AntC3B3nioGuterres2013.jpg

ONU condena ataque terrorista em Turku e se solidariza com a Finlândia

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – António Guterres 2013

António Guterres repudiou neste sábado o ataque terrorista acontecido na sexta-feira na cidade de Finlandia de Turku, onde um jihadista assassinou duas pessoas e feriu oito com uma faca. António Guterres é o secretário-geral das Nações Unidas.

– António Guterres declarou nesta terça-feira que “racismo, xenofobia, antissemitismo, islamofobia” estão “envenenando nossas sociedades”, depois da violência entre grupos de esquerda e de direita na Virgínia, nos Estados Unidos. António Guterres é o secretário-geral da Organização das Nações Unidas. “Devemos nos erguer contra eles. Toda vez. Em todo lugar”, declarou Guterres em uma publicação no Twitter.

António manuel de oliveira guterres gcc • gcl é um engenheiro e político português e o nono secretário-geral da organização das nações juntadas.

Guterres disse “sinceras condolências ao governo e à população dfinlandesa e dquisuma rápida recuperação aos feridos, segundo um comunicado de seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

Na nota, o Itamaraty informou que, até o momento, não há informações sobre brasileiros feridos no atentado e alegou que o consulado do país em Barcelona está acompanhando a situação.As autoridades evacuaram a zona e pediram aos cidadãos que se afastem do centro de Turku até que os agentes comprovem que já não existe perigo.

Finlândia, oficialmente República da Finlândia, é um país nórdico situado na região da Fino-Escandinávia, no norte da Europa.

“A ONU se solidariza com o governo finlandês na sua luta contra o terrorismo e o extremismo violento”, adicionou o diplomata de Portugal.

O assaltante está internado após receber um tiro na perna e as forças de segurança investigam o possível envolvimento no ataque de outros quatro cidadãos de Marruecosde Marruecos que estiveram em contato com ele e estão detidos.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Finland

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>ONU condena ataque terrorista em Turku e se solidariza com a Finlândia
>>>>>Secretário-geral da ONU Guterres condena racismo e xenofobia – August 16, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Brasil “deplora veementemente” ataque terrorista em Barcelona – (EfeGeneric)
>>>>>Sobe para dois o número de mortos em ataque com faca na Finlândia – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 António Guterres 0 140 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: António_Guterres): 2, António_Guterres (apposition: O secretário-geral de a Organização_das_Nações_Unidas): 1, Guterres: 2, António_Guterres (apposition: O secretário-geral de as Nações_Unidas): 1
2 cidadãos 0 0 NONE 3 outros quatro cidadãos marroquinos: 1, os cidadãos: 2
3 Itamaraty 0 0 ORGANIZATION 2 o Itamaraty: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Itamaraty): 1
4 antónio 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: antónio manuel de oliveira guterres gcc): 1, antónio manuel de oliveira guterres gcc: 1
5 o extremismo violento 0 160 NONE 1 o extremismo violento: 1
6 o ataque terrorista ocorrido 0 140 NONE 1 o ataque terrorista ocorrido: 1
7 brasileiros feridos 0 70 NONE 1 brasileiros feridos: 1
8 os feridos 0 70 NONE 1 os feridos: 1
9 o terrorismo 0 60 NONE 1 o terrorismo: 1
10 racismo 0 60 NONE 1 racismo: 1