Vulcão de Fogo da Guatemala amplia sua atividade explosiva

Por: SentiLecto

O vulcão de Fogo, cuja violenta erupção no último dia 3 deixou 114 mortos, ampliou nesta terça-feira sua atividade explosiva com cinzas que chegam aos 5 mil metros de altura.

Milhares de guatemaltecos pediram no sábado a renúncia do presidente da Guatemala, Jimmy Morales, pela “inaptidão” e “incapacidade” de seu governo para fazer frente à emergência e atender as pessoas afetadas pela erupção.Quando seus agentes participavam de trabalhos para liberar um trecho de a rota em a altura de o quilômetro 95, a Polícia elucidou que se encontrou o corpo esta manhã.O Inacif também informou que conseguiu identificar os corpos de mais duas pessoas – uma criança, de 8 anos, e uma mulher, ainda sem a idade determinada. Além deles, já haviam sido 28 corpos identificados.

Na terça-feira 05 de junho as autoridades de defesa civil da Guatemala haviam aumentado para 65 o total de mortos pela erupção do Vulcão de Fogo, situado a 50 quilômetros da capital de Guatemala.

O Instituto Nacional de Sismologia Meteorologia de Hidrologia advertiu que as explosões estão cheias de cinzas que podem cair nas comunidades de San Miguel Dueñas, Ciudad Vieja e Antigua Guatemala. O Instituto Nacional de Sismologia é vulcanologia. O Insivumeh, que recomenda à Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres monitorar a evolução da atividade no vulcão de Fogo, situado 50 quilômetros ao oeste da capital gde Guatemala sobretudo aos lahares pela tarde e noite, aadicionouque as cinzas se deslocam até uma distância de 25 quilômetros ao noroeste e norte do vulcão, cujas explosões podem ser sentidas a 10 quilômetros de seu perímetro , e que as ondas de choque fazem balançar os tetos de algumas casas.

As explosões verticais na cratera principal provocaram a queda de cinza nas comunidades de San Pedro Yepocapa, Santa Sofía, El Porvenir e Sangre de Cristo, informou a organização.

Devido aa ampliação desta atividade, não se descarta que nas próximas horas sejam registrados fluxos piroclásticos e é preciso estar atencioso aos deslizamentos de lavas, declarou.

Denominada como “marco zero” pelo efeito da erupção, para avaliar se é possível continuar com os trabalhos de busca e resgate de corpos, enquanto isso, moradoras e autoridades chegaram hoje à comunidade de San Miguel Los Lotes.Os setores de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, que foram os mais afetados, continuam sob alerta vermelho e em estado de tragédia pública desde o dia 3 de junho.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Guatemala, Argentina

Cities: San Miguel, Chimaltenango, Escuintla

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Vulcão de Fogo da Guatemala amplia sua atividade explosiva
>>>>>Vulcão da Guatemala segue com explosões e ameaça de fluxos piroclásticos – (EfeGeneric)
>>>>>Número de mortos aumenta para 101, após erupção vulcânica na Guatemala – (EfeGeneric)
>>>>>Sobe para 109 o número de mortos por erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala – June 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Número de mortos sobe para 75 e 192 estão sumidos por erupção na Guatemala – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Sobe para 62 o número de mortos por erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala – June 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Sobe para 65 o número de mortos por erupção de vulcão na Guatemala – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 explosões 80 0 NONE 3 as explosões: 1, As explosões verticais: 1, explosões: 1
2 cinzas 0 0 NONE 3 as cinzas: 1, cinzas: 2
3 Os departamentos de Escuintla Chimaltenango e Sacatepéquez 0 50 PLACE 2 Os departamentos de Escuintla Chimaltenango e Sacatepéquez: 2
4 El Porvenir 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: El_Porvenir): 2
5 Inacif 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: O Inacif): 1, O Inacif: 1
6 Meteorologia de Hidrologia 0 0 PERSON 2 Meteorologia_de_Hidrologia: 1, (tacit) ele/ela (referent: Meteorologia_de_Hidrologia): 1
7 o vulcão de fogo 0 0 NONE 2 O vulcão de Fogo: 2
8 corpos 0 0 NONE 2 os corpos de mais duas: 1, 28 corpos identificados: 1
9 inaptidão e incapacidade de seu governo 0 160 NONE 1 inaptidão e incapacidade de seu governo: 1
10 sua atividade explosiva 0 80 NONE 1 sua atividade explosiva: 1