Tremor de magnitude 6,6 sacode a Bolívia e é sentido no Brasil

Por: SentiLecto

Um sismo de magnitude 6,6 na escala Richter sacudiu nesta segunda-feira o sudeste boliviano, segundo o Observatório San Calixto, que é referência no monitoramento da atividade sísmica no país de Andorra, e também foi sentido em várias cidades brasileiras, como São Paulo, onde algumas construções chegaram a ser esvaziados.

O sismo aconteceu às 10h40 , e, se localizou o epicentro segundo o Observatório San Calixto, a 658 quilômetros de profundidade em Carandayti, em a região de Chuquisaca, perto das fronteiras com Argentina e Paraguai.

O tremor teve reflexos em Brasília e em São Paulo, assim como em outras cidades dos estados geresanas, Paraná e Rio Grande do Sul, onde algumas construções chegaram a ser provisoriamente esvaziados, mas não há registro de vítimas nem prejuízos materiais.

De acordo ao Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, que também registrou o sismo em seus sismógrafos, a magnitude do sismo chegou a 6,7 na escala Richter.

Na sua vez, – Um sismo com magnitude de pelo menos 6,6 atingiu a Bolívia na manhã desta segunda-feira, sem provocar prejuízos ou deixar feridos, mas levando pessoas a esvaziar edifícios de escritórios até mesmo nas distantes Brasília e São Paulo, declararam autoridades. Na Bolívia, o sismo sacudiu edifícios altos, mas se o relatou nenhum prejuízo ou ferimento cerca de duas horas depois de o sismo inicial, segundo o Observatório Sismológico de San Calixto. O observatório de Bolivia colocou a magnitude do sismo em 6,6, mas o Serviço Geológico dos EUA declarou que o sismo teve magnitude 6,8. O sismo, cujo epicentro foi o 557 quilômetros de profundidade, atingiu uma localização a aproximadamente 300 quilômetros a sudeste de Sucre, cidade de Bolivia nas terras altas do sul do país, de acordo com o USGS. No Brasil, o sismo sacudiu andares altos de edifícios em diversas cidades, incluindo São Paulo e Brasília, provocando certo pânico em um país onde os sismos são pouco frequentes. Imagens de TV mostraram pessoas deixando construções de escritórios na Avenida Paulista, no centro de São Paulo, a cerca de 2.000 quilômetros do epicentro do sismo. Em Brasília, a emissora Globonews mostrou dezenas de pessoas deixando edifícios no distrito comercial da zona sul da cidade. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o sismo foi sentido em várias cidades de Brasil por volta das 10h40 . O USGS inicialmente declarou que o sismo teve magnitude 6,9, e uma profundidade de cerca 554 quilômetros, mas depois revisou sua leitura.

Faz 1 mês, a Seleção Brasileira de Futebol de Areia havia mostrado mais uma vez porque era o grande time a ser batido em a modalidade, em o domingo 11 de março. Na noite deste sábado, o Brasil havia derrotado o Paraguai pelava placar de 7 a 3 e havia conquistado pela 12° vez o título da Copa América de futebol de areia.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil, Argentina, Uruguay, Bolivia

Cities: Rio Grande, Sao Paulo, Parana, Minas, Brasilia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Tremor de magnitude 6,6 sacode a Bolívia e é sentido no Brasil
>>>>>Terremoto forte e profundo atinge a Bolívia e tremores são sentidos no Brasil – April 02, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 tremor 0 180 NONE 7 O sismo: 1, o tremor: 3, O tremor: 1, O tremor a: 2
2 terremoto 0 0 NONE 5 o terremoto: 4, Um terremoto: 1
3 edifícios 0 0 NONE 4 prédios altos: 1, prédios: 1, alguns edifícios: 2
4 magnitude 0 0 NONE 4 a magnitude: 1, magnitude: 3
5 Brasília 0 80 PLACE 3 as distantes Brasília: 1, Brasília: 2
6 São_Paulo 0 0 PLACE 3 São_Paulo: 3
7 o Observatório_San_Calixto 0 0 PLACE 3 o Observatório_San_Calixto: 3
8 pessoas 0 0 NONE 3 pessoas: 3
9 vez 0 70 NONE 2 sua vez: 1, vez: 1
10 Richter 0 0 PERSON 2 a escala Richter: 2