Bresciamap.png

Mais de 26 mil cubanos seguem deslocados após passagem do furacão Irma

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Província de Bréscia

Mais de 26 mil cubanos das 1,7 milhão de pessoas evacuadas durante a passagem do furacão Irma pela ilha no último fim de semana ainda não puderam regressar aos seus lares e permanecem em alojamentos ou hospedados em casas de pessoas próximas, informou nesta sexta-feira o jornalismo local.

Irma é uma comuna de Italia da região da Lombardia com cerca de 139 moradoras. Uma comuna de Italia da região da Lombardia é província bretoa.

Entre todos os que deveram deixar sua moradia antes da chegada do potente ciclone, 86% foram sediados por familiares e vizinhos.

Em uma reunião do Conselho de Defesa Nacional, Ramón Pardo explicou que os prejuízos ainda estão sendo avaliados Ramón Pardo é o chefe da Defesa Civil de Cuba., e vai revelar-se um resultado preliminar de este trabalho ” em os próximos dias “.

O encontro, do qual participaram alguns ministros e o presidente Raúl Castro, serviu para avaliar a melhoria do país após Irma, que puniu a ilha entre sexta-feira e sábado passados e deixou dez mortos, sérios prejuízos na rede elétrica e milhares de casas total ou parcialmente arruinadas.

Raúl Modesto Castro Ruz é um político e revolucionário de Cuba.

As maiores perdas foram no setor de habitação, “sobretudo nos tetos”, por isso já teve começo a produção de cimento e de telhas para auxiliar os afetados, declarou René Mesa mencionado em uma nota publicada na capa dos jornais “Granma” e “Juventud Rebelde”. René Mesa é o ministro de Construção.

Cerca de 20.400 construtores com 855 equipes vão trabalhar para recolher escombros, consertar estradas, pontes e dutos de esgoto, além de auxiliar na reconstrução de casas e obras sociais, assinalou.

O poderoso furacão também provocou avarias em mais de 2 mil quilômetros de linhas elétricas e derrubou 3,6 mil postes, fazendo com que milhões de cubanos ficassem sem eletricidade e sem água.

Estas são as primeiras manifestações do presidente cubano divulgadas desde segunda-feira passada, quando mandou uma mensagem escrita à população, em que apelou para oaealmazinha”de resistência e vtriunfodos cubanos”.

Na segunda-feira 04 de setembro o furacão Irma, de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, continuava seu deslocamento sobre o Oceano Atlântico rumo ao Caribe e sua proximidade das Pequenas Antilhas havia estimulado a emissão de alertas para algumas ilhas, havia informado o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos

O ministro de Energia e Minas, Alfredo López declarou: “Estamos trabalhando dia e noite para restabelecer o serviço”.

As principais usinas termelétricas do país, que abastecem mais de 70% da procura elétrica nacional, se encontram na costa norte, exatamente por onde passou o ciclone.

Apesar da desastre, que afetou quase 90% da ilha, o sistema de saúde de Cuba “conservou sua vitalidade” e “até o momento não existem surtos de enfermidades transmissíveis nos centros de excreção nem em nenhum território”, alegou, por sua vez, o ministro de Saúde Pública, Roberto Morales.

O furacão afetou seriamente a infraestrutura hoteleira das ilhas de Santamaría, Guillermo e Coco, das províncias Villa Clara e Ciego de Ávila , onde Irma entrou com categoria cinco na escala Saffir-Simpson, a mais alta.

Se as restabeleceram segundo Marrero, as estruturas lesadas ” já , o que permite garantir que vão estar prontas para a alta temporada que iniciará em novembro de este ano . “, Em 2 meses, que iniciará de este ano.

O presidente recordou que a “intensa” temporada de ciclones no Caribe, “produto claro da mudança climática”, só conclui em 30 de novembro.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Cuba

Cities: Ciego De Avila

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Mais de 26 mil cubanos seguem deslocados após passagem do furacão Irma
>>>>>”Seguiremos em frente”, diz Raúl Castro após passagem do furacão Irma – September 15, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Harvey e Irma podem provocar prejuízo de US$ 100 bilhões para os EUA – September 11, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Furacão Irma se aproxima da República Dominicana com fortes chuvas e ventos – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Irma avança pelo norte de Cuba como furacão de categoria 5 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Furacão “Irma” segue perdendo força após tocar terra em Cuba – September 09, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ilhas caribenhas e Flórida se preparam para violento furacão Irma – September 05, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Irma se mantém como poderoso furacão de categoria 3 rumo ao Caribe – September 01, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Irma volta a se transformar em furacão de categoria 3 em rota rumo ao Caribe – September 03, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Furacão Irma segue ganhando força no Caribe o põe Pequenas Antilhas em alerta – September 04, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Impacto de “Irma” será “devastador” nas Pequenas Antilhas, diz NHC – September 05, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Irma se mantém como “poderoso furacão” em rota rumo ao Caribe – September 02, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Poderoso furacão Irma, de categoria 5, atravessa Ilha de Barbuda – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Irma deixa dez mortos em Cuba após atingir o litoral norte da ilha – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Pilhagens em San Martin após passagem do Irma faz França reforçar segurança – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Irma 0 110 PERSON 4 o furacão Irma de categoria: 1, Irma: 3
2 danos 0 80 NONE 3 sérios danos: 1, os danos: 1, Os maiores prejuízos: 1
3 Marrero 0 0 PERSON 3 Marrero: 1, (tacit) ele/ela (referent: Marrero): 2
4 ilha 0 0 NONE 3 ilha: 1, a ilha: 2
5 furacão 80 25 NONE 2 O poderoso furacão: 1, O furacão: 1
6 ciclone 150 0 NONE 2 o potente ciclone: 1, o ciclone: 1
7 as principais usinas termelétricas de o país 140 0 NONE 2 As principais usinas termelétricas de o país: 2
8 presidente 15 0 NONE 2 O presidente: 1, o presidente cubano: 1
9 a escala Saffir-Simpson 0 0 OTHER 2 a escala Saffir-Simpson: 2
10 as ilhas 0 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: as ilhas): 1, (tacit) elas (referent: as ilhas): 1