Mulheres do Bahrein viajam para Arábia Saudita para conduzi em dia histórico

Por: SentiLecto

Várias mulheres do Bahrein viajaram neste domingo para a Arábia Saudita ao volante dos seus automóveis para participar do dia histórico no qual o país vizinho deu autorização a elas para conduzi.

Dezenas de mulheres atravessaram a ponte Rei Fahd, que liga ambos os países, nas primeiras horas do dia, algumas acompanhadas de homens e outras, só de mulheres, segundo informaram fontes oficiais bareinitas.

Preocupações de que as mulheres podem vir a padecer abusos no país de normas de segregação rigorosas, que costumam impedir que uma mulher interaja com um homem insólito, levou à adoção de uma nova lei no mês passado que pcalculaprisão e multas para o assédio sexual.

Na quarta-feira 06 de junho a Arábia Saudita instituiria centros de detenção especializada para mulheres que cometam infrações de trânsito, que se as puniam em o reino com detenções de até dois dias, legislação que seria aplicada de a mesma maneira que para os homens, havia anunciado o Governo.

Algumas delas atravessaram a ponte pouco antes da meia-noite e esperaram no lado bareinita da fronteira a que chegasse a hora indicada, com a intenção de ser as primeiras mulheres do país a conduzi na Arábia Saudita.

Várias bareinitas publicaram vídeos conduzindo em estradas sauditas nas redes sociais e algumas delas disseram seu desejo de participar do dia histórico para as mulheres sauditas.

Um grupo de quatro amigas que atravessou a fronteira por volta da meia-noite alegou que foram as primeiras bareinitas a conduzi no país vizinho.

Por outro lado, “Eu definitivamente não gostarei de conduzi”, disse Fayza al-Shammary, vendedora de 22 anos. “Eu gosto de ser uma princesa com alguém abrindo a porta do carro para mim e me levando para qualquer lugar.”

O Bahrein é um pequeno reino insulano que tem cerca de 50 quilômetros de extensão e que é ligado à Arábia Saudita através da ponte Rei Fahd.

O embora tenha entrado em forcita hoje, final de a interdição anunciou em novembro de o ano passado bin Abdulaziz o rei Salman .

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Saudi Arabia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Mulheres do Bahrein viajam para Arábia Saudita para conduzi em dia histórico
>>>>>Mulheres sauditas chegam às ruas e estradas com o fim da proibição para dirigir – June 23, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 80 40 NONE 6 (tacit) eu: 2, Eu: 2, mim: 1, me: 1
2 mulheres 0 17 NONE 5 as mulheres: 1, mulheres: 4
3 Fahd 0 0 PERSON 4 a ponte Rei_Fahd: 2, (tacit) ele/ela (referent: a ponte Rei_Fahd): 2
4 preocupações 0 180 NONE 3 Preocupações: 3
5 a Arábia_Saudita 0 0 PLACE 3 a Arábia_Saudita: 3
6 reino 0 0 NONE 3 o reino: 1, um pequeno reino insulano: 2
7 um grupo de quatro amigas 160 0 NONE 2 Um grupo de quatro amigas: 2
8 algumas 0 0 NONE 2 Algumas de elas: 1, algumas de elas: 1
9 bareinitas 0 0 NONE 2 Várias bareinitas: 1, as primeiras bareinitas: 1
10 dirigir 0 0 NONE 2 dirigir: 2