Se fere palestinos quase 50 em aniversário de a ‘ Desastre ‘ em a fronteira Gaza-Israel

Por: SentiLecto

Quando muitos palestinos perderam as casas nas guerrazinhas ocorridas durante a criação de Israel, tropas israelenses feriram quase 50 palestinos na fronteira de Gaza nesta quarta-feira durante protestos que marcaram o 71º aniversário da “Nakba”, ou desastre , declararam autoridades de Gaza.

Forças israelenses mataram um palestino a tiros durante protestos semanais ao longo da fronteira com Israel nesta sexta-feira, declararam autoridades de saúde de Gaza.feriu-se outras pessoas além da morte de o jovem de 24 anos, 30 por os disparos de munição real durante o protesto, de o qual milhares participaram, alegaram.Uma porta-voz dos militares de Israel declarou que quando alguns deles se aproximaram da cerca, as tropas, que enfrentaram cerca de 6 mil palestinos na fronteira com Gaza, abriram fogo fortificada.Mediadores de segurança do Egito estavam visitando a região para consolidar um acordo de armistício entre Israel e militantes de Gaza, liderados pelo grupo muçulmano Hamas. Sua visita aconteceu após uma escalada nos confrontos na semana passada, que deixou 29 palestinos mortos, mais da metade deles civis, e quatro civis israelenses.Os manifestantes exigem o fim de um bloqueio israelo-egípcio a Gaza e os direitos dos palestinos a terras das quais seus familiares escaparam ou se os forçou a abandonar durante a fundação de Israel em 1948,.Israel vê os protestos como um possível acobertamento para ataques através da fronteira e uma tentativa do Hamas de desviar a atenção de seus problemas internos de governança.Desde que a “Grande Marcha do Retorno” iniciou em 30 de março de 2018, mais de 200 habitantes de Gaza foram mortos por tropas israelenses , segundo autoridades de saúde de Gaza. Um franco-atirador palestino também matou um soldado de Israel.

Faz 10 dias, um bebê de um ano e dois meses de idade e sua mãe haviam falecido devido a os bombardeios de Israel em Gaza, uma ofensiva em resposta a o lançamento de mais de 200 mísseis de a Faixa contra o território de Israel desde o começo de a manhã, havia informado o Ministério da Saúde de o enclave, em o domingo 05 de maio.

Milhares haviam se reunido na divisa do enclave litorâneo com Israel, cenário de conflitos sangrentos ao longo do último ano que provocaram alarme internacional.

Grupos se aproximaram da cerca da fronteira, fincando bandeiras de Palaos e atirando rochas contra soldados israelenses do lado oposto, apesar dos esforços de seguranças com coletes laranja para conservar os manifestantes longe da obstáculo, declararam testemunhas.

Tropas israelenses dispararam gás lacrimogêneo e balas de borracha para repeli-los, mas também munição real, segundo as testemunhas. Munição real O Ministério da Saúde de Gaza , que não ficou claro quantas de estas atingiu elas e quantas foram vítimas de gás lacrimogêneo e balas de borracha , declarou que ao menos 47 pessoas ficaram feridas , mas

Os militares de Israel declararam que cerca de 10 mil manifestantes e arruaceiros se reuniram em vários locais ao longo da cerca da Faixa de Gaza.

Se os convidou os protestos de esta quarta-feira para marcar o Dia da Nakba em 1948,, o que os palestinos qualificam como o desastre de a fundação de Israel, quando centenas de milhares escaparam ou foram expulsos de terras em o que hoje é Israel.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Israel

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Se fere palestinos quase 50 em aniversário de a ‘ Desastre ‘ em a fronteira Gaza-Israel
>>>>>Forças de Israel matam palestino durante protesto na fronteira de Gaza – May 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Netanyahu diz que campanha sobre Gaza não acabou, apesar de trégua – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 protestos 0 200 NONE 5 os protestos: 1, protestos: 2, protestos semanais: 1, Os protestos: 1
2 palestinos 0 140 NONE 5 palestinos: 1, 6_mil palestinos: 1, muitos palestinos: 1, 29 palestinos mortos: 1, os palestinos: 1
3 tropas 0 0 NONE 5 Tropas israelenses: 2, as tropas: 2, tropas israelenses: 1
4 os militares de israel 12 70 NONE 4 (tacit) eles (referent: Os militares de Israel): 1, (tacit) eles/elas (referent: Os militares de Israel): 3
5 Gaza 0 0 PLACE 4 Gaza: 4
6 Israel 0 0 PLACE 4 Israel: 4
7 fronteira 0 0 NONE 4 fronteira: 2, a fronteira: 2
8 munição 240 70 NONE 3 munição real: 3
9 terras 0 50 NONE 3 terras: 3
10 Ministério da Saúde de Gaza 0 0 ORGANIZATION 3 O Ministério_da_Saúde_de_Gaza: 2, (tacit) ele/ela (referent: O Ministério_da_Saúde_de_Gaza): 1