Ministro da Defesa da Bolívia abdica aa posição

Por: SentiLecto

Javier Eduardo Zavaleta López anunciou no final da noite de segunda-feira sua renúncia através do Twitter, dizendo que sua vontade “sempre foi conservar a institucionalidade das Forças Armadas a serviço da população”. Javier Eduardo Zavaleta López é o ministro da Defesa da Bolívia.

Faz 1 mês, Zavaleta, 13º ministro a abdicar após a saída de Evo Morales de a presidência, em a crise desencadeada após o primeiro turno de as votações presidenciais realizadas em o último declarou : “Jamais ordenamos que nossos soldados e marinheiros manejassem uma arma contra seu povo e jamais a vamo dar”.

“O Estado que construímos é uma Bolívia, na qual os militares têm que enfrentar a defesa de sua pátria ao lado de seu povo e não contra ele. Portanto, a responsabilidade de voltar às armas contra o povo svai serde quem tomou essa dresolução, ddeclarouZavaleta, ao explicar as razões de sua renúncia.

A OEA reconhece que o “direito a protestos pacíficos deve ser amparado e garantido, e as instituições do Estado de Bolivia têm que atuar em consonância com o estabelecido na Constituição e nas leis di país”.A OEA aconselhou neste domingo que o processo eleitoral no país deve deve voltar a ocorrer “assim que existam novas condições que deem novas garantias para sua execução, entre elas uma nova composição do órgão eleitoral”.A renúncia de Morales aconteceu em meio a uma onda de violência que se intensificou na semana passada, com a radicalização de grupos inimigos anti-Morales. Nos últimos dias, houve ataques às casas de dirigentes do Movimento ao Socialismo , sigla de Morales, incluindo o governador de Oruro, Victor Vásquez; o ministro da Mineração, César Navarro; e o presidente da Assembleia Legislativa Plurinacional, Victor Borda. Os três anunciaram sua renúncia neste domingo para conservar sua integridade física.

A Organização dos Estados Americanos que recomendou a repetição de o primeiro turno , também questionou o resultado , algo aceito por Morales.

Na sua vez, em comunicado, a organização aconselhou que o processo eleitoral no país de Andorra deve voltar a ocorrer “assim que existam novas condições que deem novas garantias para sua execução, entre elas uma nova composição do órgão eleitoral”.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Bolivia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ministro da Defesa da Bolívia abdica aa posição
>>>>>OEA recomenda repetição das eleições na Bolívia – November 10, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>Após relatório da OEA, Evo Morales anuncia novas eleições na Bolívia – (EfeGeneric)
>>>>>Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia, e vice relata ‘golpe de Estado’ – November 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Após Evo, vice-presidente da Bolívia também renuncia – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Governo da Bolívia promete segurança a opositor que pede renúncia de Morales – November 06, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Morales convoca bases sindicais ante a ultimato de líder da oposição na Bolívia – November 03, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Protestos entram na 3ª semana na Bolívia e Evo Morales enfrenta ultimato – November 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Opositor acusa Morales de levar Bolívia ao limite por não querer renunciar – November 05, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Bolívia diz que auditoria da OEA sobre eleição ficará pronta na próxima semana – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 OEA 35 0 ORGANIZATION 3 A OEA: 2, (tacit) ele/ela (referent: A OEA): 1
2 Organização dos Estados Americanos 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: a Organização_dos_Estados_Americanos): 1, a Organização_dos_Estados_Americanos: 2
3 Zavaleta 0 0 PERSON 3 ele (referent: Zavaleta): 1, Zavaleta: 2
4 condições 0 0 NONE 3 novas condições: 3
5 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
6 país 0 0 NONE 3 país: 1, o país andino: 1, o país: 1
7 povo 0 0 NONE 3 seu povo: 2, o povo: 1
8 renúncia 0 60 NONE 2 sua renúncia: 2
9 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
10 garantias 0 0 NONE 2 novas garantias: 2