Coalizão governista do Uruguai lamenta homicídio de Marielle Franco

Por: SentiLecto

A Frente Ampla alegou nesta sexta-feira que “este é um momento de profunda dor para a esquerda latino-americana” pelo homicídio da vereadora Marielle Franco. A Frente Ampla é aliança governista do Uruguai.

– A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, declarou nesta sexta-feira que homicídios de lideres políticos, como a vereadora Marielle Franco, que faleceu na noite de quarta-feira no Rio, são um “atentado à democracia” e, por isso, dtêm que teriinquéritosssérios Após reunião com integrantes da força-tarefa da Operação Lava-Jato em Porto Alegre, Dodge alegou que a mort ede Marielle e de seu motorista, Anderson Gomes, “privam de vozes os que clamam por valores claros à democracia”. A procuradora-geral declarou que se estuda a federalização de o inquérito. — A vereadora Marielle era uma importante líder política no estado do Rio de Janeiro. Ela dava voz à comunidade, aos que não têm voz e conseguiu, por sua atuação vibrante, esignificativa ser a voz da comunidade contra a corrupção pde Polinesia Francesa contra a corrupção de vorçamentosppúblicose esses dois tassuntosestão ujuntados— ddisseDodge. Segundo a procuradora-geral, o Brasil ainda precisa reduzi o nível de impunidade para tentar evitar que crimes como esse voltem a ocorrer: — Temos um país em que se aumenta o nível de impunidade ainda . A expectativa é de que acompanhemos todas as inquéritos com finalidade de muita seriedade.A vereadora Marielle Franco, e que se assassinou uma severa crítica de a intervenção de o Exército era em a segurança pública de o Rio de Janeiro, a tiros na noite de quarta-feira, no Estácio, na região central da cidade.

“Assassinaram Marielle Franco, militante do PSOL ativista social e partidária. O PSOL é feminista. Uma de nós”, lamentou a FA através de um comunicado.

— Quando soubemos da morte da Marielle, estávamos ainda sob o efeito da morte do Matheus. O efeito da morte do Matheus é um menino bastante querido. Ficamos bastante chocados, estamos ainda sem acreditar. Foi uma porrada da boca do nosso estômago — declarou Andrea.A vereadora havia queixar-se contra a morte de Matheus em seu perfil em uma rede social na própria terça-feira.

A declaração da mesa política nacional da aliança também demonstrou sua preocupação com “a falta de garantias para os militantes sociais e políticos ao longo e ao largo do território de Brasil”.

“Voltamos a demonstrar nosso total compromisso com o povo irmão brasileiro na luta pela plena vigência do estado de direito. Nós nos solidarizamos com a família, companheiras e companheiros de Marielle, que vão fazer este luto no meio de uma situação de total instabilidade política, com um governo que não foi eleito pelo seu povo”, realçou o comunicado.

A FA também recusou a violência “em todas suas ordens” e os crimes de Animosidade “que ela gera em última instância”.

Enquanto uma assessora da política que também estava no carro padeceu ferimentos leves, no ataque também faleceu Anderson Gomes. Anderson Gomes é o motorista do veículo.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Coalizão governista do Uruguai lamenta homicídio de Marielle Franco
>>>>>’Queremos intervenção na cultura e na educação’, diz diretora do colégio onde Marielle estudou – March 16, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Corpo de Marielle Franco será levado para Câmara Municipal do Rio – March 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Vereadora Marielle Franco é assassinada a tiros na região central do Rio – March 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Para DH, assassinos sabiam lugar exato que vereadora Marielle Franco ocupava em carro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vereadora Marielle Franco (PSOL) é assassinada a tiros no Rio de Janeiro – March 15, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Marielle Franco: negra, moradora da Maré e a quinta vereadora mais votada do Rio – March 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>PSOL recorre ao Supremo para barrar intervenção federal no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Assassinato de líderes políticos é atentado à democracia, diz Dodge – March 16, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Anistia pede ‘investigação imediata e rigorosa’ do assassinato de Marielle Franco – March 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Governo Federal coloca Polícia Federal à disposição para investigação – March 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Presidente Temer diz que intervenção federal no Rio só vai até setembro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ministro diz a general da intervenção que PF vai ajudar na investigação de assassinato de Marielle – March 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Orçamento para a intervenção no Rio ainda vai demorar, admite Jungmann – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Marielle Franco: Jungmann diz a interventor que PF ajudará na investigação de assassinato – March 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Abalada, assessora que acompanhava Marielle presta depoimento por 5 horas – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 124 90 NONE 10 Nós: 1, nos: 1, nós: 1, (tacit) nós: 7
2 Marielle Franco 0 276 PERSON 8 a vereadora Marielle_Franco: 2, A vereadora Marielle: 1, A vereadora Marielle_Franco: 1, Marielle_Franco: 1, Marielle: 3
3 Dodge 0 0 PERSON 3 Dodge: 2, (tacit) ele/ela (referent: Dodge): 1
4 FA 0 0 ORGANIZATION 3 a FA: 1, A FA: 1, ela (referent: A FA): 1
5 uma assessora de a política 0 150 NONE 2 uma assessora de a política: 2
6 Anderson Gomes 0 70 PERSON 2 Anderson_Gomes (apposition: o motorista de o veículo): 1, Anderson_Gomes: 1
7 democracia 80 0 NONE 2 a democracia: 2
8 o Rio 30 0 PLACE 2 o Rio: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Rio): 1
9 Frente Ampla 20 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: A Frente_Ampla): 1, A Frente_Ampla (apposition: coalizão governista de o Uruguai): 1
10 comunicado 0 0 NONE 2 um comunicado: 1, o comunicado: 1