Premiê de Espanha Rajoy pode enfrentar moção de desconfiança devido a caso de corrupção

Por: SentiLecto

Se ameaçou O primeiro-ministro de a Espanha Mariano Rajoy e o primeiro-ministro de a Espanha, Mariano Rajoy, que declarou que vai enfrentar a moção de desconfiança e deduzirá seu mandato de quatro anos, descartando antecipar a votação como resultado de um julgamento de corrupção, com uma moção de desconfiança e pré-requisito de uma votação antecipada em esta sexta-feira, envolvendo membros de seu partido em o qual um juiz pôs em dúvida seu testemunho.

Rajoy se tornou o primeiro quando se o convidou como testemunha em o caso em julho de o ano passado, premiê em exercício espanhol a fornecer provas em um julgamento , desencadeando pedidos por sua renúncia.Os socialistas não têm votos suficientes no Parlamento para que a moção se desenvolva, por isso necessitam do suporte de outras forças para concluir o governo conservador de Rajoy, que também não conta com maioria na Câmara.

Na quarta-feira 09 de maio o Governo espanhol decidiu exibi um recurso no Tribunal Constitucional contra a reforma promovida do Parlamento catalão para permitir uma presidência à distância de Puigdemont, atualmente na Alemanha e à espera de um processo de extradição para a Espanha.

“Isto vai contra a estabilidade política que nosso país precisa e vai contra a recuperação econômica. É ruim para a Espanha”, declarou ele em coletiva de jornalismo.

José Manuel Villegas durante coletiva de jornalismo declarou: “Estaríamos prontos para exibi moção de não confiança, se Rajoy não convidar votações antecipadas nós para realizar votações”. José Manuel Villegas é membro graduado do pró-mercado Ciudadanos.

A oposição Socialistas exibiu a moção de desconfiança ao Parlamento, e o partido Ciudadanos, ex-aliado do premiê, lhe deu um ultimato: convide uma votação ou enfrente uma segunda moção de desconfiança da sigla.

Os socialistas, legenda de oposição, exibiram sua própria moção de não confiança.

Se os dois partidos juntarão forças para derrubar o governo de minoria do conservador Rajoy, não ficou claro. Para que isso dê certo, ambos teriam que se acertar a respeito de um candidato conjunto para troquei-lo e de questões como a convocação davotaçãoo antecipada. Eles também precisariam do suporte da sigla de esquerda Podemos.

Os preços dos empréstimos de Espanha ampliaram e as ações despencaram. O rendimento dos títulos de 10 anos do governo subiu oito pontos base, chegando a 1,47 por cento, e tem que ter sua maior ampliação diária em mais de três meses.

Rajoy já vinha sendo agredido pela forma como vem tratando a crise separatista da Catalunha, e muitos eleitores estão se distanciando do Partido Popular e rumando para o Ciudadanos de centro-direita.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Premiê de Espanha Rajoy pode enfrentar moção de desconfiança devido a caso de corrupção
>>>>>Partido espanhol Ciudadanos está pronto para apresentar moção de não confiança contra Rajoy – May 25, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ex-tesoureiro de partido governista da Espanha é condenado a 33 anos de prisão por corrupção – May 24, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Socialistas apresentam moção de censura contra governo de Mariano Rajoy – May 25, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Mariano Rajoy 0 0 PERSON 10 Rajoy: 4, Mariano_Rajoy: 1, (tacit) ele (referent: Rajoy): 1, O primeiro-ministro de a Espanha Mariano_Rajoy e: 1, (tacit) ele/ela (referent: Rajoy): 3
2 eu 80 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 moção 0 0 NONE 3 a moção: 1, sua própria moção: 1, uma moção: 1
4 a moção de desconfiança 0 140 NONE 2 a moção de desconfiança: 2
5 socialistas 0 10 NONE 2 Os socialistas: 2
6 confiança 90 0 NONE 2 confiança: 2
7 estabilidade 80 0 NONE 2 a estabilidade política: 2
8 Parlamento 0 0 ORGANIZATION 2 o Parlamento: 2
9 Socialistas 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: A oposição Socialistas): 1, A oposição Socialistas: 1
10 imprensa 0 0 NONE 2 imprensa: 2