Morales critica visita do secretário de Defesa dos EUA à América Latina

Por: SentiLecto

Evo Morales criticou nesta segunda-feira a visita do secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, ao Brasil e a outros países sul-americanos, alegando que a mesma “ergue muita suspeita”. Evo Morales é o presidente boliviano.

O Pentágono que não informou confirmou em esta quinta-feira as informações , se Mattis será recebido por os chefes de Estado de os países ou ministros durante a viagem.

Na sábado 04 de agosto Evo Morales havia dito suporte na candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Partido dos Trabalhadores nas votações presidenciais de outubro. Evo Morales é o presidente boliviano.urante um acontecimento, Morales alegou que se o informou pela mídia que Mattis visita a região em busca de “interesses de America”.

“Vir ao Brasil, visitar quatro países na América do Sul em busca de interesses estadunidense ergue muita suspeita. Declarou, se os Estados Unidos são um país desenvolvido, industrializado, por que não vêm com políticas de colaboração e investimento incondicional?”.

De acordo com Morales, acima das diferenças ideológicas estão a “soberania”, “dignidade” e “identidade”. Mais tarde, o presidente de Bolivia levou seu protesto ao Twitter, onde condenou a “presença na América do Sul do secretário de Defesa estadunidense, James Mattis, que vai visitar Buenos Aires, Santiago e Bogotá, conhecido como ‘Cachorro Louco'”. Morales escreveu: “Primeiro, são os interesses da América Latina e Caribe, uma zona de paz que recusa bases militares para saquear nossos recursos naturais”. O secretário volta para Washington na sexta-feira. EFE

Na sua vez, “Vamos escutar quais são suas principais preocupações”, declarou o representante do governo de America.O general do Exército dos EUA Joseph Votel declarou no começo da semana que o escopo e a escala dos exercícios eram similares aos que o Irã havia realizado no passado. O general do Exército dos EUA Joseph Votel é chefe do Comando Central dos EUA. que o Irã havia realizado no passado. Mas que se o projetou o momento de esse conjunto específico de exercícios para atrair a atenção de Washington.Embora ao comentar sobre o eventual novo acordo evidenciou que tem que incluir, o presidente de America declarou anteriormente também estar disposto a dialogar com o Irã “com condições prévias” “o programa de mísseis balísticos e o suporte ao terrorismo” de Teerã.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, Argentina, Colombia, Chile, Brazil

Cities: Buenos Aires, Washington, Santiago, Bogota

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Morales critica visita do secretário de Defesa dos EUA à América Latina
>>>>>Secretário de Defesa dos EUA vem ao Brasil e outros países da região – August 10, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Irã testou míssil antinavio durante exercícios na semana passada, diz fonte dos EUA – August 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>EUA vão impor novas sanções que terão grande impacto na economia do Irã – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Sanções dos Estados Unidos contra o Irã entram em vigor – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump afirma que nova imposição de sanções ao Irã busca a “paz mundial” – (EfeGeneric)
>>>>>Líder supremo do Irã diz que “não haverá guerra e negociações” com os EUA – August 13, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Líder supremo do Irã proíbe realização de negociações diretas com os EUA, segundo TV – August 13, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Líder supremo do Irã pede ação para enfrentamento de ‘guerra econômica’, diz TV estatal – August 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Detenções na fronteira dos EUA com México caem em julho; número de crianças desacompanhadas recua – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Lavrov diz ser absurda acusação dos EUA contra Rússia no “caso Skripal” – August 12, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 James Mattis 0 0 PERSON 5 Mattis: 2, James_Mattis: 3
2 Morales 0 0 PERSON 4 (tacit) ele (referent: Morales): 1, Morales: 3
3 uma zona de paz 140 0 NONE 2 uma zona de paz: 2
4 Evo Morales 0 0 PERSON 2 Evo_Morales (apposition: o presidente de a Bolívia): 1, Evo_Morales (apposition: O presidente de a Bolívia): 1
5 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
6 exercícios 0 0 NONE 2 os exercícios: 1, exercícios: 1
7 mídia 0 0 NONE 2 mídia: 2
8 o Pentágono 0 0 PLACE 2 o Pentágono: 2
9 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 2 (tacit) eles/elas (referent: os Estados_Unidos): 1, os Estados_Unidos: 1
10 países 0 0 NONE 2 os países: 1, outros países sul-americanos: 1