Polícia de Turquia inspeciona residência do cônsul saudita em Istambul

Por: SentiLecto

Uma equipe da polícia da Turquia entrou nesta quarta-feira na residência do cônsul saudita em Istambul para fazer uma inspeção em busca de pistas que permitam elucidar o que ocorreu com o jornalista saudita Jamal Khashoggi, que sumiu no dia 2 de outubro.

Guterres à “BBC”, em Bali, por ocasião da reunião do Fundo Monetário Internacional .S declarou: “Precisamos saber exatamente o que ocorreu e precisamos saber exatamente quem é o culpado”.egundo a publicação, a polícia e os serviços de inteligência turcos conseguiram “revelar o homicídio analisando na nuvem as gravações de áudio que os sauditas não puderam apagar”.

Na quarta-feira 10 de outubro um médico legista militar havia chegado a Istambul, na Turquia, como parte de uma equipe de 15 agentes da Arábia Saudita dpassada, o mesmo dia em que havia sumido o jornalista crítico da monarquia saudita Jamal Khashoggi, que havia sido visto pela última vez entrando no consulado do país árabe na cidade, havia informado o jornalismo de Turquia.

A emissora de Turquia “NTV” mostrou imagens da chegada da equipe, que pretendia fazer a operação na noite anterior, mas precisou protelar o procedimento por causa da falta de colaboração das autoridades sauditas.

Süleyman Soylu admitiu nesta quarta-feira que a inspeção havia sido suspensa porque “não houve acordo” com a comissão saudita. Süleyman Soylu é o ministro do Interior da Turquia. De acordo com o ministro das Relações Exteriores Mevlüt Çavusoglu o motivo afirmado foi que a família do cônsul estava na residência. Mevlüt Çavusoglu é turco.

Faz 1 dia, Mohammed Otaibi viajou para Riad, a capital saudita Mohammed Otaibi é o próprio cônsul., e se o destituiu de a posição, segundo o jornalismo local.

Na sua vez, perguntado , Trump diss, se o príncipe saudita Mohammed bin Salman deu ordem para matá-loe que “ninguém sabe ainda, mas possivelmente vamo ser capazes de descobrir”. Trump adicionou em trechos da entrevista ao “60 Minutes”, que vai ao ar no domingo, que “ficaríamos bastante chateados e com ira se tiver sido este o caso”.

Faz 15 dias, Jamal Khashoggi entrou em o consulado saudita em Istambul é um jornalista saudita exilado em os Estados Unidos que recentemente passou a criticar o rumo de a monarquia em o país natal., mas jamais mais saiu.

A polícia de Turquiade Turquia inspecionou o consulado na segunda-feira passada, coletando um grande número de amostras, mas considerou necessário estender a operação à residência do cônsul, que fica a 200 metros de distância.

O governo da Turquia se negou a comentar os boatinhos do jornalismo, segundo os quais Khashoggi foi torturado, assassinado e inclusive esquartejado no consulado.

Trump declarou que há bastante em jogo com o caso de Khashoggi, “talvez especialmente” porque ele é um repórter.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Turkey

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Polícia de Turquia inspeciona residência do cônsul saudita em Istambul
>>>>>Trump promete ‘punição severa’ para a Arábia Saudita se Khashoggi tiver sido morto – October 13, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Turquia pede permissão para fazer buscas em consulado saudita em Istambul – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>ONU cobra Turquia e Arábia Saudita a investigarem desaparecimento de jornalista – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Turquia diz que irá realizar busca em consulado onde jornalista saudita desapareceu – October 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>A.Saudita permite buscas em consulado em que jornalista desapareceu na Turquia – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Erdogan desafia Riad a provar que jornalista desaparecido saiu de consulado na Turquia – October 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>ONU exige “a verdade” sobre desaparecimento de jornalista saudita – (EfeGeneric)
>>>>>Apple Watch gravou assassinato de jornalista, diz imprensa turca – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Jamal Khashoggi 0 60 PERSON 6 Jamal_Khashoggi: 3, Jamal_Khashoggi (apposition: um jornalista saudita): 1, (tacit) ele/ela (referent: Jamal_Khashoggi): 2
2 Trump 90 0 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 2, ele (referent: Trump): 1, Trump: 3
3 nós 166 7 NONE 4 (tacit) nós: 4
4 Mohammed Otaibi 0 30 PERSON 3 (tacit) ele (referent: Mohammed_Otaibi): 1, Mohammed_Otaibi (apposition: O próprio cônsul): 1, Mohammed bin: 1
5 Istambul 0 0 PLACE 3 Istambul: 3
6 consulado 0 0 NONE 3 o consulado: 2, o consulado saudita: 1
7 imprensa 0 0 NONE 3 a imprensa: 1, a imprensa local: 1, a imprensa turca: 1
8 saber 140 0 NONE 2 saber: 2
9 Minutes 0 0 PERSON 2 60 Minutes: 2
10 a Turquia 0 0 PLACE 2 a Turquia: 2