Terremoto de magnitude 7,5 atinge a fronteira entre Equador e Peru

Por: SentiLecto

Um sismo de magnitude 7,5 atingiu a região da fronteira entre Peru e Equador na manhã desta sexta-feira, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos .

O epicentro da comoção aconteceu em uma área pouco habitada a 224 quilômetro a leste-sudeste de Ambato, no Equador, a uma profundidade de 132 km. A leitura inicial do USGS avaliou o sismo, que aconteceu às 5h17 da manhã , com magnitude 7,7.

Não há risco de um tsunami ser desencadeado, segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, e não houve relatos iniciais de vítimas ou prejuízos.

Embora tenha, lenín Moreno declarou em sua conta no Twitter que os relatórios preliminares “não mencionam grandes prejuízos” adicionado que as equipes de resposta foram acionadas e os sismos foram “sentidos por todo o país”. Lenín Moreno é o presidente de Equatorial Guinea.

Na sua vez, – Um sismo de magnitude 7,7 foi registrado na sexta-feira a 224 quilômetros a sudeste do Equador, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos . O Instituto Geofísico do Equador confirmou que o epicentro do sismo foi em Macas, na província amazônica de Morona-Santiago, e se estabeleceu em uma magnitude de 7,6, a uma profundidade de 143 quilômetros. Um segundo sismo foi relatado minutos depois em Guayaquil, de magnitude 5,9, a uma profundidade de cerca de 40 quilômetros, segundo o Instituto. Monica Segovia para um jornalismo local declarou: “Essas dois comoções que tiveram atividade durante a madrugada não estão relacionados, é simplesmente uma coincidência que aconteceu”. Monica Segovia é método do Instituto Geofísico. As autoridades não relataram prejuízos materiais ou vítimas após os sismos no país. As pessoas em Macas e Guayaquil saíram às ruas e algumas medidas de segurança fse as tomou .Lenín Moreno declarou em sua conta no Twitter que “os relatórios preliminares dos primeiros sismos perto de Macas não mencionam grandes prejuízos”. Lenín Moreno é o presidente de Equatorial Guinea. Em Guayaquil, a população foi às ruas e aalgumaseconstruçõesfse os esvaziaram .

Na sexta-feira 25 de janeiro Bolívia, Venezuela e Peru estariam ao lado do Brasil no grupo A da Copa América de 2019, conforme definido em sorteio nesta quinta-feira, em cerimônia realizada na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Algumas áreas ficaram sem energia, declararam as autoridades, ao passo que os oleodutos e as hidrelétricas do país continuaram operando normalmente.

O serviço de emergência do Equador alegou que o sismo principal e outros sismos menores desencadearam relatos de pequenos ferimentos, retiradas de pacientes e equipes de diversas clínicas no sul do país, além de prejuízos em algumas cidades na região amazônica.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, Peru, Ecuador

Cities: Ambato

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Terremoto de magnitude 7,5 atinge a fronteira entre Equador e Peru
>>>>>Terremoto de magnitude 7,7 atinge sudeste do Equador – February 22, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 danos 100 0 NONE 3 grandes danos: 2, danos: 1
2 Equador 0 0 ORGANIZATION 3 Equador: 1, o Equador: 2
3 Guayaquil 0 0 PERSON 3 Guayaquil: 3
4 Macas 0 0 PERSON 3 Macas: 3
5 magnitude 0 0 NONE 3 uma magnitude de 7,6: 1, magnitude: 2
6 terremoto 0 0 NONE 3 o terremoto: 2, Um segundo terremoto: 1
7 Instituto Geofísico do Equador 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: O Instituto_Geofísico_do_Equador): 1, O Instituto_Geofísico_do_Equador: 1
8 Lenín Moreno 0 0 PERSON 2 Lenín_Moreno (apposition: O presidente equatoriano): 2
9 um terremoto de magnitude 0 0 NONE 2 Um terremoto de magnitude: 2
10 abalos 0 0 NONE 2 Esses dois abalos: 2