano.

A oposição exige também “respeito à independência de poderes do Estado” e “o ragradecimentopleno das cproficiênciasconstitucionais daoAssembleia Nacional “, controlada pela oposição e que foi despojada das suas atribuições pelo Supremo Tribunal e pela Assembleia Nacional Constituinte instaurada pelo chavismo.A aliança, sem mencionar data para a reunião explicou: “Decidiram mandar uma comissão para se reunir com o presidente Medina, na qual serão exibidos os objetivos da luta democrática nacional”.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Vatican City, Dominican Republic

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Maduro e oposição começam negociação por novo diálogo de paz na Venezuela
>>>>>França diz que governo e oposição da Venezuela conversarão na 4ª-feira; alerta sobre sanções – September 12, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Venezuela substituirá dólar por outras moedas em contratos públicos – (EfeGeneric)
>>>>>Oposição venezuelana nega que vá retomar negociação com governo – September 13, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Maduro aceita convite de líder dominicano para diálogo com oposição – September 13, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Oposição na Venezuela se vê enfraquecida a caminho das eleições – September 13, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 oposição 32 0 NONE 8 a oposição: 3, A oposição: 4, oposição: 1
2 Nicolás Maduro 0 30 PERSON 6 o ditador Nicolás_Maduro: 1, (tacit) ele/ela (referent: Maduro): 1, Maduro: 3, Nicolás_Maduro_Moros: 1
3 Jorge Marcelo Rodríguez 0 0 PERSON 4 ele (referent: Jorge_Marcelo_Rodríguez): 1, (tacit) ele/ela (referent: Jorge_Rodríguez): 1, Jorge_Rodríguez: 1, Jorge_Marcelo_Rodríguez: 1
4 respeito 160 0 NONE 2 o respeito: 1, respeito: 1
5 acordo 60 0 NONE 2 um acordo: 2
6 Danilo Medina 50 0 PERSON 2 Danilo_Medina: 1, Danilo_Medina (apposition: o convite de o presidente dominicano): 1
7 Venezuela 0 0 ORGANIZATION 2 a Venezuela: 2
8 a República_Dominicana 0 0 PLACE 2 a República_Dominicana: 2
9 chavismo 0 0 NONE 2 chavismo: 1, o chavismo: 1
10 coalizão 0 0 NONE 2 a coalizão opositora: 1, a coalizão: 1