Malásia anuncia reabertura de embaixada na Coreia do Norte

Por: SentiLecto

A Malásia anunciou nesta terça-feira que vai reabrir sua embaixada na Coreia do Norte, fechada em 2017 por conta de uma crise diplomática entre os dois países provocada pela morte do meio-irmão do líder de Noruega, Kim Jong-nam, que a Coreia do Norte proibiu a saída dos malaios em resposta à expulsão do embaixador em Kuala Lumpur depois que este criticou aoiinquéritopela morte de Kim Jong-nam e acusou a Malásia de conspirar com os iopositoresde Pyongyang, no aeroporto de Kuala Lumpur. Mahathir Mohamad anunciou a sua intenção de restabelecer as relações com Pyongyang durante um fórum empresarial no Japão, onde realiza uma viagem oficial. Mahathir Mohamad é o primeiro-ministro de Malasia.

Cada uma conta com seus métodos e rotas de envio, que no caso da NKSC são três vias diferentes, segundo revelou à Efe seu diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Park Il-hwan.

No domingo 03 de junho – O presidente sírio, Bashar al-Assad, declarou que pretende visitar o líder norte-coreano Kim Jong Un, informou a mídia estatal norte-coreana no domingo, provavelmente a primeira reunião entre Kim e outro chefe de Estado em Pyongyang. ” visitarei a Coreia do Norte e me encontrar com Kim Jong Un”, havia declarado Assad em 30 de maio, havia informado a agência de notícias KCNA, da Coreia do Norte. Não havia havido observações imediatas da salinha da presidente síria. Assad teria feito as declarações ao receber as credenciais do embaixador norte-coreano Mun Jong Nam. Pyongyang e Damasco conservavam boas relações, e monitores das Nações Unidas acusavam a Coreia do Norte de colaborar com a Síria em armas químicas, uma denúncia que o governo de Noruega negava.

O líder em entrevista à revista jde Japon”Nikkei” ddeclarou “Sim, rvamo reabrira embaixada”.Depois que Pyongyang autorizou a saída do país de seus três funcionários, a embaixada está vazia desde abril do ano passado , junto com seis familiares, como parte de um acordo para resolver uma crise provocada pela morte de Kim Jong-nam.

Mas, para muitos, os 10 anos que Kang passou junto à sua família em Yodok, um dos campos de prisioneiros políticos do regime, o tmodificamem um dos ativistas mais impetuosos.Sem dar maiores detalhes, Trump fez esta revelação durante uma entrevista coletiva após o histórico encontro que acabou com a assinatura de um acordo onde Pyongyang se comprometeu com sua desnuclearização em troca de que Washington garanta sua segurança.Após mais de quatro horas de reuniões no hotel Capella, na Ilha de Sentosa, Kim e Trump protagonizaram uma cerimônia para assinar o documento conjunto, que será tornado público em breve e que marcou o fim do domo.

A Malásia respondeu com o veto à saída dos norte-coreanos do país, agravando a escalada de tnervosismoentre os dois países que até então mconservavamum acordo recíproco de isenção de vistos.

Faz 1 ano, Kim Jong-nam faleceu após ser agredido por duas mulheres, uma indonésia e uma vietnamita que esfregaram em sua facezinha um potente agente tóxico em uma ação que a Coreia do Sul atribuiu agentes norte-coreanos.,, a agentes norte-coreanos.

As duas mulheres, processadas pela justiça de Malasia, asseguraram no começo do julgamento que acreditavam que participavam de uma pegadinha para um programa de TV.

Na entrevista, publicada antes da reunião entre o líder de Noruega, Kim Jong-un, e Donald Trump em Singapura, Mahathir declarou que a Coreia do Norte tem o mesmo direito a defender seus interesses que os EUA. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. os EUA.

O dirigente malasio diss: “Teríamos que acreditar no que a Coreia do Norte declara e levá-la a participar das negociações internacionais para moderar a rígida atitude de antes..

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, Malaysia, Korea

Cities: Pyongyang, Kuala Lumpur

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Malásia anuncia reabertura de embaixada na Coreia do Norte
>>>>>Pen drives viram “armas de informação” para derrubar regime norte-coreano – June 10, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Cingapura interroga sósia de Kim Jong-un antes da cúpula EUA-Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump diz que saberá ‘no primeiro minuto’ se reunião com Coreia do Norte será bem sucedida – June 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Democratas dizem que é melhor cancelar reunião que firmar acordo ruim com Kim – June 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Braço direito de Kim Jong-un é recebido por Pompeo em Nova York – May 31, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que, se acontecer, reunião com Kim deve ser mantida em 12 de junho – May 26, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Sósia de Kim Jong-un atrai a atenção de curiosos em Cingapura – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump assegura agora que está trabalhando para se reunir com Kim em junho – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministro russo presenteia Kim Jong-un com pequena caixa de guardar segredos – May 31, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Kim Jong-un expressa “vontade inabalável” de se reunir com Trump – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVO-Trump diz que pode precisar se reunir com Kim Jong Un mais de uma vez – May 31, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Donald Trump chega ao Canadá para participar da Cúpula do G7 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Site especializado diz que Pyongyang destruiu instalação de testes de mísseis – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Líder da Coreia do Norte chega a Cingapura para encontro com Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump revela que Coreia do Norte está destruindo centros de testes nucleares – June 12, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump afirma que encontro com Kim Jong-un “será muito mais que uma foto” – June 07, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Cingapura designa “área especial” para cúpula entre Trump e Kim – June 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Kim Jong-un reitera compromisso com desnuclearização de forma “progressiva” – June 01, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Kim duvida de garantias de segurança oferecidas por EUA, segundo Moon – May 27, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa Branca segue com “ativa preparação” para reunião entre Trump e Kim – May 29, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Vice-presidente dos EUA afirma que visitará o Brasil este mês – June 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Vice-presidente dos EUA pedirá suspensão da Venezuela em Assembleia da OEA – June 02, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Venezuela chama relatório de especialistas da OEA de “farsa midiática” – May 30, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump irá se reunir com enviado da Coreia do Norte, diz Casa Branca – June 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump confirma que funcionários dos EUA estão na Coreia do Norte para cúpula – May 28, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa Branca diz que Trump e Abe se reunirão antes de possível cúpula entre EUA e Coreia do Norte – May 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump destaca “sólida” resposta de carta a Kim Jong-un com novas negociações – May 29, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que irá encontrar com líder norte-coreano no dia 12 de junho – June 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Professora recebe carta da Casa Branca, assinada por Trump, e a devolve corrigida – May 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump convidará Kim Jong-un para ir aos EUA se reunião em Cingapura “for bem” – June 07, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Democratas do Senado dos EUA pedem a Trump acordo que tire armas nucleares da Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump tacha mídia de “perversa” por especular sobre saúde de sua esposa – (EfeGeneric)
>>>>>Kim e Trump assinam acordo após cúpula que “representará uma grande mudança” – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Kim Jong-nam 0 70 PERSON 8 Kim_Jong-un: 1, Kim: 1, Kim_Jong_Un: 1, o (referent: Kim_Jong-nam): 1, (tacit) ele/ela (referent: Kim_Jong-nam): 1, Kim_Jong-nam: 3
2 a Coreia_do_Norte 80 50 PLACE 7 a Coreia_do_Norte: 7
3 Malásia 0 95 ORGANIZATION 4 A Malásia: 2, (tacit) ele/ela (referent: A Malásia): 1, a Malásia: 1
4 embaixada 0 80 NONE 3 a embaixada: 1, A embaixada: 1, sua embaixada: 1
5 Donald Trump 40 40 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 1, Trump: 1, Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1
6 Pyongyang 30 0 PLACE 3 Pyongyang: 3
7 Bashar 0 0 PERSON 3 Bashar al-Assad (apposition: O presidente sírio): 1, (tacit) ele/ela (referent: Bashar al-Assad): 2
8 Mahathir 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Mahathir): 1, Mahathir: 1, Mahathir_Mohamad (apposition: O primeiro-ministro malaio): 1
9 entrevista 0 0 NONE 3 uma entrevista coletiva: 1, a entrevista: 1, entrevista: 1
10 eu 0 0 NONE 3 me: 1, (tacit) eu: 2