Turquia vai revistar hoje consulado saudita por caso de jornalista sumido

Por: SentiLecto

As autoridades da Turquia têm que realizar na tarde desta segunda-feira uma revista na sede do consulado da Arábia Saudita em Istambul como parte do inquérito sobre o desaparecimento do jornalista dissidente saudita Jamal Khashoggi, informou a agência de notícias de Turquiade Turquia “Anadolu”, mencionando fontes diplomáticas.

Hatice escreveu um pilar na edição de hoje do “Washington Post” pedindo assistência ao presidente de America, Donald Trump, e à primeira-dama, Melania Trump, para desvendar o desaparecimento de seu noivo.Faz 13 dias, ele entrou a o consulado saudita em Istambul para pegar alguns documentos que necessitava para poder se casar com sua namorada de Turquia que ficou esperando fora de o construção,, em o último dia 2. Se desconhece seu paradeiro desde então, .

Na quinta-feira 27 de setembro Tayyip Erdogan havia pedido que a Alemanha, que visitava nesta quinta-feira, diga como grupo terrorista o movimento do dissidente Fethullah Gulen, que Ancara culpava por uma tentativa fracassada de golpe de 2016. Tayyip Erdogan é o presidente da Turquia.

As buscas na construção serão feitas de maneira “conjunta” com uma comissão saudita, adicionou a agência oficial de Turquiade Turquia, que recordou que tomou-se a resolução depois que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e Faz 1 dia, o rei saudita, Salman bin Abdulaziz conversaram por telefone em a noite.

Agora, veio à tona a informação de que nessa equipe havia um médico legista e oficial do exército saudita chamado Salah Mohammed Tugaiby, conforme publicou hoje o jornal turco “Hürriyet”.Por outro lado, ontem à noite circulou a informação de que, naquela mesma terça-feira, as autoridades consulares sauditas deram a tarde livre para os funcionários tde Turquiado consulado, sob o pretexto de que aocorreriauma reunião.

Faz 13 dias, quando o jornalista sumiu durante uma visita a o consulado saudita, em a conversa, Erdogan evidenciou o protagonismo de um inquérito conjunto de o acontecido.

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia pediu no domingo da semana passada licença às autoridades sauditas para efetuar uma revista no consulado e anunciou na terça-feira que tinha obtido a autorização e investigaria o recinto.

No entanto, até hoje, os experts de Turquia não tiveram acesso ao consulado e, enquanto a equipe de Turquia insiste em usar produtos químicos que podem revelar vestígios de sangue, segundo o jornal pró-governo turco “Sabah”, a demora se deve ao fato de que Riad só permitiria uma inspeção visual.

O jornalismo de Turquia divulgou diferentes suposições segundo as quais se assassinou Khashoggi em o consulado, a o qual compareceu para realizar procedimentos de rotina. Khashoggi é um jornalista saudita crítico com a monarquia de seu país.

O governo turco não se pronunciou oficialmente sobre a chance de um homicídio cometido na sede diplomática e só prometeu investigar o caso.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Turkey, Saudi Arabia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Turquia vai revistar hoje consulado saudita por caso de jornalista sumido
>>>>>Legista saudita chegou a Istambul no dia em que jornalista sumiu, diz jornal – (EfeGeneric)
>>>>>EUA sabiam de planos de Riad para capturar jornalista Khashoggi, diz jornal – October 10, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Erdogan desafia Riad a provar que jornalista desaparecido saiu de consulado na Turquia – October 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>A.Saudita permite buscas em consulado em que jornalista desapareceu na Turquia – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Turquia diz que irá realizar busca em consulado onde jornalista saudita desapareceu – October 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Turquia pede permissão para fazer buscas em consulado saudita em Istambul – (EfeGeneric)
>>>>>Erdogan diz estar “preocupado” com desaparecimento de jornalista saudita – October 11, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>ONU cobra Turquia e Arábia Saudita a investigarem desaparecimento de jornalista – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 consulado 0 0 NONE 4 o consulado: 2, o consulado saudita: 2
2 Erdogan 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Erdogan): 2, Erdogan: 1
3 informação 0 0 NONE 3 a informação: 1, informação: 2
4 Istambul 0 0 PLACE 2 Istambul: 2
5 Sabah 0 0 ORGANIZATION 2 Sabah: 1, (tacit) ele/ela (referent: Sabah): 1
6 a Alemanha 0 0 PLACE 2 a Alemanha: 2
7 agência 0 0 NONE 2 a agência oficial turca: 2
8 autoridades 0 0 NONE 2 as autoridades sauditas: 1, as autoridades consulares: 1
9 equipe 0 0 NONE 2 a equipe turca: 1, essa equipe: 1
10 esta 0 0 NONE 2 esta: 2